Não deixe a bagunça dominar os seus brincos, joias e semijoias! Veja como organizar os seus acessórios.

Quem não tem o costume de organizar suas semi joias e biojoias, como colar e brinco sempre acaba gastando um pouco mais de tempo para se arrumar. Na hora de colocar brincos parece que os escolhidos somem da gaveta. Outras vezes, só um dos dois aparece e você precisa mudar o visual de última hora ou está tão enroscado em outras peças que é impossível usar. 

Isso quando os brincos não ficam danificados! A realidade é que a vida útil de acessórios que ficam guardados de qualquer jeito é muito curta. Eles acabam riscados, enferrujados ou perdem partes pelo constante contato uns com os outros. 

As amantes de joias delicadas, como brincos artesanais, precisam tomar cuidado com a forma de guardar para evitar isso. Sabendo dessa dificuldade comum de organização, trouxemos algumas dicas úteis e criativas neste artigo.

Dicas para organizar brincos, acessórios e semijoias

Por acaso você sofre para encontrar maneiras mais práticas para organizar seus brincos, colares e outros acessórios? Fique tranquila. Nós entendemos o problema e estamos aqui para ajudar.

Comece a aplicar as dicas abaixo e você terá muito mais facilidade na hora de escolher um acessório para usar. Confira!

1. Caixinha de brincos, joias e semi joias

A maior parte das joias e semijoias, sejam elas brincos de lapis lazuli, cherry cristal ou unaquita, vem em uma pequena caixinha de veludo. Muita gente pensa que ela é simplesmente um item bonito para presentear e depois jogar fora. Mas ela deveria fazer parte da organização da sua caixinha!

Além de proteger os brincos de arranhões, ela também evita o contato direto com a poeira e o ar. Isso significa que folheados, biojoias banhadas a ouro e brincos folheados a prata podem demorar muito mais para começar a oxidar. 

Nossa dica é escolher uma gaveta somente para armazenar essas caixinhas com suas semijoias finas. Organize todas elas no interior, evitando amontoá-las ou jogá-las de qualquer jeito, o que só causaria mais bagunça.

2. Forma de doces

Por acaso você tem uma forma de cupcakes ou até mesmo de gelo que não tem usado com frequência? Talvez ela seja uma grande solução para trazer mais organização para suas joias. 

Por possuir vários nichos, a forma de gelo pode ser usada como um tipo de separador para peças pequenas, como brincos de pérola semi joia. Já a forma de cupcake costuma ser mais espaçosa, perfeita para guardar os itens maiores, incluindo brincos de semi joia para festa. 

Depois de organizar seus acessórios nas repartições basta colocá-la na gaveta ou até mesmo deixá-la solta na penteadeira. Já fica muito mais fácil de escolher o brinco da vez usando esse truque. 

3. Saquinhos individuais para brincos e colares

Já falamos sobre caixinhas individuais para joias, mas também existe outra possibilidade: os saquinhos para brincos. Algumas semijoias vem dentro de saquinhos de feltro que servem para o mesmo objetivo das caixinhas. Ao invés de jogá-los fora escolha uma caixa de tamanho razoável e organize-os lá dentro. 

Se você não tem o costume de guardar esses saquinhos fique tranquila. Dá para comprá-los pela internet ou em lojas de acessórios. Quem tiver mais paciência pode até comprar uma peça de feltro e costurar um a um. 

4. Caixinhas com repartições para brincos e colares

Existem algumas caixinhas específicas para joias e semijoias que possuem repartições para colocar brincos e outras peças. No entanto, elas costumam ser pequenas e ter pouco espaço para os acessórios. Que tal improvisar algo maior para guardar todos os seus brincos?

Recomendamos usar uma caixa de acessórios para pesca. Elas são divididas em pequenos quadrados, ideais para guardar todos os tipos de joias artesanais, brincos ou o que você quiser. 

Além disso, as caixinhas de pesca têm mais uma vantagem: são econômicas, fáceis de encontrar e vem em variados tamanhos. Mesmo que você tenha uma grande coleção de acessórios encontrará a opção ideal. 

5. Gavetas com separadores caseiros

Aqui trouxemos a solução para quem gosta de jogar todos os acessórios em uma única gaveta e depois se arrepende. Para que nunca mais precise ficar desenroscando os brincos semijoias com pedras de colares ou pulseiras com esse truque. 

Basta fazer separadores caseiros. Para isso você precisará de algumas folhas de cartolina ou papelão e muita criatividade para deixar tudo com o seu estilo. Corte o papelão em tiras um pouco maiores que o comprimento da gaveta e use-o para fazer repartições. 

Para os brincos não se contente somente com as repartições, já que eles podem ser pequenos e passar por pequenas frestas. Corte também um pedaço de cortiça ou EVA e coloque no fundo da gaveta. Agora basta grudar as peças nele e nunca mais perder seu brinco favorito. 

6. Cabideiros para colares

Você é apaixonada por colares? Nesse caso você com certeza sabe que guardar esses itens em uma caixa ou gaveta é pedir por problemas na hora de usar. Eles fazem nós, enroscam-se uns com os outros e deixam sua vida mais difícil. 

Existe uma dica simples e que pode até deixar seu espaço mais bonito: usar cabideiros para pendurar os acessórios. Você pode escolher um dos muitos modelos disponíveis no mercado e começar a pendurar seus colares nele. A dica é escolher algo que combine com a decoração.