Quem acompanha as passarelas, blogs de moda e celebridades deve ter percebido uma nova tendência, pois quem ama moda certamente já está começando a procurar novas peças de semi joias finas que usem pedras naturais, como os brincos turquesa. Elas vieram para ficar no mundo dos acessórios e só trazem ainda mais beleza para quem as usa. 

Uma de suas principais características é a versatilidade. Elas podem ser extremamente sofisticadas e belas dependendo do corte e da combinação. Use os brincos turquesa como exemplo. Quando utilizados em uma peça banhada a ouro tornam-se a opção perfeita para uma festa noturna. 

Já brincos pequenos dessa pedra e com corte mais delicado assumem um tom mais simples no dia a dia. Ou seja, é possível utilizá-los em qualquer tipo de combinação, sempre mantendo a beleza exótica da pedra em destaque. 

Gosta de semi joias finas que usam essas pedras? Fique sabendo que elas possuem diversos benefícios. Algumas pessoas até dizem que utilizá-las ajuda-nos mental e energeticamente. Confira por que incluir essas peças no seu estilo! 

O poder das pedras naturais de acordo com o misticismo

Existem indícios de que pedras e cristais naturais já eram usados por humanos desde 3.000 A.C., no período neolítico. As pedras serviam como materiais para construção e decoração e, aos poucos, assumiram seu papel na criação de acessórios. 

Com frequência, as pedras eram usadas para fins religiosos e místicos. Nas casas elas tinham o papel de eliminar ou prevenir energias negativas e trazer alegria, saúde e prosperidade para a família. Em templos, eram símbolos para canalizar a energia celestial da entidade ao qual eram dedicadas. 

Pedras de todos os tipos fazem parte da história da humanidade e seus muitos usos permanecem até hoje. Simples brincos podem ter inúmeros significados e usos de acordo com a crença de quem os utiliza. As gemas vão muito além de sua beleza, elas são cheias de energia, crenças e vida. 

Efeitos terapêuticos das pedras naturais

Na antiguidade diversas pedras naturais eram usadas como amuletos para trazer boa sorte pela nobreza. Na idade média, por exemplo, a turquesa era considerada como uma pedra protetora e devia sempre estar presente no vestuário de reis e cavaleiros. 

Hoje em dia, algumas práticas alternativas continuam considerando o forte potencial energético das pedras. A cristaloterapia e alguns tipos de massagens são algumas das práticas que podemos citar que valorizam tais materiais. 

Consideradas como símbolos de espiritualidade que ajudam a conectar corpo e mente, as pedras podem atrair energias positivas e equilibrar mente e emoções. Elas são repositórios energéticos que podem ser usadas tanto no ambiente quanto no indivíduo. 

Quando alguém quer manter os efeitos terapêuticos e energéticos das pedras naturais mais próximo é comum procurar acessórios. Os brincos feitos com turquesa são um exemplo que atrai sorte e favorece a saúde, tanto física quanto espiritualmente. Sua energia é bastante forte, criando um campo de proteção em volta do usuário. 

Acessórios de outras matérias-primas também são recomendados para proteção. Alguns exemplos incluem o quartzo, a turmalina, o olho de tigre e a hematita.

Como arrasar com semi joias finas de pedras naturais

Os brincos de pedras naturais são versáteis e encaixam com qualquer tipo de visual. Desde o dia a dia, com jeans e camiseta, até um estilo formal, com blazer e saia. Tudo isso acontece graças à variedade enorme de cores, formatos e tamanhos encontradas em biojoias que usam esse insumo.

Os brincos e colares que contém pedras devem ser escolhidos para se encaixar com seu estilo e personalidade. Gostou da ideia? Separamos algumas dicas para escolher a peça perfeita para qualquer ocasião. 

1. Combinação de gemas e metais nobres

Semi joias finas combinam frequentemente brincos de pedras naturais e alguns metais nobres, como ouro e prata. O efeito é belíssimo e cheio de estilo e luxo. Elas apostam no contraste entre a natureza rústica da pedra e a refinação do metal usado. 

Além disso, esse tipo de brinco possui outra vantagem importantíssima: sua durabilidade. Sabemos que pedras duram por toda a vida ou até por gerações, as construções antigas e uma variedade de materiais que sobreviveram milênios não nos deixam mentir. O mesmo ocorre em peças que as combinam com metais. 

Materiais banhados em ouro e prata tornam-se mais duradouros. Eles ficam protegidos contra ferrugem, não escurecem ou acumulam sujeira na sua superfície com facilidade. 

