No mundo dos acessórios e das semi joias finas o que não falta são opções para quem quer estar sempre linda e radiante. Mesmo looks básicos tornam-se dignos de uma festa noturna. As semijoias provam bom gosto e estilo no visual, combinam com a make, destacam as feições femininas e muito mais.
Mas ainda existe um problema: a grande variedade de peças disponíveis. São semijoias, biojoias e joias artesanais com tantos visuais diferentes que fica até difícil de escolher. Além de considerar as tendências do momento é importante saber decidir qual é a mais vantajosa para seu look.
Vamos começar definindo exatamente o que são cada uma delas, em especial as joias, semi joias finas e bijuterias.
As joias são o produto de maior valor agregado das três. Feitas somente com metais nobres e pedras preciosas, seu custo é bastante alto. Elas muitas vezes demoram bem mais para serem produzidas.
Já as semi joias finas são feitas de uma variedade muito maior de materiais. Além de usar metais nobres e pedras preciosas, elas também podem incluir peças folheadas a ouro e prata ou até materiais naturais, no caso das biojoias. Graças a isso, seu custo cai um pouco e se for uma semijoia artesanal, pode ser muito bem trabalhada.
Por último temos as bijuterias, acessórios que possuem menor qualidade e preço muito mais baixo que as duas primeiras. Por serem produzidas em massa e de forma muito rápida, as bijuterias possuem um tempo de vida bem mais curto. É comum que as pedras utilizadas caiam com o tempo ou que o material perca a cor.
Por que usar semi joias finas ou biojoias
Sinônimos de glamour e estilo, as semi joias finas tendem a ser as mais procuradas quando alguém quer uma peça mais requintada. No entanto, existe uma opção que é tão boa quanto: as semijoias. Quando compradas de uma boa marca elas são tão detalhadas e perfeitas quanto as opções feitas somente em materiais nobres.
Quer saber por que incluir brincos, colares e pulseiras desse tipo no seu visual? Confira as vantagens de usar semi joias finas que separamos abaixo.
1. Semi joias finas são belas quanto as joias
Não se engane, preço nem sempre define a qualidade de uma semijoia. Mesmo que elas sejam aparentemente mais em conta isso não significa que são de pior qualidade. As melhores semi joias são extremamente belas, chegando a competir com as joias.
Algumas marcas trabalham com trabalho manual para a criação de suas semi joias finas. Assim garantem um acabamento perfeito e cuidadoso para cada peça, que pode ser industrializada ou feita artesanalmente, com biojoias.
Mas quem opta por essa segunda opção tem mais uma vantagem: o visual torna-se único e exótico por ser criado com materiais naturais. Elas transbordam personalidade e se encaixam em qualquer look.
2. Sempre em dia com tendências
Joias são peças que duram praticamente a vida toda. Seriam realmente perfeitas se fosse tão simples comprar algumas novas sempre que surgissem novas tendências na moda. Mas seu preço elevado impede que a mulher se atualize sempre comprando novas joias.
Ter uma semi joia é a solução perfeita para quem quer estar sempre atualizada com as tendências mais recentes. Os fabricantes desse tipo de acessório sabem disso e se esforçam para acompanhar as novidades bem de perto.
Ou seja, pode ficar tranquila quanto à moda. Seus fabricantes de semi joias finas preferidas terão sempre novos lançamentos para você. É a melhor forma de ter brincos folheados a ouro e colares com as cores e formatos da estação.
3. Mais segurança para quem usa
Hoje em dia a violência é generalizada e roubos, furtos ou assaltos podem ocorrer em qualquer local. Quem frequenta centros urbanos e regiões mais lotadas precisa ser especialmente cuidadoso. Afinal de contas, uma joia chama a atenção tanto no bom quanto mal sentido e pode acabar em um roubo.
A semi joia muitas vezes possui opções de design mais discretos para ser usada no dia a dia. Além disso, os furtos dessas peças são menos frequentes por não serem fabricadas completamente em material nobre, como ouro ou prata. Assim, seu roubo fica menos lucrativo e não é tão praticado.
