Por que você deveria ter uma pulseira de jade

Pulseira de jade site Ceci Joias da Amazônia

O jade é uma pedra preciosa dura e considerada rara em diversas partes do mundo, muito usada em peças de semijoia, como na pulseira de jade. Sua principal característica é a cor, geralmente pendendo para o verde em diversos tons. Cada variação ocorre por causa das diferentes quantidades de ferro combinado com outras substâncias em cada pedra. 

A Ásia é um reduto especialmente rico na pedra. No entanto, sua mineração ao longo das gerações tem esgotado muitas jazidas do material. Hoje ela é bastante rara em partes da Ásia, mas permanece uma matéria-prima para joias, semijoias e biojoias, como a pulseira de jade, que é bastante popular em todo o mundo. 

História da pulseira de jade e acessórios com a pedra

Desde os primórdios das sociedades humanas o jade tem sido considerado como uma pedra de valor, assim como a pulseira de jade. Os chineses antigos eram especialmente atraídos pela pedra, considerando-a como um sinônimo de pureza e beleza. 

Desde tempos antigos as tribos humanas aprenderam a encontrar e trabalhar com esse item. Inicialmente, ele não era transformado em acessórios de vestimenta, mas em ferramentas e armas para caça. Aos poucos, ferramentas tornaram-se ornamentos e objetos usados em rituais. Acreditava-se que a pedra era capaz de trazer poderes místicos ou conectar-se com as forças da vida e da morte. 

Os trabalhos com jade continuaram em sociedades nativas de diversas partes do mundo. A Nova Zelândia e América do Norte desenvolveram tradições especialmente interessantes de artesanato usando o material. Mas quem realmente se destacou foi a China, que têm trabalhado o jade há mais de 3.000 anos. 

Por que as biojoias de jade são únicas?

O jade é uma pedra bastante peculiar. Ao contrário de metais preciosos, como o ouro, ela não pode ser fundida e moldada à vontade. Pelo contrário, por ser bastante dura ela é de difícil manejo. Para artesãos que usam ferramentas mais rudimentares ela é impossível de moldar, precisando primeiro ser cortada com abrasivos para depois ser trabalhada. 

Dependendo do local de mineração ou de coleta, a pedra vem em diferentes formatos e tamanhos. Ela também é conhecida por possuir “impurezas” que alteram sua cor e aparência. Portanto, cada pedaço de jade minerado é basicamente único. Dificilmente as mesmas circunstâncias naturais que levaram à sua formação vão se repetir em outro lugar. 

Combinando essas características com a visão de cada artesão e artista, teremos peças que nunca serão replicadas em outro lugar. Por isso, cada item de jade fabricado tem sua própria essência.

Associações e significados na China antiga

A tradição chinesa no trabalho do jade inspirou boa parte do mundo ocidental no final do século XX e século XXI. Graças a seus belos trabalhos, todo o mundo, desde Europa às Américas, ficou interessado no material e voltou a adotá-lo em seus visuais e looks. 

Os chineses antigos consideravam o jade como o material mais belo que existe na natureza. Aos poucos ele passou a ser associado a ideias de pureza e bondade de acordo com a filosofia Confucionista. Ela se tornou a pedra símbolo de casas aristocráticas da China antiga. E logo decorar uma casa ou espaço de trabalho com objetos de jade virou sinônimo de bom gosto. 

Parte da cultura local também considerava a pedra como símbolo da imortalidade. Por ser muito resistente, alguns acreditavam que o material seria indestrutível. Como resultado, usar acessórios, como brincos, gargantilha ou uma pulseira de jade, traria vida mais longa para o seu portador.

A pulseira de jade e sua paleta de cores

Embora seja comumente relacionada à sua tonalidade verde característica, a pulseira de jade apresenta uma diversidade de cores que favorecem a infinita criação de coleções de joias e biojoias.

Por milênios, os chineses consideraram essa pedra como a mais preciosa entre todos os objetos terrestres. No século XVIII, com a introdução do mineral jadeíte, o verde tornou-se a cor mais cobiçada, mantendo esse status até os dias de hoje, especialmente em semijoias finas e biojoias.

Contudo, outras cores de jade possuem seus próprios nomes, características naturais e significados. O jade lavanda, por exemplo, continua a ser admirado, enquanto o vermelho, o amarelo, o negro e, especialmente, o ice têm experimentado um crescente valor e desejo.

Independentemente da tonalidade, a pedra é considerada mais valiosa quando a cor é vibrante, em vez de irradiar opacidade. 

Assim, essa variedade de cores torna a jade uma escolha ideal para joalherias e designers de alta qualidade, principalmente, quando se busca um design que complemente tons de outono, como vermelho, bronze, laranja e cinza, seja em brincos pequenos ou um colar de pedras naturais.

