colar de ouro feminino delicado é um dos queridinhos das mulheres, que merece lugar em qualquer look, seja ele do dia a dia ou para festa. Nos tempos antigos o ouro era símbolo da alta nobreza europeia, hoje é sinônimo de estilo beleza e aparece nos mais variados tipos de acessórios.

Quer aprender a usá-lo sem falha? Então, veja 7 dicas infalíveis que vão mudar sua forma de usar o acessório. 

Como arrasar usando um colar de ouro feminino delicado

Quem ainda não tem um colar de ouro feminino delicado na caixinha de acessórios precisa providenciar com urgência. Ele é o coringa perfeito já que, dependendo da combinação, pode ser um item discreto para o trabalho ou o brilho que faltava para seu look noturno. 

Confira como usá-lo com nossas dicas infalíveis. 

1. Dê o destaque que o colar de ouro feminino delicado merece

Quando estamos escolhendo os acessórios para o dia, acabamos indecisas e queremos colocar todo colar de ouro feminino delicado que vemos. Sim, existem ocasiões para usar um bom mix de colares, mas nem sempre fica tão bonito. Então, o ideal é deixar que sua peça de ouro brilhe em destaque eliminando algumas das distrações. 

Uma boa dica é: antes de sair de casa pare, olhe-se no espelho e veja se existe algum acessório que você consiga tirar sem afetar muito o visual. Assim, você pode dar mais visibilidade para o colar delicado e deixar o ouro ainda mais à mostra. 

Se a peça escolhida for um colar simples ou gargantilha, também vale a pena tomar cuidado com as roupas. Pois camisas e vestidos estampados tendem a chamar mais atenção e apagar um pouco os acessórios. 

2. Experimente variados tons de colar de ouro feminino delicado

Na hora de colocar seu colar de ouro feminino delicado é preciso lembrar que o ouro amarelo não é a única tonalidade que existe! Tudo depende da pureza do metal precioso e de seu comportamento quando misturado a outras substâncias. Isso rende uma quantidade quase ilimitada de tonalidades que você consegue experimentar no visual. Confira algumas das opções: 

  1. Ouro amarelo: o mais conhecido, geralmente é o que se aproxima de maior grau de pureza do que chamamos de ouro mil ou ouro puro; 
  2. Ouro branco: possui uma tonalidade bastante próxima da prata e composição de ouro, paládio e prata. Possui um brilho cinza-esbranquiçado por causa do banho de ródio que peças feitas dessa liga recebem; 
  3. Ouro rosé: possui reflexos acobreados, porque mistura prata e cobre junto da liga de ouro;
  4. Ouro champanhe: mistura ouro, prata e níquel para conseguir uma tonalidade neutra que fica entre o ouro amarelo e o ouro branco; 
  5. Ouro negro: é uma mistura de ouro e ferro, mas também existem peças feitas de ouro amarelo banhadas a ródio negro para conseguir um efeito similar. 

As mais ousadas podem, inclusive, misturar diversas tonalidades de ouro no mesmo look! 

3. Combine o colar delicado com uma joia que se destaque

Nem todos os colares chamam atenção, principalmente se for um colar delicado. E está tudo bem! Porque aquela correntinha fina ou gargantilha com pingente pela qual você simplesmente é apaixonada pode ser uma peça complementar. Então, basta escolher outra joia para fazer o destaque do look. 

Aqui existem duas opções: combinar o colar delicado de ouro com outro mais chamativo num mix de colares ou dar destaque para outra peça do visual. Então, não importa o que você escolha, o importante é encontrar uma certa harmonia entre as peças. 

Tente achar algo que todas tenham em comum, para que o visual fique agradável aos olhos. Quer um colar com pingente grande para complementar, por exemplo? Busque algo com toques de dourado no pingente para combinar com a gargantilha.

4. Misture colar de ouro feminino delicado com outros metais

O ouro é conhecido por ser um grande coringa do guarda-roupa feminino, por isso um colar de ouro feminino delicado casa com tudo! Além de combinar com uma variedade imensa de tecidos, cores e estampas, ele é perfeito para uso com outros metais. Sim, mesmo acessórios de prata ou acobreados ficam ótimos quando usados com itens dourados. 