Mas caso o roubo ocorra, a perda financeira é muito menor e a semi joia pode ser substituída com maior facilidade.
4. Semi joias finas evitam alergias
Quem, em vez de semi joias finas, nunca comprou uma bijuteria, como brincos, e logo que os colocou percebeu que as orelhas estavam vermelhas e coçando muito? Reações alérgicas são comuns quando o acessório é feito de material de baixa qualidade. Além de incomodarem, elas podem trazer lesões de pele sérias se não forem tratadas e se o uso da peça continuar.
Para evitar alergias as semijoias sempre são banhadas em metais nobres e antialérgicos, como ouro, prata ou ródio. É essa parte banhada que fica diretamente em contato com a pele, proporcionando mais conforto durante seu uso.
5. Alta durabilidade do material
Apesar de falarmos muito sobre o preço vantajoso, é importante lembrar que o processo de fabricação das semi joias é muito similar aos das joias. O cuidado em cada detalhe é o mesmo e os materiais empregados são sempre de alta qualidade, mesmo que sejam alternativos, como sementes e fibras.
Além disso, o fato das partes mais expostas da peça serem banhadas previne que ela fique escura com o tempo. Combinando todos os métodos de fabricação, as semijoias conseguem uma durabilidade incrível. Elas sobrevivem por anos sem perder pedras, ficarem desbotadas ou escurecidas.
6. Mais sustentabilidade
Alguns fabricantes de semi joias possuem foco em sustentabilidade. Por isso, usam matérias primas naturais que causam menor impacto na natureza, como madeiras, sementes, fibras e corantes naturais.
Mais conhecidas como biojoias, essas peças combinam a beleza da mata com partes folheadas a ouro e prata e também pedras naturais. Elas são extremamente versáteis, belas e modernas.
7. Semi joias finas são simples e fáceis de cuidar
Está pensando no processo de polimento e limpeza química que precisará fazer de seis em seis meses em suas semi joias finas? Pode esquecer, porque nada disso é necessário! Conservar semi joias finas e fazer com que durem anos é muito simples.
Basta armazená-la em um lugar longe da luz solar, como uma caixinha de joias ou saquinhos específicos. Semijoias também precisam estar livres da umidade ou do calor. Por último, evite o contato das peças com produtos de beleza e de limpeza, sempre retirando-as antes de fazer qualquer limpeza mais drástica em casa.
Com os cuidados certos sua semi joia deve durar por muito tempo!
Comprei minhas semi joias finas, e agora?
Se você chegou até aqui as chances são altas de você já ter resolvido investir em semi joias finas. É uma ótima decisão! Agora você pode variar muito no look e ter uma peça para cada ocasião. O melhor de tudo é que elas duram muito tempo contanto que recebam os cuidados corretos!
Quer saber como manter suas semijoias finas como novas por muitos anos? Veja 10 dicas para cuidar da sua peça como ela merece. Confira e aplique cada uma para ter uma companheira para toda a vida.
1. Não use produtos químicos em suas semi joias finas preferidas
Produtos químicos são alguns dos maiores vilões quando o assunto é conservação de semi joias finas. E muita gente não sabe disso e limpa sua peça quase diariamente com todo o tipo de produto que encontra no mercado. Já alertamos: se você quer que suas semijoias finas tenham uma vida muito longa evite o contato com produtos químicos a qualquer custo.
Apesar de serem banhadas em ouro ou prata vale lembrar que não é uma peça maciça. Portanto, são mais suscetíveis a desgastes e, caso o dano seja muito amplo, nãoserá possível recuperá-las. Sabonetes não neutros, detergentes, água sanitária, desinfetantes e outros produtos de limpeza são especialmente perigosos.
Precisa fazer alguma limpeza em casa ou no trabalho? Tire sua semi-joia antes que ela sofra as consequências.
