Colar de madeira: conheça as vantagens de usar.

Mulher usando colar de madeira jade e jaspe picture da Ceci Joias da Amazônia

A madeira é usada como material para acessórios, biojoias e joias artesanais, como por exemplo colar de madeira, há gerações. Desde que a humanidade aprendeu a criar ferramentas a madeira esteve lá. Entre as tribos mais primitivas, ela servia como itens para sobrevivência e, vez ou outra, também assumia a forma de acessórios em um colar de índios, por exemplo. Aos poucos, esse costume espalhou-se. 

Até hoje a fabricação artesanal de acessórios em madeira é uma das atividades mais características de certas comunidades. Na Índia, Antártica, África e até nos confins brasileiros, muitos continuam com suas tradições que usam o material. E os resultados são simplesmente belos!

É claro que esse material natural tão nobre não ficaria perdido nas tradições passadas. Hoje em dia, um colar de madeira e peças similares são tendência. Confira alguns motivos para incluí-los no seu visual! Temos certeza que a madeira vai lhe conquistar. 

Por que colar de madeira é a nova tendência? 

Não existe como escapar: o colar de madeira é uma tendência. A madeira veio para ficar nos pescoços, pulsos e orelhas de milhares de mulheres pelo mundo. Essa tendência é cheia de estilo e personalidade e fica ainda mais linda em joias artesanais feitas por verdadeiros artistas. Confira por que acessórios com madeira vem tão forte nos últimos anos no mundo da moda!

1. Sofisticação e muita personalidade nas biojoias

Até alguns anos biojoias e semi joias de matérias-primas naturais eram consideradas como algo “alternativo” ou “de hippie”. Mas essa concepção ficou para trás há tempos! Hoje, um colar feito com madeira tem tanto valor estético quanto qualquer outra peça. 

Usar madeira no visual já virou sinônimo de sofisticação. O material é considerado como item de luxo e ainda tem mais uma vantagem: traz muita personalidade para o look. Elas são ousadas e tiram seu visual do lugar comum.  

Por serem de tons neutros os colares combinam com praticamente tudo. Garantimos que depois de começar a usar é um caminho sem volta!

2. Leve e versátil

Ao contrário de pedras, a madeira é bastante leve. Isso significa que elas proporcionam acessórios muito versáteis e fáceis de combinar. Não importa se você quer incluir um brinco de pedras e um colar desse tipo no visual, vai ficar perfeito de qualquer forma. 

O mesmo vale para looks em situações variadas. Existem colares perfeitos para o trabalho que, com o vestido certo, deixam você pronta para aquela festa à noite ou tarde no barzinho de fim de semana. É a opção perfeita para quem quer arrasar no visual em qualquer momento e mostrar seu estilo claramente. 

3. Sustentabilidade com joias artesanais

Muitas joias e semi joias artesanais são feitas com madeira reflorestada ou de demolição. Isso significa que ao comprar um colar de madeira você não está somente adquirindo uma peça lindíssima, também está ajudando a conservar o meio ambiente. 

Dependendo do fabricante, a madeira une ainda mais vantagens para a comunidade e o meio ambiente. Existem marcas que utilizam trabalho artesanal de comunidades locais onde a madeira foi extraída. Assim, é possível garantir trabalho para comunidades indígenas e ribeirinhas e ajudá-las a manter suas tradições através dos produtos. 

A produção de peças de madeira também gera economia de água e metais cuja extração causa forte impacto no meio ambiente. Uma peça desse tipo, portanto, é uma peça linda e sustentável. Quer algo melhor que isso?

4. Colar de madeira: ótimo para peles sensíveis

Sabia que o colar de madeira é bom para peles sensíveis, pois toda madeira é hipoalergênica? Ao contrário de muitos metais, ela não causa irritação, vermelhidão ou inchaço. Isso acontece porque ela é livre de níquel, um aditivo muito comum em metais, especialmente nos que são usados para fabricar acessórios, mas que as peças da Ceci Joias não contém. 

Uma das grandes vantagens de comprar um colares com essa matéria-prima é que você consegue diminuir ao máximo a exposição da pele a metais. Isso mesmo quando a peça possui partes banhadas, como a corrente ou o fecho. As chances de sofrer de alergia por causa da exposição a esse insumo é mínima!

Para as amantes dos brincos temos outra boa notícia: por serem brincos extremamente leves, vocês podem usar mesmo os maiores sem sentir qualquer tipo de incômodo. 