Um mix de colares ousado precisa de um colar de prata combinando com um de ouro! Se quiser aproveitar para adicionar joias artesanais, fique à vontade, isso não falha! 

Outra ideia interessante é deixar o dourado para a parte central do look, ou seja, o colar feminino, e usar metais variados para os complementares. Assim, você consegue aproveitar pulseiras e brincos de prata e outros materiais. 

colar de ouro feminino delicado Ceci joias com turmalina melancia semijoia fina

5. Faça um mix de colares com um colar de ouro delicado

Já mencionamos os mix de colares anteriormente e precisamos falar deles de novo por um motivo simples: essa tendência não deve sair de moda tão já. Então passou da hora de aprender como montar a combinação perfeita usando seu colar de ouro preferido. 

O mais recomendado é variar bastante nos comprimentos. Se o colar de ouro é mediano, você ainda precisa de uma gargantilha, mais um colar mediano e algumas correntes ou colares longos.

Pode incluir um colar longo com pingente grande e chamativo, talvez usando uma pedra natural, mas sem exageros. Pois o mix em si já é um elemento visual pesado, incluir muitos pingentes pode deixar os olhos confusos quanto a onde fica o centro do look. 

6. Use colar de ouro com joias artesanais

Os metais são a escolha óbvia de complemento para qualquer peça dourada, mas podemos sair dessa mesmice! Existem combinações mais inusitadas que deixam qualquer mulher linda e ainda exalam personalidade e estilo, como as joias de cunho artesanal. 

Feitas de materiais naturais, como pedras, sementes e madeiras, elas ajudam a garantir um toque diferenciado ao look. E você pode incluir qualquer tipo de peça contanto que tome cuidado para manter o equilíbrio do qual falamos bastante neste artigo. 

Tudo depende também do colar de ouro escolhido. Uma corrente simples com pingente aceita quase qualquer outro acessório! Já um colar mais chamativo precisa de mais cuidado na hora de combinar. 

7. Lembre-se de escolher brincos de madeira ou outro material 

Algumas vezes estamos tão preocupadas em deixar o pescoço perfeito que esquecemos dos brincos! Na correria de última hora, acabamos escolhendo o mesmo par de brincos de sempre e arruinamos um look que poderia ficar perfeito combinando com seu colar de ouro feminino delicado. 

Considere o que usar nos brincos: uma opção diferente de madeira, pedras naturais ou sementes traz um ar descolado e descontraído perfeito para um café da tarde com as amigas. Procurando algo mais formal? Escolha peças de pérolas ou folheadas a ouro.

colar de ouro feminino delicado com pedras

Como usar colar de ouro feminino delicado no trabalho

Sabia que escolher o colar de ouro feminino delicado para trabalhar é tão importante quanto todo o resto do visual? Já que o colar ganha um lugar de destaque, é importante saber qual favorece melhor seu look.

É claro que todas as dicas que damos aqui dependem do seu local de trabalho e profissão. Quem atua em áreas mais criativas pode ousar e exagerar com muito mais frequência. Já outras pessoas, como quem está na área da saúde ou advocacia, precisa optar por algo mais sóbrio para manter a praticidade na rotina. 

1. Dica de ouro: remova um acessório antes de sair de casa

Trocadilhos à parte, resolvemos começar por essa dica importantíssima para quem está com medo de exagerar no visual de trabalho. Escolha toda a sua roupa e acessórios conforme seu coração mandar, mas antes de sair de casa volte ao espelho. Agora é momento de decidir uma peça para tirar. 

Assim, você se sente forçada a refletir se as peças realmente estão causando o efeito desejado ou se são um exagero. Talvez os brincos estejam chamativos demais ou a pulseira seja desnecessária. Ou até mesmo você decida que pode substituir o colar por uma gargantilha feminina mais sutil. 

Faça esse processo com calma para encontrar o equilíbrio em qualquer look para ambientes profissionais. 

2. Cuidado com um colar de ouro feminino delicado que faça barulhos

Algumas peças, como colar de ouro feminino delicado com pingentes ou até um mix de colares, fazem barulho com o menor movimento. É algo que passa despercebido quando estamos em uma reunião de amigos conversando, mas que causa muito desconforto no escritório. 

