Joias artesanais podem durar muitos anos com os cuidados corretos! Muitas ficam em dúvida na hora da compra, afinal de contas, ninguém quer adquirir uma peça que com pouco tempo de uso perde seu brilho e beleza. Mas fique tranquila, as semijoias artesanais são feitas com cuidado, carinho e materiais de qualidade que garantem sua durabilidade. 

Ao contrário das bijuterias, que utilizam material considerado inferior, elas possuem pedras naturais e banho a ouro ou prata. Assim, conseguem resistir melhor ao tempo sem escurecer ou parecerem antigas. 

Talvez nesse momento você diga: mas eu comprei uma joia artesanal e ela escureceu! Existe um motivo simples para isso: a oxidação. Esse processo natural ocorre com a interação entre os metais da peça e o mundo externo. Mantê-la por muito tempo na água, por exemplo, acelera o escurecimento. 

Tomando alguns cuidados básicos é possível evitar que sua peça oxide rapidamente. Ainda mais: caso ela comece a escurecer mesmo assim, existem técnicas de limpeza que não danificam a estrutura e recuperam seu visual de novo. Continue lendo para entender todas as dicas!

Cuidados com joias artesanais que aumentam sua durabilidade

Joias artesanais precisam de cuidados para serem defendidas da tão temida oxidação. A conservação das peças envolve seu armazenamento, limpeza e também a forma de uso. Confira abaixo um guia completo com guias para fazer suas semijoias preferidas durarem muito mais. 

1. Guarde semijoias com cuidado e carinho

Semijoias merecem mais do que serem jogadas no fundo da gaveta junto com muitos outros itens! Guardá-las em um local inadequado é a receita certa para ter um acessório arranhado e que perderá seu brilho rapidamente. 

Alguns motivos comuns de desgaste prematuro de acessórios é o atrito com outros objetos e até outras joias. Mantenha cada uma de suas semijoias em saquinhos de flanela separados para evitar esse problema. As embalagens precisam ficar em um local seco e limpo. Uma outra opção é usar um porta joias com separações individuais para cada peça. 

Cuidado com locais que ficam fechados por muito tempo! As chances de acumular mofo ou sujeiras que prejudicam a peça são maiores. 

2. Separe as joias artesanais por tipos

Até joias artesanais que ficam em um porta-joias podem sofrer danos ao longo do tempo, especialmente quando não são separadas. O colar de ouro feminino, por exemplo, pode acabar emaranhado com outros colares e correntes. Na hora de desatar o nó, as chances de danificar a peça são altíssimas! 

O ideal é evitar que colares fiquem amassados ou dobrados, o que aumenta a chance de um nó e possíveis danos. O mesmo vale para peças com partes pequenas, mais prováveis de enroscar em outros lugares.

Caso seja impossível manter as semijoias em pacotes únicos, tente manter cada tipo em seu próprio nicho.

colar de pedras de joias artesanais da Ceci

3. Evite o contato de joias artesanais com água

Joias artesanais recebem banho de ouro ou prata para aumentar sua durabilidade. Mas isso não significa que sejam indestrutíveis, especialmente quando o assunto é água. O líquido é um dos principais responsáveis por acelerar a oxidação de metais, não importa por mais qualidade que tenha. Por isso, o ideal é evitar o contato de suas peças favoritas com a água. 

Na hora do banho ou de lavar as mãos, remova os acessórios e deixe-os em um lugar seguro. Um erro comum, que prejudica e muito as jóias, é deixá-las no banheiro durante o banho. 

Mesmo a água do vapor do chuveiro pode prejudicá-las, especialmente quando a exposição é prolongada. Ou seja, nada de guardar no banheiro acessórios que você usa muito!

4. Não use semijoias quando manusear produtos químicos

Semijoias não são peças maciças de ouro, o que quer dizer que pequenos danos à sua estrutura externa deixam uma forte impressão. É exatamente isso que muitos produtos químicos fazem: desgastam a camada folheada, dando a impressão de uma peça sem brilho e velha. 

Os produtos de limpeza são especialmente perigosos. Então a maior dica que podemos dar à você é evitar usar qualquer tipo de semijoia durante a limpeza. Mesmo detergentes e sabonetes que não são neutros podem prejudicar o banho da peça. 

Aconteceu um acidente e algum produto químico entrou em contato com seu acessório? Lave imediatamente com água corrente, sabão neutro e seque bem. Vamos explicar mais sobre a limpeza adequada abaixo. 

5. Na dúvida, limpe com sabão neutro e água

Evite lavar com muita frequência sua peça! Quando isso for extremamente necessário, siga o passo a passo abaixo: 

  1. Use água morna para umedecer o acessório; 
  2. Tire toda a sujeira usando uma flanela umedecida com sabão neutro e água; 
  3. Seque bem com uma flanela macia. 

É simples, rápido e prático, não é mesmo? Cuidado com receitas caseiras para recuperar semijoias que usam produtos abrasivos. Pasta de dentes, escovas e buchas podem até dar uma aparência mais brilhante no momento imediato após a limpeza. No entanto, elas arranham o produto e aceleram seu envelhecimento. 

6. Suor danifica joias artesanais, cuidado

Joias artesanais sofrem muito com o suor. Ele é composto por uma mistura de água, dejetos do corpo e ácido úrico, algo que danifica bastante a camada de banho metálico da semijoia. Ele acelera bastante a oxidação de qualquer peça, então o ideal é evitar o contato. 

Sabemos que você gostaria de estar cheia de estilo na hora do treino da academia. Mas isso não é muito recomendado, evite usar as peças em qualquer momento quando deve suar bastante. 

Ao colocar a peça certifique que seu corpo está seco. Caso a peça seja exposta ao suor, faça o processo de limpeza que explicamos no tópico anterior ao retirá-la. 

7. Passe perfume e cremes antes de colocar semijoias

Quem passa cosméticos sobre as semijoias terá problemas em breve. Da mesma forma que produtos químicos, elas aceleram a oxidação da peça e as deixam com visual sem brilho. O ideal é passar maquiagem, perfume e cremes antes de colocar qualquer acessório, deixar tudo secar para, então, colocar a peça. 

Depois de incorporar esses hábitos à sua rotina, você fará sua peça durar muito mais! Comprar semijoias e joias artesanais de qualidade também é importantíssimo. Escolha as melhores opções para conseguir ter seus acessórios preferidos por muitos anos.