Uma das mais conhecidas pedras de proteção energética, o ônix traz vários benefícios, além de ser uma linda opção para semijoias.

A ônix, algumas vezes chamada de ágata preta, é uma das pedras mais conhecidas e usadas em diversas situações. Popular em joias, semijoias, biojoias e peças de arte, essa pedra é mais poderosa do que muitos imaginam. Segundo muitos espiritualistas, ela tem o poder de purificar o ambiente, proteger quem a usa de mau olhado e até de promover maior introspecção e autoconhecimento quando usada para meditação. 

Quer entender tudo sobre essa maravilhosa pedra? Trouxemos algumas curiosidades sobre sua história e seu uso em civilizações antigas, assim como seus efeitos terapêuticos e de cura. Ao final também incluímos dicas para utilizá-la no dia a dia e tornar seu visual uma combinação linda de bom gosto e proteção. 

Histórias e mitos sobre a ônix

Pedras fazem parte da história da humanidade. Nos tempos antigos serviram para fazer instrumentos de caça, pesca e proteção. Depois foram se tornando partes de casas, peças artísticas e monumentos. Hoje elas continuam presentes, seja em semi joias ou na decoração. 

A pedra ônix é usada desde os tempos dos romanos para fazer detalhes em peças de ouro e para decorar ambientes. Na época ela já era considerada como uma pedra mística de imensa importância em rituais e para a proteção. 

Diz a lenda romana que a deusa Vênus, que representa o amor e a beleza, estava descansando às margens do rio Indus enquanto o Cupido usava a ponta de uma flecha para aparar suas unhas. As unhas cortadas caíram nas águas sagradas e, no leito do rio, transformaram-se numa pedra de beleza ímpar: a ônix. 

Os romanos também consideravam que a pedra possuía significado de força e coragem. Por isso, era comum que estátuas de Marte e do herói Hércules tivessem as cabeças esculpidas na pedra. 

Povos Persas antigos também criaram as próprias lendas e mitos a seu respeito. Para eles, usar um adorno de ônix era a melhor proteção para mau olhado em qualquer situação. Também fazia parte de seus costumes colocar uma pedra desse tipo sobre a barriga de uma mulher em parto. Acreditava-se que ela seria capaz de reduzir as dores e trazer a criança ao mundo em segurança. 

Significado da pedra ônix nas semijoias

Nos dias de hoje podemos encontrar a ônix em vários locais. Ela é popular para joias, semijoias e biojoias, mas é muito mais que somente uma pedra bonita para ornar acessórios ou espaços. Também são muito usadas na decoração e em terapias alternativas graças a seus efeitos energéticos. 

A pedra possui diversos significados, sendo a pedra do signo de Leão e também usada em comemorações de aniversário de casamento. Ela é a pedra do 7º aniversário do casal e a ônix negra é usada no 10º aniversário. 

Seu maior significado nas terapias alternativas e círculos místicos permanece sendo o da proteção. Diz-se que a ônix tem a capacidade de absorver energias negativas e dissolvê-las. Portanto, consegue proteger quem a usa de mau olhado, magia negra e de outros problemas. Outras pedras que tem essa mesma função protetora são a turmalina negra, o olho de tigre e a hematita. 

Efeitos terapêuticos da pedra

A pedra ônix é considerada como portadora de um intenso e poderoso campo energético. Através dele, uma pessoa é capaz de eliminar filtros e bloqueios e entender melhor seu eu interior. Ela é  muitas vezes usada como guia para uma jornada xamânica e ajuda a levar o usuário até a luz. 

Recomenda-se incluir pedras de ônix em espaços de meditação e em semijoias exatamente por esse motivo. A pedra ajuda a eliminar crenças e limitações impostas pelo mundo exterior e focar no que realmente interessa: seu bem-estar. Quando combinada com outras pedras, como o quartzo, ela também traz harmonia. 

Nas terapias alternativas, a ônix é considerada como uma pedra com conexão com os nervos e sentidos, especialmente a audição. Ela pode ser usada para melhorar a audição ou tratar problemas nos ouvidos. O uso dessas pedras também fortalece o sistema imunológico e traz mais vitalidade ao corpo. Seu uso é mais recomendado na recuperação após uma doença ou cirurgia, evitando que o quadro do paciente decline. 

significado da pedra ônix e seu uso em semijoias ceci joias

Como realizar a limpeza e energização da ônix

Por ser uma pedra que está intensamente ligada a energias, a ônix tende a acumular vibrações negativas que são direcionadas ao usuário. Ela promove a limpeza energética do ambiente e do indivíduo, no entanto, também precisa ser higienizada para manter seu funcionamento. 

Ela também pode ser usada de forma pessoal, seja carregando consigo a pedra sozinha, seja usando-a como parte de uma joia, biojoia ou semijoia. Dessa forma, ela limpa seu campo energético, atuando também em relação às próprias energias negativas de quem a carrega. Além disso, a ônix proporciona mais autoconfiança, coragem, serenidade e autocontrole das emoções.

A limpeza e energização devem ser realizadas, em média, a cada quinze dias. No entanto, se você sentir que passou por uma forte carga negativa, este processo pode ser antecipado. 

Recomenda-se lavar a pedra na água da chuva ou em água corrente com um pouco de sal grosso ou sal marinho. Sua energia pode ser reativada deixando-a sobre a terra e sob a luz do Sol. Pode ser em um vaso de plantas, para que seja recarregada com energias da natureza. Para recarregar sua energia espiritual deixe-a sob a luz da Lua por cerca de 4 horas. 

Como usar a ônix em semijoias

Quer garantir a proteção espiritual e energética da ônix? Uma das melhores maneiras de usá-la é mantendo-a sempre perto na forma de joias, numa pulseira de ouro, pulseira de prata, num colar de ouro ou numa gargantilha, por exemplo. A forma mais conhecida e utilizada da pedra em acessórios é a ônix preta. Ela pode ser completamente negra ou com veias brancas que a deixam ainda mais bela. 

Nas semijoias existem diversas maneiras de incluir a pedra no look. Ela pode ser um pingente em colares de metais ou materiais naturais, como madeira, ou até de outras pedras. Dessa forma, a beleza da ônix fica mais destacada sem pesar muito no visual. Assim, o acessório pode ser usado em looks para o dia a dia ou em reuniões diurnas sem problemas. 

Peças feitas completamente com a pedra ônix também tem se tornado muito populares, especialmente no tom preto. Nesses casos a biojoia ou semijoia deve ser o centro do visual, evitando outras peças que possam concorrer com ela. Um acessório perfeito para o uso à noite, em festas e reuniões.