Então, experimente andar e se movimentar um pouco com o acessório escolhido para trabalhar antes de sair de casa. Percebeu que ele está fazendo um pouquinho de ruído? Tente trocar por algo diferente, como uma corrente de ouro. 

O mesmo vale para qualquer pulseira folheada a ouro, que se movimenta junto com o pulso. Algumas vezes precisamos diminuir nosso brilho para garantir a paz no ambiente de trabalho em respeito a todos. 

3. Lembre-se como a peça será vista

Quem ama colares mais chamativos e cheios de pedras coloridas precisa lembrar que o foco da atenção no ambiente de trabalho é você. Quando exageramos nos acessórios nesse tipo de local, acabamos perdendo credibilidade e atenção de colegas, já que eles estão muito ocupados olhando para a pedra maravilhosa que temos no pescoço. 

Por isso, pense com cuidado em como cada acessório será percebido. Ele rouba seu brilho no ambiente profissional? Nesse caso, deixe para usá-lo no happy hour da empresa, quando realmente é hora dele. Inclusive, temos algumas dicas para escolher colares para festas e eventos mais á frente, é só continuar lendo. 

4. Colares de ouro feminino delicado em tons diferentes são ótimos

O colar de ouro feminino delicado é considerado um clássico e, na maioria das vezes, é uma aposta segura para o trabalho. Mas por acaso você está em busca de acessórios que fujam do dourado e tenham a mesma delicadeza e sutileza?

Nesse caso, a aposta é em colares de ouro em diferentes tons. Como já falamos anteriormente, existem diversas ligas de ouro, como ouro branco, que criam tonalidades únicas para esse metal precioso. 

O melhor de tudo é que conseguimos acessórios bastante profissionais com cada uma delas. Assim dá para variar no look sem maiores problemas.

colar de ouro feminino delicado com pingente

Como usar colar de ouro para festas

Escolher o colar de ouro perfeito para uma festa ou evento era para ser divertido, mas pode deixar você muito estressada! O acessório vem em formas e tamanhos tão variados que parece impossível saber qual deles é o melhor para seu look ou seu corpo. Que tal seguir algumas dicas confiáveis para acertar nos visuais daqui para a frente? Confira!

1. Escolhendo colar de ouro feminino delicado de acordo com roupas

Quem disse que colar de ouro feminino delicado é sempre igual? Cada um deles combina com um tipo de vestimenta e o colar certo dá o toque final para deixar o look realmente perfeito. 

Primeiramente, considere o tamanho do decote para ter certeza de que está com o colar certo. O acessório ideal não deve ter o comprimento exato do decote, mas sim ser ao redor de 2 cm mais curto. 

O truque ajuda a deixar seu colar em destaque, evitando que ele “se esconda” dentro do vestido ou blusa conforme você se movimenta. Além disso, é importante considerar as estampas ou a falta delas. Um look mais básico com certeza precisa do brilho que um maxi colar ou mix de colares pode proporcionar. 

2. Escolhendo acessórios de acordo com o formato do decote

Como falamos no tópico anterior, o decote é importantíssimo para escolher o colar perfeito. Escolheu uma camisa social com botões? A combinação ideal de acessórios é mais curta que o decote e sem excesso de detalhes, como uma gargantilha ou corrente. 

Já no caso de um vestido com decote mais profundo, o colar ganha muito mais liberdade de comprimento. Os pingentes também precisam de atenção nessa hora, já que contam muito para o tamanho do colar. 

Tente escolher designs que acompanham o formato do visual. Em um decote em V vale a pena usar colares alongados com pingentes compridos, enquanto outros, em U, merecem pingentes mais redondos. 

3. Escolhendo colar de ouro de acordo com formato do rosto

Lembre-se: o colar é um tipo de moldura para seu rosto. Então escolha um colar de ouro feminino delicado que consiga deixá-lo mais harmônico e destacado. Rostos ovais, por exemplo, se encaixam muito bem com quase qualquer tipo de acessório. Só experimente antes de colocar para ter certeza de que ficou realmente excelente. 

