No mundo dos acessórios e das semi joias finas o que não falta são opções para quem quer estar sempre linda e radiante. Mesmo looks básicos tornam-se dignos de uma festa noturna. As semijoias provam bom gosto e estilo no visual, combinam com a make, destacam as feições femininas e muito mais. 

Mas ainda existe um problema: a grande variedade de peças disponíveis. São semijoias, biojoias e joias artesanais com tantos visuais diferentes que fica até difícil de escolher. Além de considerar as tendências do momento é importante saber decidir qual é a mais vantajosa para seu look. 

Vamos começar definindo exatamente o que são cada uma delas, em especial as joias, semi joias finas e bijuterias. 

As joias são o produto de maior valor agregado das três. Feitas somente com metais nobres e pedras preciosas, seu custo é bastante alto. Elas muitas vezes demoram bem mais para serem produzidas. 

Já as semi joias finas são feitas de uma variedade muito maior de materiais. Além de usar metais nobres e pedras preciosas, elas também podem incluir peças folheadas a ouro e prata ou até materiais naturais, no caso das biojoias. Graças a isso, seu custo cai um pouco e se for uma semijoia artesanal, pode ser muito bem trabalhada. 

Por último temos as bijuterias, acessórios que possuem menor qualidade e preço muito mais baixo que as duas primeiras. Por serem produzidas em massa e de forma muito rápida, as bijuterias possuem um tempo de vida bem mais curto. É comum que as pedras utilizadas caiam com o tempo ou que o material perca a cor. 

Por que usar semi joias finas ou biojoias

Sinônimos de glamour e estilo, as semi joias finas tendem a ser as mais procuradas quando alguém quer uma peça mais requintada. No entanto, existe uma opção que é tão boa quanto: as semijoias. Quando compradas de uma boa marca elas são tão detalhadas e perfeitas quanto as opções feitas somente em materiais nobres. 

Quer saber por que incluir brincos, colares e pulseiras desse tipo no seu visual? Confira as vantagens de usar semi joias finas que separamos abaixo.

1. Semi joias finas são belas quanto as joias

Não se engane, preço nem sempre define a qualidade de uma semijoia. Mesmo que elas sejam aparentemente mais em conta isso não significa que são de pior qualidade. As melhores semi joias são extremamente belas, chegando a competir com as joias. 

Algumas marcas trabalham com trabalho manual para a criação de suas semi joias finas. Assim garantem um acabamento perfeito e cuidadoso para cada peça, que pode ser industrializada ou feita artesanalmente, com biojoias. 

Mas quem opta por essa segunda opção tem mais uma vantagem: o visual torna-se único e exótico por ser criado com materiais naturais. Elas transbordam personalidade e se encaixam em qualquer look. 

2. Sempre em dia com tendências

Joias são peças que duram praticamente a vida toda. Seriam realmente perfeitas se fosse tão simples comprar algumas novas sempre que surgissem novas tendências na moda. Mas seu preço elevado impede que a mulher se atualize sempre comprando novas joias. 

Ter uma semi joia é a solução perfeita para quem quer estar sempre atualizada com as tendências mais recentes. Os fabricantes desse tipo de acessório sabem disso e se esforçam para acompanhar as novidades bem de perto. 

Ou seja, pode ficar tranquila quanto à moda. Seus fabricantes de semi joias finas preferidas terão sempre novos lançamentos para você. É a melhor forma de ter brincos e colares com as cores e formatos da estação. 

3. Mais segurança para quem usa

Hoje em dia a violência é generalizada e roubos, furtos ou assaltos podem ocorrer em qualquer local. Quem frequenta centros urbanos e regiões mais lotadas precisa ser especialmente cuidadoso. Afinal de contas, uma joia chama a atenção tanto no bom quanto mal sentido e pode acabar em um roubo. 

A semi joia muitas vezes possui opções de design mais discretos para ser usada no dia a dia. Além disso, os furtos dessas peças são menos frequentes por não serem fabricadas completamente em material nobre, como ouro ou prata. Assim, seu roubo fica menos lucrativo e não é tão praticado. 

Mas caso o roubo ocorra, a perda financeira é muito menor e a semi joia pode ser substituída com maior facilidade. 

4. Semi joias finas evitam alergias

Quem, em vez de semi joias finas, nunca comprou uma bijuteria, como brincos, e logo que os colocou percebeu que as orelhas estavam vermelhas e coçando muito? Reações alérgicas são comuns quando o acessório é feito de material de baixa qualidade. Além de incomodarem, elas podem trazer lesões de pele sérias se não forem tratadas e se o uso da peça continuar. 