2. Brincos turquesa com pedras naturais grandes

A tendência de maxi brincos chegou em 2017 e nunca mais saiu de moda e não existe como não se apaixonar por um brinco que usa pedras naturais grandes para trazer toda a sofisticação que um visual poderia precisar. 

As gemas grandes são excelentes opções para quem quer combinar um look para festas ou algo mais sofisticado. Usar brincos turquesa compridos, por exemplo, é ótimo para uma formatura, casamento ou baile. 

Tenha certeza que os acessórios vão chamar atenção! Se estiverem combinados com colares de pedras é melhor ainda. No caso dos maxi brincos o colar não precisa ser tão carregado. É possível optar por uma corrente ou gargantilha mais discreta para deixar os acessórios na orelha realmente brilharem. 

3. Brincos turquesa e colares discretos para combinar com a make

Há quem ame pedras grandes e cheias de personalidade, assim como existem pessoas que curtem acessórios mais discretos. Não se preocupe se você faz parte desse último grupo, também existem brincos perfeitos para você. 

Os brincos e colares de pedras menores são excelentes para um look dia a dia e também para festas. Nesse último caso eles combinam com uma make mais ousada, cheia de cores e destaques. Assim, o rosto não fica muito carregado. 

4. Brincos com pedras naturais brilhantes

Pedras naturais brilhantes nunca saem de moda! Elas são perfeitas para qualquer tipo de ocasião dependendo do tamanho e corte da peça. O topázio dourado, o rubi e a esmeralda são algumas das opções mais clássicas para quem não abre mão de um brilho no look. 

Também existem os cristais, como o quartzo, que podem ser combinados com elegância em semi joias finas. Eles estão disponíveis em peças coloridas e transparentes. A escolha depende muito do tom de pele de quem usa e também da ocasião. 

As pedras naturais são perfeitas para todos. Diferentes peças, de variados formatos e tamanhos, qualquer um pode utilizá-los para enfatizar sua beleza e mostrar seus gostos. Invista neles para sempre acertar no visual!

Pedras naturais mais populares para semi joias

Até agora já percebemos que as pedras naturais são simplesmente belíssimas. Elas podem tomar diversas formas, de brincos turquesa a colar de pedras naturais e combinam com todos os tipos de looks. Mas você já sabe quais são as mais populares no mundo da moda? 

Separamos algumas das pedras mais procuradas e sugestões para a escolha dos acessórios. Continue lendo para conhecer todas! 

1. Brincos turquesa e outras peças dessa pedra

Sua cor é tão marcante que todo mundo deveria ter pelo menos um par de brincos de turquesa! Seu tom de verde-água é bastante delicado e fica simplesmente perfeito para colares, pulseiras e brincos turquesa. 

Além de ser linda, ela é conhecida por ser usada como um amuleto que dissipa energias negativas. Você tem percebido um ar mais pesado à sua volta? Aproveite um acessório feito de pedra natural para proteger-se. 

Para melhorar ainda mais sua beleza, ela atrai sorte e paz de espírito. Recomendada especialmente para aqueles dias mais estressantes no trabalho ou na vida pessoal, já que ajudará quem a usa a manter-se calma durante qualquer momento. 

Pessoas que buscam ser mais comunicativas e conectar-se melhor também devem aderir ao uso da pedra. Acessórios feitos com ela passam uma sensação de leveza e alegria indescritível. 

2. Peças de ônix

Aquele pretinho básico também possui sua versão no mundo das pedras naturais, o ônix, que também é chamado de quartzo preto por causa de seu tom mais escuro. Quando cortada e polida ela assume uma aparência brilhosa e muito elegante, perfeita para acessórios mais finos. 

A recomendação aqui é aproveitar peças com detalhes folheados a prata ou ouro, que destacam bastante a pedra. Assim, ela ganha toda a atenção que merece em seu visual, seja em brincos, colares, braceletes ou pulseiras.

Quem procura pedras com potencial energético é apaixonado pela ônix. Ela é conhecida como o cristal da proteção, já que dissipa energias negativas e protege contra a inveja. A proteção é ainda mais fortes nos assuntos do coração, tornando acessórios de ônix a opção perfeita para presentes entre casais apaixonados. 

3. Pulseira olho de tigre e similares

Antigamente, na Índia, dizia-se que os olhos dos tigres possuíam poderes hipnotizantes. Até que a lenda faz sentido, considerando toda a beleza desse grande felino e seus olhos amarelados. Por isso, a pedra natural de que falamos agora ganhou esse nome. 

Ela possui uma mescla de tons amarelos, marrons e pretos que a tornam enigmática e muito diferente. Os místicos consideram a olho de tigre como a pedra da intuição e com uma das mais poderosas forças protetoras. 