Já quem possui rostos mais redondos pode perceber que colares muito curtos, como gargantilhas, enfatizam esse formato. Então, peças longas ajudam a deixar o look mais harmônico. 

Outra opção para deixar o rosto um pouco mais longo é criando um mix em camadas ou com pingentes longos.

Colar de ouro feminino delicado com pedras de jade em forma de folhas Ceci Joias da Amazônia

Erros comuns ao usar colar de ouro feminino delicado

Sozinho o colar de ouro feminino delicado é simplesmente lindo! Mas você já viu uma pessoa na rua com peças desse tipo com um look que não se encaixava? Isso acontece quando alguém comete erros básicos de combinação que podem deixar tudo com um visual bastante estranho. 

Conheça esses erros e evite cometê-los da próxima vez que decidir usar uma gargantilha feminina ou outro tipo de colar dourado. 

1. Exagerar nos acessórios que complementam o colar

Quem é apaixonada por colar de ouro geralmente também ama outros acessórios. Mesmo que o amor seja grande, precisamos avisar que usar tudo ao mesmo tempo cria um visual bastante pesado para o olhar. 

Brincos, pulseiras e anéis são excelentes e complementam o colar muito bem. Mas é importante escolher algo que realmente combine e que não pareça exagero. Considere também a situação onde você pretende usar os acessórios. 

Digamos que você está tentando chamar atenção ao pescoço com um mix de colares lindo. O ideal é diminuir um pouco a intensidade de outros acessórios, diminuindo o tamanho de pulseiras, brincos e anéis. 

2. Ter um look com vários acessórios sem foco

Foco é tudo, tanto na vida quanto no look! Antes mesmo de colocar alguns acessórios, é importante decidir qual deles será o centro de tudo. Se você quer chamar a atenção para a peça de ouro no pescoço, tanto as roupas quanto os outros acessórios precisam apontar para ela. Escolha uma camisa básica ou um vestido sem estampas e com um decote que combine com sua escolha de colar. 

Caso a intenção seja misturar algumas de suas pulseiras preferidas, existem diversas opções de colares que não chamam tanta atenção. Uma gargantilha, por exemplo, traz muita delicadeza ao visual sem carregá-lo. 

3. Exagerar nas roupas com o colar de ouro feminino delicado

Já que falamos em foco, como focar no colar de ouro feminino delicado sem que as roupas atrapalhem? Algumas texturas e estampas têm o poder de apagar seu acessório preferido para o pescoço. Pense nas golas como um exemplo, elas são um detalhe bastante “pesado” para o pescoço. 

Nesse caso, o ideal é não usar um acessório nesses casos ou optar por uma corrente simples. Quando quiser dar o destaque que qualquer peça dourada merece, tente usar roupas mais básicas ou sem estampa na região do colo. Aquele lugar já está reservado para os colares mais importantes. 

4. Focar só nas modas atuais e esquecer looks atemporais

A moda nunca aconteceu com tanta velocidade. Antigamente, os estilos mudavam anualmente, depois começaram a atualizar-se a cada seis meses e agora temos novas tendências semanalmente. Um grande erro é focar somente no que está em voga nesse exato momento e esquecer que existem outras possibilidades para seu look. 

Algumas peças são atemporais e o colar de ouro feminino delicado é uma delas. Sozinho ou em conjunto com outras peças, ele cria looks clássicos que valem a pena ser experimentados. 

Uma dica: invista muito nessas peças atemporais, porque elas também são coringas. Com pequenas alterações no look você está pronta para trabalhar ou para ir a uma festa. 

5. Usar sempre o mesmo colar de ouro feminino delicado

Talvez você tenha um colar de ouro feminino delicado que é o seu xodó. Pode ser força do hábito ou é o colar que está mais fácil de pegar ou que você já acostumou a vê-lo sempre no seu pescoço. Ou ainda: é uma peça com forte valor sentimental, que traz aquele calorzinho gostoso e confiança na hora de sair de casa. Entendemos, mas isso diminui muito o poder do seu visual!

Que tal selecionar alguns colares que você gostaria de usar durante a semana e deixá-los separados para conseguir variar mais nos looks? 