5. Variedade de designs, como colar de índio

Acredite, as possibilidades de design de biojoias de madeira são praticamente infinitas. Por serem um trabalho artesanal tudo que elas precisam para transformarem-se em verdadeiras obras de arte é a imaginação do artesão. Se forem combinadas com outros materiais naturais, como sementes e fibras de coco, fica ainda melhor. 

Procurando um acessório com design minimalista e moderno? Existem opções em madeira que vão combinar com seu estilo e com você. Se preferir algo mais rústico, como um colar de índio, fique tranquila, também existe. 

Até os tons de cores e texturas da madeira variam. Existem diversos tipos de madeira que são utilizados, desde as mais claras até as mais escuras, que chegam perto do preto. Dependendo do tratamento recebido o material também pode ser fosco ou brilhante.  

6. Design inovador

Amamos inovação em nossos acessórios, não é mesmo? Esse é um dos segredos por trás da popularidade do colar de madeira. A ideia desse tipo de peça é combinar a tradição da comunidade que a colhe na floresta de forma sustentável, com insumos, como pedras semipreciosas e folheados em ouro e prata, para fazer semi joias artesanais de qualidade. O resultado dessa mistura é muita inovação e bom gosto. 

7. Produtos únicos

Sabe qual é o principal diferencial de colares artesanais? Eles são peças de arte únicas. Quando você compra colares de madeira ou outras biojoias pode ter certeza: ninguém tem uma idêntica. 

Isso acontece em parte por causa das pequenas irregularidades de cor e textura encontradas na matéria-prima. Também está relacionado com o processo de produção parcialmente manual, que faz com que o corte e montagem nunca sejam exatamente iguais. 

Cuidados essenciais com seu colar de madeira

Já deu para perceber que temos uma verdadeira paixão por colar de madeira, não é mesmo? Amamos tanto essa peça que separamos algumas dicas de conservação para seu colar. Confira: 

  1. Guarde-o em um local arejado e livre da luz solar e temperaturas altas; 
  2. Evite deixar a peça em contato com perfumes, cremes e maquiagem, de preferência não use ou aplique esses cosméticos quando quiser vestir acessórios de madeira; 
  3. Limpe somente com uma flanela limpa. Se perceber que a madeira está perdendo seu brilho, use uma quantidade muito pequena de óleo natural ou lustra móveis para recuperar o brilho e nunca, nunca mesmo, use água. 

Agora você está pronta para ter seu colar de madeira e arrasar por onde for!

Melhores estilos de colar de madeira

O colar de madeira realmente é uma tendência que precisa ser observada. Mas quem disse que você deve se contentar somente com um estilo? A variedade para este tipo de acessório é incrível e pode mudar toda a forma como você vê o material em adereços de uso pessoal. 

Confira toda a variedade disponível deste colar, visando entender melhor como usá-lo no cotidiano ou até mesmo em eventos. 

1. Colar com contas

As contas em colar de madeira são um detalhe bastante clássico, que diversas culturas utilizam ao longo do tempo. Em comunidades indígenas, as contas feitas de árvores eram combinadas com detalhes em fibras naturais e sementes coloridas.

Hoje em dia, muitos acessórios são criados a partir de combinações entre diversos tons de madeira. É comum encontrar, por exemplo, um colar que utiliza contas e um pingente maior entalhado na ponta. 

Estas peças são discretas, porém, bastante delicadas. Quem deseja criar um look casual, pode exibir este tipo de colar sem medo. A combinação com brincos femininos também fica excelente, independentemente do material. 

2. Pingente de madeira

Algumas vezes, o colar utiliza uma corrente folheada a ouro ou à prata, acompanhado de um pingente de madeira delicado. Este tipo de peça remete a um ar mais minimalista. Também permite criar um look descontraído ou, até mesmo, uma combinação com outros colares que tragam mais peso ao visual. 

Lembre-se que os tons terrosos da madeira são bastante neutros. Isto significa que é permitido inventar combinações livremente, já que se encaixam com os colares de contas coloridas e de pedras naturais e ainda com aqueles tão somente dourados ou prateados. 

Quem gosta de temas místicos ou espirituais, pode buscar pingentes relacionados. Os entalhes variam de temas da natureza, como folhas e flores, a signos. É só procurar o que se adequa mais ao seu estilo. 

