O diferencial das joias artesanais é que são únicas, ou seja, não são produzidas em escala, e são confeccionadas com cuidado e precisão, o que agrega a elas ainda mais valor. Portanto, as biojoias e joias artesanais buscam ser mais do que um acessório, fundindo-se com a identidade e com a história de cada mulher.

Para a criação de uma peça única, o designer trabalha com muita pesquisa, criatividade e inspiração, utilizando, algumas vezes, desenhos manuais ou de softwares especializados para esboçar sua ideia.

Já na fase do trabalho com os materiais, é preciso paciência e técnica por parte do ourives, que deve ser capacitado para percorrer com qualidade as várias etapas da produção, como extração, lapidação, tratamentos térmicos, laminação, lixamento, polimento e cuidados químicos. 

Biojoias: beleza com sustentabilidade.

Quando se trata de uma biojoia produzida artesanalmente, há ainda mais a se considerar: a sustentabilidade e o fomento à produção de famílias extrativistas locais. Porque a extração e a coleta por essas famílias são feitas de modo sustentável, sem destruir a floresta, respeitando a natureza.

As sementes, por exemplo, são coletadas somente quando estão maduras e não se derruba uma árvore para a extração das mesmas. Posto que as populações locais, retiram o seu sustento, eternizando a natureza e valorizando a identidade dos povos da floresta e a biodiversidade.

Biojoias artesanais: joias exclusivas.

Assim, biojoias ou joias artesanais, além de compor o seu visual com um acessório de sofisticação e personalidade, torna-se um objeto de arte. Seu valor está acima dos materiais utilizados, dada a sua exclusividade e a dedicação e técnica empregadas em sua confecção.

Sem esquecer que ao adquirir uma bio joia artesanal, você ainda está auxiliando famílias que habitam as regiões de floresta, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para o consumo sustentável.

Sem contar que se coloca em sintonia com o que há de mais moderno e belo nos dias atuais: o engajamento pela preservação do planeta.

Entendendo como as joias artesanais são feitas

As bio joias são peças artesanais feitas com uma variedade imensa de matérias-primas e produtos naturais. Para garantir sua pegada sustentável, muitos artesãos usam inclusive material reciclado, madeira de demolição, entre outros. Pode ter certeza que cada peça de biojoia que chega até você é uma verdadeira obra de arte!

Para a fabricação de uma “simples’ colar de pedra da lua, por exemplo, o artesão precisa criar um molde e escolher os materiais que serão usados. De fibras a sementes, tudo precisa ser tratado com cuidado para dar mais durabilidade ao produto final. A pedra em si é polida e cortada para se adequar à peça. 

Mesmo que as peças recebam banho de prata ou ouro, como ocorre em uma pulseira ouro feminina, isso não tira todo o processo manual e artesanal por trás. Só ajuda a garantir que será um acessório hipoalergênico e muito mais durável. 

Todo esse processo de fabricação está relacionado aos motivos que nos fazem simplesmente amar joias artesanais.

Por que você deveria aderir à tendência das joias artesanais

Não existe mais como negar: as joias artesanais são tendência no mercado da moda. Elas estão presentes nas orelhas e pescoços mais famosos do momento, em grandes desfiles e, claro, nas gavetas de muita gente. Por acaso você ainda não aderiu a essa trend que veio para ficar?

Trouxemos alguns fatores que tornam esse tipo de semi joias finas tão únicas. Continue lendo para entender melhor. 

1. Joias artesanais sustentam produtores locais 

Existe toda uma cadeia de produção e fornecimento por trás de uma caixinha de colares folheados de joias artesanais que você recebe em casa. De caixas a matérias-primas, tudo tem origem em produtores e comerciantes locais. 

Enquanto isso, grandes redes de acessórios buscam o menor preço. Ou seja, acabam trazendo embalagens, matérias-primas e outros produtos de grandes produtores que conseguem ser mais competitivos. 

Ao comprar uma biojoia você ajuda na sobrevivência de extratores de pedras, coletores de frutos e sementes, artesãos que fabricam peça a peça a mão, entre outros. A equipe que fabrica uma ecojoia inclui muita gente cuja sobrevivência depende do sucesso desse comércio. Pequenas comunidades indígenas e ribeirinhas, por exemplo, conseguem manter suas práticas de coleta na mata graças a esse tipo de acessório. 