2. Precisa lavar? Só com sabão neutro e água!
Nós sabemos que algumas vezes a sujeira é inevitável e pode acabar na superfície da sua semi-joia. O pior aconteceu e você vai precisar lavá-la? Sem problemas, só tome cuidado na escolha do produto.
O ideal é realizar qualquer lavagem usando somente sabão neutro e água. Produtos para trazer mais brilho ou polir podem parecer uma excelente ideia no papel, mas na realidade são um desastre. Eles podem causar danos permanentes, como arranhões, mudanças de cor e outros problemas na peça.
Garantimos que com um pouco de paciência o sabão neutro é o suficiente para tirar qualquer tipo de sujeira. Lembrando que você só precisará fazer essa limpeza de vez em quando, geralmente só será preciso tirar um pouco de poeira da semi joia antes de usar.
3. Faça da flanelinha a melhor amiga de suas semi joias finas
Sabe aquelas flanelinhas que usamos para limpar lentes de óculos? Elas também são excelentes para cuidar da suas semi joias finas! Tenha uma sempre à mão para tirar excessos de sujeira, poeira ou até suor da superfície.
O ideal é ter uma flanela que esteja completamente limpa para evitar o contato da peça com outros produtos. Use-a, então, para lustrar a semi-joia antes e depois de usá-la. Fique atenta no depois, porque enquanto a peça está em contato com a pele ela também acaba acumulando suor. O ácido úrico presente nele pode causar escurecimento, mudança de cor e desgaste.
4. Invista em caixinhas ou saquinhos porta-joias
Enquanto elas não estão brilhando em você as semijoias finas precisam ficar muito bem guardadas. Por isso, as caixinhas e saquinhos porta joias precisam fazer parte da sua gaveta ou guarda-roupa.
Um dos grandes erros que donos desse tipo de semi joia cometem é deixá-las “jogadas” junto de outras joias e bijuterias. Apesar de parecer completamente seguro esse tipo de contato pode causar arranhões e desgastes.
Quem gosta de guardar todas as suas peças dentro de uma única caixa de joias pode aproveitar os saquinhos. Pois geralmente eles são feitos de flanela ou de outros tecidos macios que ajudam na conservação. Outra opção é guardar sempre a peça na embalagem original.
5. Na hora de se exercitar ou dormir tire as peças
Esquecer de tirar seus acessórios na hora de dormir ou praticar atividades físicas pode machucar você ou sua semi-joia. Em alguns casos brincos pequenos acabam dentro da cartilagem e precisam ser removidos cirurgicamente. Ademais, existe o risco de estrangulamento causado por um colar ou corrente.
Quando o quadro não é tão dramático o pior que pode acontecer é quebrar uma parte ou perder pedras e detalhes. O mesmo pode acontecer na prática da atividade física, quando algo pode se enroscar na peça e deixá-la permanentemente danificada.
Durante os treinos temos uma tendência a suar mais. Esse contato constante com o suor prejudica a semi joia e aumenta seu desgaste. Tente, então, sempre tirar a peça e só colocá-la depois de um bom banho e quando a pele estiver bem seca.
6. Use objetos do dia a dia para separar as semi joias finas
Ainda não conseguiu procurar uma caixinha com repartições para guardar suas semi joias finas? Alguns objetos simples do dia a dia nos ajudam a manter a ordem sem precisar gastar muito. Uma ideia, por exemplo, é usar botões para guardar os menores brincos, evitando perder um dos lados. Outra possibilidade é aproveitar canudos para estender e separar colares e especialmente as correntes. Assim o risco delas darem nós ou se enroscarem diminui muito.
Você pode até reaproveitar caixinhas de fósforo para guardar cada unidade de semi joia separadamente dentro de uma caixa de bijuterias maior.
7. Evite o contato com a umidade no local de armazenagem
A umidade pode ser fatal para qualquer tipo de semi joia. Pois a água causa a oxidação de muitos materiais usados na fabricação. É ela a principal culpada pelo aparecimento de partes mais escuras ou “enferrujadas” em cada produto. Portanto, o ideal é escolher um lugar seco para armazenar as peças.
