Conheça mais sobre a pedra ametista e como ela pode ser usada nas semi joias e bio joias.

A ametista é uma pedra valorizada desde os tempos antigos como um símbolo de boas energias ou peça para espantar falsas amizades. Hoje em dia, ela é considerada uma pedra cheia de estilo e beleza, que pode e deve estar presente no visual de qualquer um. Confira tudo que você precisa saber sobre a pedra, desde suas características e cores mais comuns até significados!

Características únicas da ametista para as semijoias

A ametista é uma pedra que pertence à categoria dos quartzos formada por óxido de silício. A pedra também contém outras substâncias, como compostos feitos de manganês e ferro. É a quantidade desses outros compostos que dá à pedra suas cores únicas. 

Além de ser belíssima, a ametista também é utilizada em uma variedade enorme de joias e semi joias. Suas cores, textura e características ímpares a tornam o elemento perfeito para complementar qualquer visual, desde os looks mais básicos até uma combinação de luxo. 

Falaremos mais abaixo a respeito dos usos da ametista em joias, como colares, pulseira e brinco. No momento, queremos explorar mais daquilo que a torna tão desejada.

Cores de ametista para semijoias

As diferentes concentrações de ferro encontradas em cada pedra são responsáveis por alterar seu tom, aumentando as opções de semijoias. A variedade de cores e tons é grande e também é possível encontrar algumas ametistas com mais de uma cor na mesma pedra. 

As cores mais encontradas incluem: 

  • Ametista jacobina: possui apenas uma cor forte, escura e viva. As cores mais comuns incluem azul escuro ou vermelho, mas podem variar de acordo com a quantidade de ferro e manganês que existe na pedra; 
  • Ametista de Madagascar: o tom da pedra é mais puxado para o púrpura ou violeta. Esse tipo de pedra é mais opaco, tendo a aparência de estar esfumaçada. Como resultado, ela é perfeita para usar em joias artesanais com aspecto mais rústico ou utilizando outros materiais, como ouro envelhecido; 
  • Quartzo ametista: é a forma menos valiosa dessa pedra encontrada na natureza, mas não menos bela. Ela possui mais de uma cor e os lados costumam ser separados por um traço incolor. Apesar de ficar perfeita numa joia, semi joia ou bio joia, ela possui menor valor comercial; 
  • Ametista mosquito: em geral a ametista mosquito apresenta cores mais claras que suas outras variações. Sua característica especial são pequenas manchas brancas em toda a pedra;
  • Ametista espanhola: é um tipo de ametista bastante fina muito usada em semi joias de luxo. Apesar do nome, elas nem sempre são originárias da Espanha e sua origem costuma ser bastante difícil de comprar dependendo do fornecedor. A coloração dessas pedras costuma vir em tons púrpuras; 
  • Ametista púrpura: é bastante encontrada no Uruguai, na Sibéria e nos Montes Urais. Seu nome já explica bastante da pedra: ela costuma ter tons púrpuras, mas não é tão fina quanto a variação espanhola. 

Graças a essa enorme variedade de ametistas é possível criar as peças mais lindas e únicas! Por isso ela é tão valorizada pelo mercado e procurada por consumidores. 

Onde ela é encontrada

A ametista é encontrada em todo o mundo em jazidas exploradas por muitas mineradoras. Incrivelmente, nosso país, o Brasil, possui algumas das maiores jazidas de todo o planeta! Por isso produzimos peças de alta qualidade e rara beleza com a pedra. 

O sul do país é especialmente rico em ametista, explorando a pedra em cidades, como Ametista do Sul (RS), Entre Rios (SC) e Chopinzinho (PR). Estima-se que o Brasil tenha reservas de ametista para 100 anos. Boa parte das pedras extraídas por aqui são exportadas, mas algumas empresas também dedicam-se a refiná-las e transformá-las em joias e semijoias de todos os tipos. 

Também é possível encontrar reservas da gema em outros locais para fazer semi joias, como Espanha e Sibéria. No entanto, essas reservas costumam ser menores e devem esgotar-se com muito mais velocidades que as nacionais. 

O que a ametista significa na simbologia?

Pedras belas e semipreciosas, como a ametista, sempre chamaram a atenção da humanidade gerando toda uma simbologia ao seu redor. Isso faz com que elas sejam cobiçadas tanto por suas propriedades físicas, como espirituais e energéticas. 

De acordo com a cultura grega a ametista tem o poder de transformar pensamentos negativos em positivos. Também dizia-se que a pedra afastava falsas amizades e protegia o dono. Como resultado, os mais ricos da sociedade grega costumavam ter várias ametistas em sua propriedade. 

Atualmente, quem usa semi joias de ametista acredita que ela possui poderes místicos de proteção. Ela deve desintoxicar o corpo de energias negativas, ajudando na cura de problemas físicos provenientes delas. 

Ela é ligada aos planetas Netuno e Júpiter, além dos signos de Áries e Sagitário. Seu elemento é a água, contribuindo para seus possíveis poderes de cura. 

Em quais peças de semi joias podemos encontrá-la?

Por ser uma pedra realmente bela a ametista pode ser utilizada em uma variedade de peças. Ela é comum em brincos e colares de semi joias e em anéis, com uma única pedra dando destaque a sua cor e beleza, mas também pode ser utilizada com outras pedras e materiais. 

Em pulseiras é possível combinar a ametista com zircônias brancas. A zircônia possui uma aparência mais discreta e dá destaque à cor da ametista, especialmente em seus tons mais vivos. Em uma pulseira artesanal também se combinam materiais naturais, como madeiras e sementes, com ametistas.

Dicas de ocasiões para usar semi joias e bio joias com ametista

Acessórios feitos de ametista costumam ter um visual e design bastante sofisticados. Assim, ela torna-se a pedra perfeita para ocasiões mais formais, como festas, formaturas e casamentos. Recomendamos algumas peças feitas com essa gema semipreciosa para esse tipo de ocasião:

  • Brincos; 
  • Pulseiras; 
  • Colar; 
  • Gargantilha. 

Ao utilizar mais de um acessório de ametista o indicado é escolher em qual das semi joias quer dar destaque. Em uma combinação de pulseira, brincos e colar, por exemplo, a pulseira e os brincos devem ser mais discretos e possuir pedras menores. Assim a atenção fica voltada para as pedras mais chamativas no colar enquanto o restante permanece como “apoio” ao visual.

Usar acessórios, joias e biojoias de qualidade transforma seu visual, deixando-o ainda mais estiloso. Invista na ametista que não tem erro!