Outro problema de deixar de variar nas peças é que elas tendem a ficar com um visual antigo mais rápido. O contato constante com suor, maquiagem e produtos químicos acelera a oxidação e pode até deixá-la enferrujada em algumas partes. 

6. Economizar na hora de comprar colar de ouro feminino delicado

Considere o colar de ouro feminino delicado como um investimento, não um gasto! Caso contrário é fácil cair na tentação de economizar dinheiro, um grande erro quando o assunto são semijoias. Lembre-se que o valor precisa ser condizente com a qualidade do material que você procura. 

As bijuterias são as opções de acessórios mais econômicas que você encontrará, mas sua durabilidade é baixa. O banho de ouro em semijoias é parte do que garante que o tempo de vida útil da peça seja bem mais longo, evitando o processo de oxidação precoce. 

Peças excessivamente baratas também raramente são transparentes sobre seu processo de fabricação. Isso significa que você pode estar prejudicando o meio ambiente sem perceber. 

7. Economizar na criatividade para usar joias artesanais 

As joias artesanais existem para que você possa dar vida a todas as suas ideias e deixar a criatividade livre! Criar combinações parecidas o tempo todo é um desperdício do imenso potencial criativo dessas peças. Comece a usar e abusar de cores, combinações e misturas diferentes que demonstram sua personalidade. 

Quando você estiver com um tempo livre, experimente misturar algumas peças para ver o resultado. Você perceberá que ao sair da sua zona de conforto encontrará visuais incríveis que você nunca imaginou antes. 

Aproveite as redes sociais para conseguir ideias que a deixem ainda mais criativa. Para isso, o  Instagram e Pinterest são especialmente úteis. 

Encontrou algo que você gosta, mas que não tem os acessórios ideais para criar? Vá anotando, assim da próxima vez que puder comprar colares e semijoias você fará um investimento planejado. 

8. Esquecer de limpar seu colar de ouro feminino delicado

Seu colar de ouro feminino delicado também precisa de limpeza, mas é fácil esquecer isso durante a correria do dia a dia. Na realidade, pouquíssimas pessoas tiram o tempo para limpar e conservar suas peças durante a semana. 

Acredite: o pó e a sujeira que se acumulam na superfície da sua peça dourada serão perceptíveis quando você usá-la. Por isso, recomendamos que você limpe seu colar delicadamente com um pedaço de flanela macio e seco após o uso. 

Tome cuidado com produtos químicos que prometem limpar semijoias. Alguns deles só aceleram a corrosão do banho de ouro ou prata da peça, fazendo com que ela enferruje com maior velocidade. 

9. Limpar joias artesanais da forma errada

Sim, existe um jeito certo de limpar joias artesanais. Alguns métodos “caseiros”, na realidade, só prejudicam sua peça favorita! 

Por exemplo, uma trend das redes sociais deixou a limpeza com pasta de dentes bastante popular. O grande problema é que esse produto é um abrasivo, ao esfregá-la com escova de dentes no acessório, você causa arranhões. No momento imediato após a limpeza ela até parece mais brilhante, mas a longo prazo você perceberá o problema. 

O mesmo vale para bicarbonato de sódio e outros produtos para realizar esse tipo de limpeza. Caso precise realizar uma higienização mais pesada na sua semijoia, compre produtos específicos para isso. 

10. Usar colar de ouro feminino delicado na hora do treino

Colar de ouro feminino delicado é lindo, mas você certamente não precisa dele quando vai à academia. O contato com o suor faz com que sua peça comece a oxidar rapidamente e vai deixá-la com visual opaco e antigo. O ideal é evitar que isso aconteça, deixando para colocar seus acessórios somente depois do treino. 

Tome cuidado também na hora de entrar na piscina ou no mar. A piscina, onde praticamos natação e hidroginástica, possui produtos químicos para limpeza que são bastante agressivos ao banho de ouro, como o cloro. Já o mar, causa oxidação bastante rápida da peça por conta do sal. 