Para evitar alergias as semijoias sempre são banhadas em metais nobres e antialérgicos, como ouro, prata ou ródio. É essa parte banhada que fica diretamente em contato com a pele, proporcionando mais conforto durante seu uso. 

5. Alta durabilidade do material

Apesar de falarmos muito sobre o preço vantajoso, é importante lembrar que o processo de fabricação das semi joias é muito similar aos das joias. O cuidado em cada detalhe é o mesmo e os materiais empregados são sempre de alta qualidade, mesmo que sejam alternativos, como sementes e fibras. 

Além disso, o fato das partes mais expostas da peça serem banhadas previne que ela fique escura com o tempo. Combinando todos os métodos de fabricação, as semijoias conseguem uma durabilidade incrível. Elas sobrevivem por anos sem perder pedras, ficarem desbotadas ou escurecidas. 

6. Mais sustentabilidade 

Alguns fabricantes de semi joias possuem foco em sustentabilidade. Por isso, usam matérias primas naturais que causam menor impacto na natureza, como madeiras, sementes, fibras e corantes naturais. 

Mais conhecidas como biojoias, essas peças combinam a beleza da mata com partes folheadas a ouro e prata e também pedras naturais. Elas são extremamente versáteis, belas e modernas. 

7. Semi joias finas são simples e fáceis de cuidar

Está pensando no processo de polimento e limpeza química que precisará fazer de seis em seis meses em suas semi joias finas? Pode esquecer, porque nada disso é necessário! Conservar semi joias finas e fazer com que durem anos é muito simples. 

Basta armazená-la em um lugar longe da luz solar, como uma caixinha de joias ou saquinhos específicos. Semijoias também precisam estar livres da umidade ou do calor. Por último, evite o contato das peças com produtos de beleza e de limpeza, sempre retirando-as antes de fazer qualquer limpeza mais drástica em casa. 

Com os cuidados certos sua semi joia deve durar por muito tempo!

Comprei minhas semi joias finas, e agora?

Se você chegou até aqui as chances são altas de você já ter resolvido investir em semi joias finas. É uma ótima decisão! Agora você pode variar muito no look e ter uma peça para cada ocasião. O melhor de tudo é que elas duram muito tempo contanto que recebam os cuidados corretos!

Quer saber como manter suas semijoias finas como novas por muitos anos? Veja 10 dicas para cuidar da sua peça como ela merece. Confira e aplique cada uma para ter uma companheira para toda a vida. 

1. Não use produtos químicos em suas semi joias finas preferidas

Produtos químicos são alguns dos maiores vilões quando o assunto é conservação de semi joias finas. E muita gente não sabe disso e limpa sua peça quase diariamente com todo o tipo de produto que encontra no mercado. Já alertamos: se você quer que suas semijoias finas tenham uma vida muito longa evite o contato com produtos químicos a qualquer custo. 

Apesar de serem banhadas em ouro ou prata vale lembrar que não é uma peça maciça. Portanto, são mais suscetíveis a desgastes e, caso o dano seja muito amplo, nãoserá possível recuperá-las. Sabonetes não neutros, detergentes, água sanitária, desinfetantes e outros produtos de limpeza são especialmente perigosos. 

Precisa fazer alguma limpeza em casa ou no trabalho? Tire sua semi-joia antes que ela sofra as consequências. 

2. Precisa lavar? Só com sabão neutro e água!

Nós sabemos que algumas vezes a sujeira é inevitável e pode acabar na superfície da sua semi-joia. O pior aconteceu e você vai precisar lavá-la? Sem problemas, só tome cuidado na escolha do produto. 

O ideal é realizar qualquer lavagem usando somente sabão neutro e água. Produtos para trazer mais brilho ou polir podem parecer uma excelente ideia no papel, mas na realidade são um desastre. Eles podem causar danos permanentes, como arranhões, mudanças de cor e outros problemas na peça. 

Garantimos que com um pouco de paciência o sabão neutro é o suficiente para tirar qualquer tipo de sujeira. Lembrando que você só precisará fazer essa limpeza de vez em quando, geralmente só será preciso tirar um pouco de poeira da semi joia antes de usar. 

3. Faça da flanelinha a melhor amiga de suas semi joias finas

Sabe aquelas flanelinhas que usamos para limpar lentes de óculos? Elas também são excelentes para cuidar da suas semi joias finas! Tenha uma sempre à mão para tirar excessos de sujeira, poeira ou até suor da superfície. 

O ideal é ter uma flanela que esteja completamente limpa para evitar o contato da peça com outros produtos. Use-a para lustrar a semi-joia antes e depois de usá-la. Fique atenta no depois, porque enquanto a peça está em contato com a pele ela também acaba acumulando suor. O ácido úrico presente nele pode causar escurecimento, mudança de cor e desgaste. 