Quando o assunto são as semi joias, essa pedra é extremamente versátil. Algumas peças usam a olho de tigre como pingente para obter um efeito mais sutil. Essas são peças perfeitas para o dia a dia, trabalho ou ocasiões informais durante o dia. 

Também podemos aproveitá-lo em peças, como maxi colares, com pingentes maiores e partes folheadas a ouro. Além disso, sua cor é considerada um coringa e combina com a maior parte das outras pedras naturais para criar mix de colares ou conjuntos. 

4. Cornalina vermelha 

Tudo sobre a cornalina vermelha é interessante, começando por seu nome. O termo em latim significa “carne”, por causa de sua cor vermelha chamativa. Existem diversos tons de vermelhos que podemos encontrar na pedra, desde os mais vívidos, similares ao sangue, até os mais alaranjados. O local de extração da pedra e a exposição solar fazem com que a concentração de minerais em sua superfície mude, alterando também a cor. 

Sua principal ligação é com a coragem, que ela costuma estimular. Algumas pessoas gostam de usar acessórios de cornalina em momentos que sentem dificuldades, como na hora de falar em público ou em uma reunião importante. 

Além de deixar quem a usa mais corajoso, sua cor e detalhes trazem muito mais força ao visual. Só tome cuidado na hora de escolher acessórios para o dia a dia, maneire no tamanho dos pingentes ou colares para garantir que a cornalina se destaque, mas não de forma exagerada, pois a pedra já é bastante chamativa. 

5. Pulseira de jade e colares

O jade é bastante importante na cultura milenar oriental, onde tem significados relacionados à pureza e nobreza. Na China, por exemplo, ele é conhecido como a pedra do imperador e, antigamente, só poderia ser usado por nobres e integrantes da família real. 

Por ser bastante prática para talhar, ela também chegou a ser usada para criar artefatos, como copos, vasos e botões. Cada um desses itens possui valor incalculável e era usado pelos mais altos níveis de nobreza. A pedra é tão adorada no país, que fez parte das medalhas dos jogos olímpicos de Pequim, em 2008. 

O jade permanece sendo uma das pedras mais usadas para joias e semijoias. Sua cor permite que seja combinado com os mais variados tipos de visuais. Em peças mais sofisticadas, ele é perfeito para festas e a vida noturna. Já quando usado em contas mais discretas, encaixa-se muito bem para o dia a dia. 

Os mais espiritualizados acreditam que a pedra transmite calma e tranquilidade. Ela também está relacionada à comunicação e à saúde. O jade atrai energias positivas para quem a usa, então sempre é interessante incluir um acessório dessa pedra no look do dia.

Como cuidar dos brincos turquesa e outras peças com pedras

Os acessórios de pedras naturais, como brincos de turquesa, podem durar décadas, inclusive as semijoias. Ou pelo menos é o que acontece quando elas recebem os devidos cuidados. Separamos um passo a passo simples para manter suas pedras lindas por muito mais tempo, confira abaixo. 

1. Limpeza dos brincos turquesa e outras peças

Alguns produtos químicos agridem a superfície da pedra, aumentando sua porosidade. Isso faz com que ela se deteriore muito mais rápido, perdendo seu brilho e beleza original. O ideal é evitar ao máximo submergir sua peça ou molhá-la. 

A limpeza da rotina deve ser feita com uma flanela limpa e macia. Assim, é possível remover toda a poeira sem arranhar ou prejudicar a joia. Caso precise fazer uma limpeza mais “pesada” opte por detergente neutro e um pano macio. 

Atenção: nunca use vinagre, limão ou outros produtos com ácidos. Apesar de serem citados com frequência na internet para limpeza de peças com pedras naturais, eles podem danificar permanentemente sua joia. 

2. Armazenagem das semi joias

Sabia que o local onde você armazena suas semi joias de pedra pode prejudicá-las? Recomendamos manter a peça em sua embalagem original ou em um saquinho de feltro. Nunca deixe todas as joias e semijoias em uma mesma caixa, já que o atrito entre elas causa arranhões. 

3. Hora do uso das semi joias

Na hora de usar suas semi joias com pedras naturais também recomendamos alguns cuidados. Coloque o acessório só depois de aplicar toda a maquiagem e de deixar que os cosméticos sequem na pele, assim você evita sua exposição a agentes químicos. 

Evite usar peças com pedras naturais durante atividades físicas, já que o suor também é um agente que corrói sua superfície. O mesmo é válido para a hora da limpeza. Deixe para usar suas joias preferidas somente quando não precisar usar materiais para limpeza pesada, como água sanitária e cloro.