Antes de colocar a semi-joia na caixinha use a flanela para secá-la bem, especialmente se ela acabou de ser lavada. Caso perceba que mesmo com todos os cuidados sua caixa ou gaveta tem estado um pouco úmida é possível usar um envelope de sílica ou um giz de lousa para absorvê-la.
8. Tome cuidado com a ordem na hora de criar o look
Falamos bastante sobre a importância de evitar o contato das semi joias finas com produtos químicos e isso também vale para maquiagem, cremes e perfumes. Por isso, o ideal é montar todo o look antes de pensar em colocar qualquer acessório. Então, quanto menos contato suas peças tiverem com essas substâncias, melhor!
Com os cuidados certos sua semi joia deve durar por muito tempo!
Entenda por que as semi joias finas são tão versáteis
Quem chegou até aqui deve ter percebido que somos apaixonadas por semi joias finas. Pois elas são perfeitas para qualquer look, duram bem mais que bijuterias e ainda possuem um preço mais acessível que as joias. Além disso, existe a opção em biojoias, que traz toda a beleza da natureza para a peça.
Mas existe mais um motivo para amarmos tanto essas peças: elas atendem todas as suas necessidades. Separamos mais alguns motiovs para comprar semi joias finas, agora mostrando como são versáteis na moda.
1. Podem ser usadas no dia a dia
Quando compramos joias de diamantes ou outras pedras preciosas elas ficam guardadas na gaveta por um bom tempo. Só realmente saem de lá quando surge um evento importante, como um casamento ou uma formatura. Afinal de contas, é difícil combinar uma joia com looks menos formais.
O mesmo não acontece com semi joias finas. Existem peças perfeitas para o uso no dia a dia, o que não significa que elas sejam menos belas ou charmosas. Um colar de sementes, por exemplo, combina com qualquer look para trabalho ou para sair com amigos à tarde.
Até opções mais finas, como uma pulseirinha folheada a ouro, tem espaço nos looks casuais. Tudo depende da combinação escolhida, mas garantimos que o acessório ficará perfeito.
2. Incorporadas a looks para festa e ocasiões especiais
Tem uma festa importante para ir e acha que só uma joia pode complementar o vestido? Então, fique tranquila: também existem semi joias e biojoias perfeitas para essa finalidade. Feitas de pedras naturais ou até mesmo madeira, elas podem ser tão sofisticadas quanto as joias.
Algumas opções que se encaixam com mais sofisticação são os colares folheados. Existem, inclusive, semi joias que se alinham a tendências, como os maxi colares, para combinar ainda mais com um look despojado.
Na variedade de opções disponíveis em lojas e revendedores você certamente encontrará algumas perfeitas para tais ocasiões. O melhor de tudo é que você poderá variar ainda mais no visual graças a elas.
3. Possuem vários estilos, de colar delicado a colar de sementes
Seu jeito de se vestir é um estilo mais clássico, utilizando gargantilha de ouro, colar de pérolas ou outro colar delicado? Ou é algo mais despojado e inovador, usando e abusando de biojoias, como o brinco de coco e joias artesanais?
Não importa a resposta, pois com certeza existe uma semi joia fina perfeita para você. Essas peças variam muito em estilo, tamanho, cor e material. O fato de serem feitas artesanalmente garante melhor acabamento e exclusividade. Afinal de contas, uma semi joia nunca é idêntica a outra.
Além disso, elas permitem que mulheres de todos os estilos e tipos estejam sempre esbanjando beleza.
4. Existem opções com pedras naturais, como colar de esmeralda
Quem é mais ligado à espiritualidade e conhecimentos místicos sabe o poder das pedras em nossa vida. Algumas auxiliam na purificação de energias, outras são excelentes para proteção ou para mantermos o foco. E o melhor é que pode-se aplicar pedras em biojoias, trazendo a essas peças toda essa energia.