3. Gargantilha de prata com detalhes em madeira

Nem a gargantilha de prata escapa das tendências amadeiradas, e isto é ótimo! Os modelos que usam detalhes no material conseguem ficar ainda mais lindos, com uma conexão especial com o mundo da natureza. 

Outra opção é usar uma gargantilha prateada juntamente a uma peça mais longa de madeira para ter um efeito similar, contudo, mais ousado. É impressionante como é possível usar este colar em todos os tipos de look!

4. Colar de madeira com pedras naturais

Você já deve ter percebido como as misturas são extremamente bem-vindas, quando o assunto é colar de madeira. O material realmente consegue combinar muito bem com outros, além de destacar o que existe de melhor neles.

No caso das pedras naturais, há alguns modelos que usam contas de madeira em sua composição. O visual fica na medida certa, já que a madeira permite que a pedra se destaque com determinada sutileza. Assim, torna-se uma semijoia fina para quem procura algo mais discreto e, ao mesmo tempo, com requinte natural. 

Este tipo de colar com pingentes de pedras também é bastante popular. O seu efeito é mais alternativo, esbanjando personalidade por onde passa. Quem gosta de se vestir com cores alegres e estampas, certamente vai adotar esta opção. 

Como usar o colar de madeira em qualquer ocasião?

O colar de madeira é um pouco fora do que é considerado convencional. Por isso, algumas mulheres deixam de usá-lo com medo de causar estranheza ou simplesmente por pensarem que não combinam com o restante das roupas. 

Que tal aprender como criar combinações perfeitas com esta biojoia? Então, seguem algumas ideias e dicas para você se inspirar nos tópicos abaixo. 

1. Acessório com aspecto chamativo

Este tipo de colar pode muito bem ser o centro do seu visual. Quem gosta de usar peças grandes, chamativas e que têm personalidade, com certeza, vai adorar os maxi colares confeccionados com esta matéria-prima. Eles podem ser longos ou no tamanho tradicional e, geralmente, possuem pingentes exagerados. 

Nestes casos, é recomendado manter o colar como o principal foco do look e evitar outros acessórios também chamativos. Os brincos e as pulseiras podem entrar em conflito, sendo assim, opte por algo mais simples na hora de complementar. 

Por ser uma cor mais neutra, a madeira também dá match com roupas coloridas e estampadas. Quer realmente chamar a atenção? Aproveite o seu colar para usar com o que o seu coração mandar e criar novas tendências no universo da moda!

2. Colar colorido para mais diversão

O colar colorido, que usa detalhes em madeira, pode ser divertido. Ele pode ser utilizado com todos os tipos de acessórios e cores, possibilitando looks descontraídos para usar durante o dia. Sobrepor peças e cores é uma forma interessante de explorar mais a sua criatividade. 

Use este tipo de combo para passeios durante o dia, encontros para um café e, inclusive, em ambientes de trabalho, dependendo da natureza das suas funções. 

3. Combine acessórios minimalistas

Outra dica de look para montar com um colar de madeira é o estilo minimalista. Os acessórios que usam somente contas do material ou um pingente pequeno são simples, sutis e delicados. Dão aquele toque especial e valorizam a sua imagem. 

Algumas pessoas gostam de usar looks em preto ou branco apenas com acessórios de madeira. São ainda mais discretos do que a prata e o ouro, por isso, indicados para sair, seja qual for o seu destino. Quem gosta de algo que dê um certo brilho, talvez, prefira experimentar outra opção ou criar um mix simples. 

4. Use estampas e elementos naturais no look

A madeira remete à natureza, é parte do motivo deste material ser tão amado. Portanto, nada melhor do que combinar todos os tipos de elementos naturais no mesmo visual, não é mesmo? Quem deseja prestar homenagem à mãe-natureza, pode usar roupas com tons terrosos ou de verde e aproveitar para esbanjar nas estampas. 

Os florais e as folhas estão entre as campeãs para a combinação. No entanto, você pode ir além com os acessórios. As pedras naturais, as fibras e as sementes ficam ótimas nos brincos, nas pulseiras e até nos anéis. 

5. Mix com colar de madeira

O colar de madeira, com certeza, cabe em um mix de colares. O ideal é tentar manter elementos naturais nos demais acessórios para que tragam à tona esta qualidade da madeira. Outros colares de fibras e pedras, por exemplo, ficam maravilhosos no mix. 

Outra alternativa é criar uma proposta que intercale colar de prata e de ouro com as peças com contas ou detalhes em madeira.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

plugins premium WordPress