4. Invista em caixinhas ou saquinhos porta-joias

Enquanto elas não estão brilhando em você as semijoias finas precisam ficar muito bem guardadas. Por isso, as caixinhas e saquinhos porta joias precisam fazer parte da sua gaveta ou guarda-roupa. 

Um dos grandes erros que donos desse tipo de semi joia cometem é deixá-las “jogadas” junto de outras joias e bijuterias. Apesar de parecer completamente seguro esse tipo de contato pode causar arranhões e desgastes. 

Quem gosta de guardar todas as suas peças dentro de uma única caixa de joias pode aproveitar os saquinhos. Geralmente eles são feitos de flanela ou de outros tecidos macios que ajudam na conservação. Outra opção é guardar sempre a peça na embalagem original. 

5. Na hora de se exercitar ou dormir tire as peças

Esquecer de tirar seus acessórios na hora de dormir ou praticar atividades físicas pode machucar você ou sua semi-joia. Em alguns casos brincos pequenos acabam dentro da cartilagem e precisam ser removidos cirurgicamente. Também existe o risco de estrangulamento causado por um colar ou corrente. 

Quando o quadro não é tão dramático o pior que pode acontecer é quebrar uma parte ou perder pedras e detalhes. O mesmo pode acontecer na prática da atividade física, quando algo pode se enroscar na peça e deixá-la permanentemente danificada. 

Durante os treinos temos uma tendência a suar mais. Esse contato constante com o suor prejudica a semi joia e aumenta seu desgaste. Tente sempre tirar a peça e só colocá-la depois de um bom banho e quando a pele estiver bem seca. 

6. Use objetos do dia a dia para separar as semi joias finas

Ainda não conseguiu procurar uma caixinha com repartições para guardar suas semi joias finas? Alguns objetos simples do dia a dia nos ajudam a manter a ordem sem precisar gastar muito. Uma ideia é usar botões para guardar os menores brincos, evitando perder um dos lados. Outra possibilidade é aproveitar canudos para estender e separar colares e especialmente as correntes. Assim o risco delas darem nós ou se enroscarem diminui muito. 

Você pode até reaproveitar caixinhas de fósforo para guardar cada unidade de semi joia separadamente dentro de uma caixa de bijuterias maior. 

7. Evite o contato com a umidade no local de armazenagem

A umidade pode ser fatal para qualquer tipo de semi joia. A água causa a oxidação de muitos materiais usados na fabricação. É ela a principal culpada pelo aparecimento de partes mais escuras ou “enferrujadas” em cada produto. O ideal é escolher um lugar seco para armazenar as peças. 

Antes de colocar a semi-joia na caixinha use a flanela para secá-la bem, especialmente se ela acabou de ser lavada. Caso perceba que mesmo com todos os cuidados sua caixa ou gaveta tem estado um pouco úmida é possível usar um envelope de sílica ou um giz de lousa para absorvê-la. 

8. Tome cuidado com a ordem na hora de criar o look

Falamos bastante sobre a importância de evitar o contato das semi joias finas com produtos químicos e isso também vale para maquiagem, cremes e perfumes. Por isso, o ideal é montar todo o look antes de pensar em colocar qualquer acessório. Quanto menos contato suas peças tiverem com essas substâncias, melhor!

Com os cuidados certos sua semi joia deve durar por muito tempo!

Entenda por que as semi joias finas são tão versáteis

Quem chegou até aqui deve ter percebido que somos apaixonadas por semi joias finas. Elas são perfeitas para qualquer look, duram bem mais que bijuterias e ainda possuem um preço mais acessível que as joias. Além disso, existe a opção em biojoias, que traz toda a beleza da natureza para a peça. 

Mas existe mais um motivo para amarmos tanto essas peças: elas atendem todas as suas necessidades. Separamos mais alguns motiovs para comprar semi joias finas, agora mostrando como são versáteis na moda. 

1. Podem ser usadas no dia a dia

Quando compramos joias de diamantes ou outras pedras preciosas elas ficam guardadas na gaveta por um bom tempo. Só realmente saem de lá quando surge um evento importante, como um casamento ou uma formatura. Afinal de contas, é difícil combinar uma joia com looks menos formais. 

O mesmo não acontece com semi joias finas. Existem peças perfeitas para o uso no dia a dia, o que não significa que elas sejam menos belas ou charmosas. Um colar de sementes, por exemplo, combina com qualquer look para trabalho ou para sair com amigos à tarde. 

Até opções mais finas, como uma pulseirinha folheada a ouro, tem espaço nos looks casuais. Tudo depende da combinação escolhida, mas garantimos que o acessório ficará perfeito. 