As opções com pedras naturais têm ganhado popularidade no mundo da moda. Seja por seus dons fora do comum ou por seu visual diferente e chamativo, as pedras vieram para ficar. Ademais, quem opta por semijoias consegue escolher de uma variedade quase infinita de materiais.
Um colar de pedras naturais é perfeito para qualquer ocasião. As peças também podem ser antialérgicas, já que misturam as pedras com partes folheadas. Assim, sua pele fica em segurança enquanto você abusa do estilo.
Dicas na hora de comprar na loja de semi joias
Falamos mais acima sobre alguns cuidados que aumentam muito a durabilidade de suas semi joias. Além disso, também é importante saber tomar a decisão certa na hora da compra. Pois, quanto maior for a qualidade da peça, mais certeza você terá de que ela deve ficar por muitos anos lhe acompanhando.
Confira algumas dicas e cuidados que você deve tomar quando chegar à loja ou estiver escolhendo sua semi joia.
1. Banhada ou folheada?
Ao contrário do que muitos pensam existem diferenças entre peças banhadas ou folheadas a ouro ou prata. Peças que são folhadas passam por um processo que se chama folheação. Durante o procedimento elas recebem a aplicação de uma ou mais camadas finas de ouro que são definitivas. Dessa forma, sua durabilidade fica maior e elas também são consideradas hipoalergênicas.
O outro tipo de semijoia, as banhadas, recebem um banho de ouro, prata ou outros metais nobres derretidos. Realmente, isso aumenta a durabilidade da peça, mas é muito mais superficial do que as que passam por folheação. Ou seja, é possível que sua semijoia precise de um novo banho no futuro.
2. Prefira semi joias finas a bijuterias
Realmente, as imitações de semi joias finas, as bijuterias, parecem ser a melhor opção para quem quer economizar e ter muitas peças à disposição. No entanto, elas perdem muito no quesito qualidade. Feitas de qualquer material, elas não recebem um elemento nobre que aumente sua durabilidade, como ocorre com as peças folheadas ou banhadas.
Por isso, recomendamos sempre dar preferência às semijoias. Elas são mais econômicas que joias tradicionais e ainda assim garantem anos de uso. É claro que tudo depende do cuidado tomado. Mas, se ainda tiver dúvidas sobre como manter sua peça, confira novamente a seção desse artigo sobre conservação.
3. Escolha materiais confortáveis
Sempre se lembre: quem vai usar a semi joia é você. Escolha, então, materiais que não causem incômodos ou alergias e que fiquem confortáveis na pele por muitas horas. Recomendamos experimentar as biojoias de materiais naturais, como madeira e pedras. Além de lindas, elas são excelentes para usar.
E aí, pronta para investir em semijoias nos seus looks? Essas peças são tudo de bom, não importa se você é fã dos metais finos ou de pedras naturais. Portanto, use e abuse desse estilo nas composições.
Outros motivos para comprar semi joias finas e não se arrepender
Se você está com medo de comprar semi joias finas e se arrepender, trouxemos mais alguns motivos que tornam essa aquisição extremamente vantajosa:
- Melhora a autoestima e bem-estar: uma semi joia tem um grande potencial para mexer com os sentimentos de uma mulher. Assim, seu design elegante e sofisticado pode fazer com que você se sinta mais bonita e confiante, o que aumenta a sua autoestima e o bem-estar geral. Então, quando estiver se sentindo pra baixo, dar um up no visual com essas peças pode ajudar;
- É uma opção para mudar o estilo e o guarda-roupa: se você está cansada de sempre usar as mesmas peças e pensa que o seu estilo precisa de uma renovada, as semi joias têm um grande efeito nesse sentido, e poucos itens podem fazer toda a diferença no seu visual;
- São um tipo de investimento: embora o preço dessas peças não seja tão alto quanto o das joias, elas conseguem manter o seu valor ao longo do tempo. Assim, quando a pessoa cria toda uma coleção, ela pode vendê-la no futuro em um momento de necessidade;
- É possível comprar sem sair de casa: se você não gosta da ideia de ir em várias lojas para pesquisar, saiba que é possível comprar essas peças pela internet, com toda a qualidade e cuidado.