As esquecidas de plantão talvez até se joguem na água com o acessório, mas precisam lembrar-se de lavá-lo bem com água corrente mais tarde. Seque com uma flanela macia para evitar riscar a peça e fique com a consciência leve, seu acessório está a salvo. 

colar de ouro feminino delicado com pérolas de água doce Ceci Joias da Amazônia

Cuidados na hora de comprar colar de ouro feminino delicado

Finalmente você resolveu comprar um colar de ouro feminino delicado. Mas como saber qual é o melhor tipo para você? Existem diversos designs de peças, cada uma linda e perfeita para certas situações. Confira o que considerar na hora de escolher para fazer o melhor investimento. 

1. Compre algo que você realmente ama

Você está procurando uma peça nova porque quer seguir uma tendência da moda? Recomendamos parar e pensar novamente, afinal de contas, a semijoia permanecerá ao seu lado por muitos anos. Encontre algo que você realmente ame para que o investimento tenha sentido. 

Além disso, tome cuidado com as dicas e recomendações de quem você conhece. Muitas vezes, as amigas escolhem acessórios que elas gostam e não algo que realmente seja a sua cara. Esse acessório será seu, então escolha algo que realmente tenha tudo a ver com seu estilo. 

2. Dê preferência para semijoias banhadas a ouro

Falamos rapidamente sobre preço em um dos tópicos acima, mas queremos voltar no assunto. Quando procuramos acessórios acessíveis encontramos duas opções: as bijuterias, um pouco mais baratas, e as semijoias. 

Essa última opção ainda é econômica, bem mais acessível que uma joia de ouro maciça, mas mais cara que as bijuterias. Existe um bom motivo para a diferença: as semijoias são banhadas a ouro para aumentar sua durabilidade. 

Quanto melhor for o banho de ouro, menor a chance de sofrer com oxidação, ferrugem ou escurecimento da peça. 

3. Considere o objetivo do colar de ouro feminino delicado 

Seu colar de ouro feminino delicado será usado todos os dias para trabalhar ou passear, ou é uma peça chamativa para festa? É importante ter uma resposta clara para essa pergunta antes de escolher qualquer coisa. 

Afinal de contas, todas as peças de ouro são lindas! Quando você entra numa loja online ou física a variedade de acessórios faz os olhos brilharem, mas é importante manter o foco. Caso contrário, você pode se tocar que comprou uma peça para festa quando precisava de algo para o dia a dia só depois que concluiu a compra. 

4. Tome cuidado com materiais junto ao ouro

Algumas peças não usam ouro puro para o banho de semijoias, mas sim uma liga. Isso é mais comum em peças de ouro branco, rosé ou de outro tom, já que aproveitam a cor do outro metal na liga para variar o tom. É importante saber o tipo de liga utilizado para conseguir julgar a qualidade do material. 

Nem todas as ligas são ruins, na verdade, existem banhos de excelente qualidade que misturam materiais. Tudo depende da marca e da loja de onde você está comprando sua nova semijoia. Para ter uma referência, o ouro puro é aquele de 24 quilates. 

5. Escolha lojas confiáveis

No fim das contas, uma boa loja garante a qualidade de sua peça. Escolha locais confiáveis para ter certeza de que está fazendo uma boa aquisição. Fique tranquila porque não são só lojas de grandes redes que podem fornecer colares de ouro excelentes!

Existem diversas lojas menores de semijoias que trabalham com produtos de qualidade. A melhor parte de comprar desse tipo de negócio é fomentar o comércio local e desenvolver hábitos mais sustentáveis. Por aqui, por exemplo, trabalhamos com biojoias que, além de lindas e duráveis, também contribuem para a conservação ambiental e manutenção de costumes de comunidades locais. 

6. Verifique a garantia da peça 

As semijoias possuem dois tipos de garantia: 

  • Garantia da peça, protege o comprador contra qualquer defeito de fábrica, como partes tortas ou pedras que se soltam. Legalmente, o fabricante deve oferecer essa garantia por 90 dias após a compra, mas pode ser estendida de acordo com o caso; 
  • Garantia do banho de ouro: alguns fabricantes oferecem garantia estendida também para o banho de ouro, pois é normal que ele sofra desgastes com o tempo. 

Confira o tempo de garantia no momento da compra. Sempre dê preferência para as peças que têm opção de estender o período para manter-se protegida por mais tempo.