2. Incorporadas a looks para festa e ocasiões especiais

Tem uma festa importante para ir e acha que só uma joia pode complementar o vestido? Fique tranquila, também existem semi joias e biojoias perfeitas para essa finalidade. Feitas de pedras naturais ou até mesmo madeira, elas podem ser tão sofisticadas quanto as joias. 

Algumas opções que se encaixam com mais sofisticação são os colares folheados. Existem, inclusive, semi joias que se alinham a tendências, como os maxi colares, para combinar ainda mais com um look despojado. 

Na variedade de opções disponíveis em lojas e revendedores você certamente encontrará algumas perfeitas para tais ocasiões. O melhor de tudo é que você poderá variar ainda mais no visual graças a elas. 

3. Possuem vários estilos, de colar delicado a colar de sementes

Seu jeito de se vestir é um estilo mais clássico, utilizando gargantilha de olho ou colar de pérolas? Ou é algo mais despojado e inovador, usando e abusando de biojoias, como o brinco de coco e joias artesanais? 

Não importa a resposta, pois com certeza existe uma semi joia fina perfeita para você. Essas peças variam muito em estilo, tamanho, cor e material. O fato de serem feitas artesanalmente garante melhor acabamento e exclusividade. Afinal de contas, uma semi joia nunca é idêntica a outra. 

Além disso, elas permitem que mulheres de todos os estilos e tipos estejam sempre esbanjando beleza. 

4. Existem opções com pedras naturais, como colar de esmeralda

Quem é mais ligado à espiritualidade e conhecimentos místicos sabe o poder das pedras em nossa vida. Algumas auxiliam na purificação de energias, outras são excelentes para proteção ou para mantermos o foco. E elas podem ser aplicadas em biojoias para estarem sempre perto de quem as usa. 

As opções com pedras naturais têm ganhado popularidade no mundo da moda. Seja por seus dons fora do comum ou por seu visual diferente e chamativo, as pedras vieram para ficar. Quem opta por semijoias consegue escolher de uma variedade quase infinita de materiais. 

Um colar de pedras naturais é perfeito para qualquer ocasião. As peças também podem ser antialérgicas, já que misturam as pedras com partes folheadas. Assim, sua pele fica em segurança enquanto você abusa do estilo.

Dicas na hora de comprar na loja de semi joias

Falamos mais acima sobre alguns cuidados que aumentam muito a durabilidade de suas semi joias. Além disso, também é importante saber tomar a decisão certa na hora da compra. Quanto maior for a qualidade da peça, mais certeza você terá de que ela deve ficar por muitos anos lhe acompanhando. 

Confira algumas dicas e cuidados que você deve tomar quando chegar à loja ou estiver escolhendo sua semi joia. 

1. Banhada ou folheada?

Ao contrário do que muitos pensam existem diferenças entre peças que são banhadas ou folheadas a ouro ou prata. Peças que são folhadas passam por um processo chamado folheação. Durante o procedimento elas recebem a aplicação de uma ou mais camadas finas de ouro que são definitivas. Sua durabilidade é maior e elas também são consideradas hipoalergênicas.

O outro tipo de semijoia, as banhadas, recebem um banho de ouro, prata ou outros metais nobres derretidos. Realmente, isso aumenta a durabilidade da peça, mas é muito mais superficial do que as que passam por folheação. Ou seja, é possível que sua semijoia precise de um novo banho no futuro. 

2. Prefira semi joias finas a bijuterias

Realmente, as imitações de semi joias finas, as bijuterias, parecem ser a melhor opção para quem quer economizar e ter muitas peças à disposição. No entanto, elas perdem muito no quesito qualidade. Feitas de qualquer material, elas não recebem um elemento nobre que aumente sua durabilidade, como ocorre com as peças folheadas ou banhadas. 

Por isso, recomendamos sempre dar preferência às semijoias. Elas são mais econômicas que joias tradicionais e ainda assim garantem anos de uso. É claro que tudo depende do cuidado tomado. Se ainda tiver dúvidas sobre como manter sua peça confira novamente a seção desse artigo sobre conservação. 

3. Escolha materiais confortáveis

Sempre se lembre: quem vai usar a semi joia é você. Escolha materiais que não causem incômodos ou alergias e que fiquem confortáveis na pele por muitas horas. Recomendamos experimentar as biojoias de materiais naturais, como madeira e pedras. Além de lindas, elas são excelentes para usar. 

E aí, pronta para investir em semijoias nos seus looks? Essas peças são tudo de bom, não importa se você é fã dos metais finos ou de pedras naturais. Use e abuse desse estilo nas composições.