Motivos para presentear alguém com semi joias finas
Semi joias finas são aquele tipo de presente que dificilmente a pessoa não irá gostar. Além disso, elas são ideais para qualquer data, seja um aniversário, natal, formatura ou simplesmente um dia aleatório em que decidimos presentear alguém especial.
Mas se você ainda está em dúvida se esse tipo de item é uma boa opção, veja mais outros motivos que podem ajudá-lo a tomar uma decisão:
Criar boas memórias e fortalecer vínculos
Não se deve escolher um presente tão especial de maneira aleatória. É necessário, então, que você pesquise bastante para encontrar algo que combine com o gosto e estilo da pessoa a quem vai presentear.
Ao receber um presente, como uma semi joia fina artesanal, ela vai saber de todo o cuidado e carinho envolvidos no processo. Assim, como estamos falando de um produto que pode durar toda uma vida, a pessoa presenteada sempre vai lembrar de você com afeto quando visualizar o objeto.
Ter uma opção de presente marcante sem gastar muito
Em questão de beleza e elegância, as semi joias não ficam tão distantes das joias. Então, um presente desse tipo sempre chama atenção. O fato de haver materiais nobres envolvidos traz uma sofisticação a mais.
Mas a melhor parte é que não é preciso gastar uma fortuna. Pois, muitas vezes, com um valor simbólico em relação a uma joia, você consegue dar um presente que será lembrado para sempre.
É possível personalizar suas semi joias finas
Todo mundo gosta de ganhar um presente que parece feito especialmente para você. As semi joias finas oferecem essa autenticidade de várias formas, como, por exemplo, a possibilidade de colocar as inicias de uma pessoa ou até mesmo todo o primeiro nome em uma pulseira, colar ou pingente.
Como ter um visual romântico e feminino apenas usando semi joias?
As mulheres que preferem destacar seu estilo romântico e feminino podem fazer uso de diversas combinações de semi joias. Mas existem algumas características que deve-se observar para alcançar o efeito desejado:
- Escolha peças mais clássicas e minimalistas;
- Para remeter a um estilo mais romântico as peças devem ser mais suaves, tanto nas cores quanto no formato, de forma que possam valorizar o ar delicado e feminino, mas sem chamar tanta atenção.
Tendo isso em mente, é possível usar brincos, anéis, uma pulseira e até uma gargantilha. Porém, se decidir usar muitos acessórios de uma só vez, tome cuidado para manter a harmonia entre eles. Caso sejam de estilos muito diferentes entre si, isso pode, então, atrapalhar a impressão de suavidade de quem deseja transmitir maior romantismo e feminilidade.
Semi joias finas podem refletir quem você é por dentro
As semi joias finas não servem apenas para passar uma sensação de luxo e classe. Na verdade, a principal intenção ao usá-las deve ser trazer para o exterior quem você é por dentro.
Nesse sentido, há itens adequados para todos os estilos, não importa se você quer transmitir força, espontaneidade ou sensualidade.
Para saber se você está usando as peças certas para o seu estilo é possível consultar um profissional da moda que irá ajudar na construção do look. Porém, uma ótima dica é usar os itens e perceber como você se sente com eles.
Saiba como identificar uma semi joia de qualidade
Para não ser enganada na hora de comprar suas semi joias finas é preciso ficar atento a alguns detalhes, pois há muitos produtos de menor qualidade sendo vendidos por aí, mas com diferenças sutis à primeira vista.