2. As joias artesanais tem maior significado emocional 

Assim como acontece com qualquer produto artesanal, as bio joias artesanais têm um significado emocional próprio. O artesão responsável por sua fabricação criou cada parte com carinho e fez com que sua aparência refletisse isso. Olhe com cuidado para uma semi joia artesanal e você perceberá isso. 

Para presentes e lembranças, as bio joias também são especiais. Muitas das pedras e materiais usados possuem seu significado. Usemos uma joia lápis lazuli como exemplo. A pedra de característica cor azul é conhecida por sua conexão com a espiritualidade, evolução e equilíbrio. 

Um presente de lápis lazuli é único e mostra uma preocupação e carinho por aquele que está recebendo a joia. Pode ficar à vontade para pesquisar. Você perceberá as infinitas possibilidades de combinar as semi-joias finas com sua personalidade de alguém querido. 

3. Maior contato com a natureza

Após a primeira revolução industrial a sociedade perdeu seu contato com a natureza em ritmo acelerado. Muitas crianças de hoje sequer conhecem animais silvestres, frutas e sementes de plantas endêmicas de seu próprio país. Essa é uma das belezas das biojoias fabricadas com materiais da Amazônia. 

Elas valorizam a beleza do Brasil e suas muitas cores e formas. Ao usar essas pulseiras coloridas e outras peças conseguimos relembrar a natureza. Feitas de materiais retirados de forma sustentável da floresta, elas ajudam a gerar conscientização sobre nosso próprio mundo.

Ruiva usando Joias artesanais colar de madeira, hematita e citrino Ceci Joias da Amazônia

4. Mais transparência na produção de peças 

Quanto mais eco-friendly for uma empresa, mais transparente será seu processo de produção. Tal princípio também pode ser aplicado à produção de uma biojoia. Os fabricantes, em geral, sabem como ocorre a extração de matérias-primas, assim como a produção artesanal de suas joias. 

Enquanto o mercado das grandes marcas de joias e acessórios é cheio de escândalos, as peças artesanais são segurança garantida. Tudo é feito levando em consideração princípios de conservação ambiental, afinal de contas, o lucro não pode vir às custas da natureza. 

5. Contribuem para uma agenda sustentável

Cada vez mais empresas têm percebido a necessidade de aderir a métodos de fabricação menos prejudiciais ao meio ambiente. Isso é o que chamamos de uma agenda sustentável. Quem está ditando as regras dessa transformação são os negócios com foco em conservação do meio ambiente, como ocorre com as biojoias. 

Quem compra de empresas ecologicamente conscientes mostra ao mercado que existe demanda por esse tipo de atitude. Ou seja, estimula outras corporações a mudarem suas formas de fabricação e se adaptarem a um estilo de vida sustentável. 

O meio ambiente agradece sempre que consumimos produtos voltados à conservação. As joias artesanais são uma tendência que ainda ajudam a melhorar o mundo!

6. Sempre única e exclusiva

Cada pessoa possui uma personalidade e beleza únicas e merece usar peças que se adaptam a isso. Por serem produtos artesanais não existe uma biojoia que seja igual a outra. Mesmo que você entregue as mesmas matérias-primas e molde a um artesão ele fará algo novo, diferente e belo de sua própria maneira. 

Certos setores da moda já estão percebendo que existe uma grande demanda por produtos exclusivos ou personalizados. É claro que os acessórios não ficariam para trás. Clientes exigentes e que prezam por exclusividade têm encontrado nas ecojoias a opção perfeita. 

As próprias matérias-primas proporcionam esse visual único. Muitas pedras possuem coloração irregular e variam em tom e forma de acordo com a maneira que foram polidas. Mesmo sementes vêm em uma infinidade de tamanhos e cores, deixando tudo realmente único. 

7. A beleza de uma joia fina com mais economia

Acredite: as joias artesanais possuem o mesmo padrão de qualidade e beleza que uma joia fina. Ela pode durar anos quando é bem cuidada e ainda traz muita sofisticação em cada detalhe. Por isso elas são tão amadas. E tudo isso vem combinado à economia e um preço justo, permitindo que a consumidora varie muito mais em seus acessórios.