- Observe o brilho e a uniformidade: essas peças finas são quase tão brilhantes quanto uma joia e o banho utilizado faz com que ela seja uniforme. Então, em uma análise inicial você não encontra diferenças de tonalidades e nem na espessura do material usado para banhá-la. Caso tenha dúvidas, não deixe de perguntar mais detalhes para a loja, principalmente quantos milésimos de banho elas tem. Uma semijoia de qualidade tem, no mínimo, 4 milésimos de banho. As da Ceci Joias, tem 10 milésimos;
- Preço: sabemos que as semi joias são mais baratas. Porém, uma peça banhada a ouro não costuma ter um custo tão pequeno. Se achar que o valor está baixo demais, pode ser um indicativo de que a peça não contém todos os elementos que estão sendo anunciados. Caso seja necessário, leve até um especialista para que ele faça uma análise;
- Acabamento de qualidade: procure por peças com um acabamento bem feito. Observe a qualidade do material como um todo, já que fechos, argolas e correntes também precisam ser confiáveis;
- Garantia: se a loja confiar na procedência do produto, ela vai oferecer um bom período de garantia. Se não houver essa opção ou se o tempo for curto demais, desconfie.
Seguindo essas dicas, você pode comprar suas semi joias finas com muito mais segurança.
4 tipos de semi joias finas que são tendências em 2023
A temporada 2023 no universo das semi joias finas atende todos os gostos, do clássico e atemporal ao fashion. Muitos colares e brincos nunca saem de moda e seguem em voga. Entretanto, para quem se permite ousar mais e criar look inovadores, há novidades desfilando nas ruas neste ano.
Você, que é amante de acessórios mais modernos com design arrojado, ou até quem não abre mão dos democráticos e atemporais, confira a seguir as quatro tendências de 2023 e atualize sua lista de desejos (wishlist) para as próximas estações.
1. Mix de pedras coloridas em uma única peça ou joias rainbow collors
Os adereços com aplicações de pedras preciosas, como colar de ametista, esmeralda e turmalina negra, estão com tudo nesta temporada. Então, é a hora certa para apostar no mix de pedras coloridas em uma única peça ou até mesmo combinar várias joias seguindo a linha rainbow collors de modo criativo.
Ao adquirir um acessório, como um colar colorido, dê preferência a um artesanal, por exemplo, que valoriza as formas da natureza e elementos vindos de regiões belas, como a Amazônia do Brasil. A montagem dessas biojoias ocorre manualmente. É uma produção que confere exclusividade à peça, estimula o extrativismo sustentável, reconhece o trabalho dos nativos e, ao mesmo tempo, reduz o impacto ambiental.
Quem opta por um colar de pedras naturais ou um combo de semijoias coloridas, incluindo pulseira, amplia, portanto, as possibilidades de looks devido à variedade de tonalidades e infinidade de pedras preciosas presentes nessa escolha.
Sobretudo, essa tendência eleva qualquer mood, dos visuais mais básicos aos neutros e monocromáticos, deixando-o mais divertido e acessível ou, simplesmente, feminino.
2. Barbicore: tudo cor-de-rosa nesta coleção de semi joias finas
A trend barbiecore continua influenciando as coleções de semi joias finas em 2023. Essa tendência ganhou espaço em 2022, mas chegou ao auge em 2023. Que tal, então, investir em um colar de ametista ou quartzo rosa?
Quem gosta de tudo pink pode se esbaldar nessa moda em alta por todas as partes com pulseira, brinco e colar.
Abuse também dos modelos tipo fun: as miçangas e contas delicadas são ótimas para passar essa ideia de ar descontraído e divertimento.
3. Cascatas de pulseiras: pura sofisticação para looks modernos
Chegou a vez das cascatas de pulseiras, também chamada de pulseirismo, que remete à mesma sofisticação desse efeito com o uso de colar feminino delicado, choker e gargantilha. Esse adereço que valoriza os punhos é, portanto, extremamente charmoso, independentemente do modelo, seja uma pulseira banhada a ouro ou uma pulseira artesanal.
Para obter o efeito cascata nas pulseiras, aprenda uma dica essencial: peças mais grossas devem se ajustar bem nos punhos. Ademais, busque combinar essas peças com roupas de mangas curtas, 7/8 ou alças finas.
4. Combo brincos e colares atemporais
Comprar mais uma semijoia atemporal significa garantir um produto com custo/benefício para a vida toda. Por isso, nada melhor do que recorrer às biojoias, ecojoias ou semijoias clássicas, para montar um visual clean.
Prefira os conjuntinhos delicados, não tem erro. Com certeza, apesar de já possuir itens do tipo em sua coleção, toda mulher sempre está em busca de uma nova peça, para criar uma composição diferente.
Sem dúvida, essa aposta renderá muitos looks práticos e versáteis o ano todo.
Cores e combinações de semi joias finas em alta
As semi joias finas são sinônimo de atemporalidade, principalmente, pela longa durabilidade. Além de tudo, há muitas opções de design tradicional, que permitem uma prática de consumo sustentável. Na temporada 2023, essas joias dominam a coleção com o glamour do dourado.
Confira quatro maneiras de esbanjar elegância e modernidade:
- Acessórios personalizados: por um mundo mais sustentável, o colar artesanal é uma semijoia que representa essa tendência. É uma peça customizada com a valorização do trabalho feito à mão e de componentes incríveis, como as pedras naturais e a madeira que possuem características únicas.
- Aposte nos brincos pequenos e delicados. Lembre-se de que o brinco dourado é o queridinho do momento.
- Tamanho grande: pulseira, colar e brinco na versão maxi. É aquele acessório que atrai a atenção em qualquer ocasião e arremata sua produção para algo mais chamativo. Com um maxicolar, por exemplo, é possível sair do óbvio de um look casual para o extravagante que pede um happy hour com o pessoal do trabalho.
- Correntes finas: aposte nas mais delicadas e leves, visando agregar feminilidade ao visual.
Dicas de joias para look de trabalho
Antigamente, o ambiente de trabalho era bastante exigente e taxativo quanto às vestimentas. No mundo contemporâneo, inclusive, com a crescente expansão da modalidade híbrida, que alterna dias de trabalho na empresa e outros home office, os looks também ganharam maior flexibilidade em sua composição.
No entanto, mesmo em tempos modernos, é necessário buscar equilíbrio. Por isso, nossa grande dica para aproveitar essa liberdade de expressão com moderação e arrasar no seu look de trabalho é usar semi joias finas, desde as mais discretas às mais formais.
Para conseguir um visual requintado, sugerimos: brinco feminino de pérola; colar de pérolas; e colar ponto de luz. Eles caem bem com o estilo casual, deixando-o mais feminino, mas também com a elegância da alfaiataria.
O brinco pequeno de argola também é uma excelente aposta para quem quer “bater o ponto” com sucesso. Dessa forma, é a escolha certa e sutil para transmitir delicadeza e presença feminina. Para as mais ousadas, pode-se fazer um mix de brincos.
Semi joias finas na moda praia
Quem deseja frequentar a praia com estilo e sofisticação deve utilizar semi joias finas, que são resistentes e ecléticas. Veja como usá-las:
- Tornozeleira: valoriza seu tornozelo em dias de calor. As correntes prateadas ou douradas, com bolinhas ou pedras coloridas, são minimalistas. Quem prefere um visual maxi pode usar modelos cheios de pingentes.
- Colar longo: destaca o colo e alonga a silhueta. Escolha peças finas que não deixam marcas de sol. O gravatinha fica um charme.
- Maxi: acessórios extravagantes e coloridos são aliados de trajes praianos para eventos à beira-mar. Uma saída de praia elegante, acompanhada de um biquíni tomara que caia, por exemplo, funciona muito bem com mix de colares. Já decotes menores ou frente única caem melhor com pulseira e tornozeleira.
Para conservar suas semi joias finas, é importante retirá-las ao entrar no mar. Também deve-se evitar contato das biojoias com protetor solar e bronzeador. Ao chegar em casa, lave-as com água corrente e sabão neutro.