Jade imperial verde-esmeralda: uma raridade

A cor predominante para o jadeíte é normalmente o verde-pálido. No entanto, destaca-se como o mais valioso o jade imperial verde-esmeralda, uma variedade rara e translúcida de jadeíte que contém crômio. Assim, essa qualidade singular semitransparente atribui um valor elevado à pedra em questão.

Ainda vale destacar que o valor da jade inclui as cores da composição, diferentes características, especificações técnicas e o grau de pureza encontrados em semijoias finas ou joias artesanais.

Ademais, ao explorar a questão da coloração, é possível utilizar a colorimetria. Dessa forma, a tonalidade jade imperial verde-esmeralda é representada em um modelo RGB, correspondente às iniciais das cores red (vermelho), green (verde) e blue (azul), composto por:

– Vermelho: 0%.

– Verde: 65,9%.

– Azul: 42%.

No padrão de cor CMYK, equivalente à escala cian (ciano), magenta, yellow (amarelo) e key black (correspondente ao preto), essa tonalidade é formada por:

– Ciano: 100%.

– Magenta: 0%.

– Amarelo: 36,3%.

– Preto: 34,1%.

Portanto, essas informações destacam a complexidade e a singularidade da cor do jade imperial verde-esmeralda, revelando-se um aspecto fundamental em sua distinção e apreciação.

A jade verde jaspe está entre as mais cobiçadas

Apesar de todas essas tonalidades associadas ao jaspe verde terem seu atrativo, é evidente que a mais desejada entre elas apresenta uma tonalidade bastante específica: o jaspe. 

Além do mais, esse é um tom bastante encontrado em semijoias finas, como um colar longo ou brincos femininos.

Pulseira de jade com detalhes em ouro 18k  - site Ceci joias.

A pulseira de jade e a simbologia das cores

A pulseira de jade apresenta uma notável diversidade de cores, apesar de geralmente ser reconhecida por sua tonalidade verde, marcada por pigmentos na forma de linhas brancas. E cada uma delas representa significados distintos. 

Adiante, veja a simbologia dos oito principais tons dessa pedra preciosa.

1. Azul/azul-esverdeado

Simbolizando paz e reflexão, essa variedade traz consigo uma aura de paciência e serenidade interior. 

Nesse contexto, diz-se que constitui uma pedra que impulsiona o ser de maneira lenta, mas contínua, sendo benéfica para aqueles que se sentem sobrecarregados por situações fora do seu controle.

2. Branco

Enquanto coral joia, acredita-se que essa variante direciona a energia de maneira construtiva. 

Assim, sua capacidade de filtrar distrações destaca o melhor resultado possível, auxiliando na tomada de decisões ao revelar informações relevantes, conforme os místicos.

3. Pulseira de jade red ou vermelho

Ligada à paixão e ao estímulo, alguns atribuem a pulseira de jade red ou vermelho ao amor e à liberação de pressões. 

Por isso, além de ser considerado um símbolo do amor, esse mineral permitiria o acesso à raiva de maneira construtiva, agindo como uma válvula de escape para a tensão no fígado, conforme o esoterismo.

4. Verde

Contribuindo para a cura do corpo, supõe-se que essa variante aborda problemas não físicos que podem se manifestar como doenças. Então, conforme a crença, é usada na prevenção de problemas de saúde.

5. Amarelo ou cor de jasmim

Energética e estimulante, alega-se que esse tipo de jade traz consigo uma doçura peculiar que gera alegria e felicidade, além de atrair sorte. 

Além disso, entusiastas do esoterismo creem que o jade amarelo ensina sobre as interconexões entre todos os seres, fortalecendo o corpo, especialmente o sistema digestivo e de eliminação.

6. Orange ou laranja

Essa variedade de jade traz alegria e promove a compreensão da interconexão entre todos os seres, de acordo com a crença popular.

7. Pulseira de jade lavanda ou violeta

Essa é outra variação encontrada em semijoias finas, como a pulseira de jade, que revela seu foco na redução de dores emocionais e traumas. Sendo assim, acredita-se que a opção do jade lavanda ou violeta busca proporcionar paz interior. 

Por isso, sua essência ensinaria sutileza e retidão em questões emocionais, estabelecendo limites com clareza.

8. Brown ou marrom

Auxiliando nos processos de liquidação, diz-se que esse tipo de pedra conecta-se à terra, proporcionando conforto e confiabilidade. Desse modo, sua presença também facilitaria a adaptação a novos ambientes. 

Por conseguinte, essas variedades de jade formam um espectro diversificado de propriedades e aplicações.

Brinco de jade com detalhes em ouro 18k - site Ceci joias

A pedra jade e sua fama

Quando Barbara Hutton, socialite americana e herdeira das lojas Woolworth, uniu-se a um príncipe georgiano, recebeu um notável colar de jade conhecido como Hutton-Mdivani. Datado do século XIX, ele é composto por 27 contas de jade translúcidas, habilmente lapidadas em uma tonalidade esmeralda profunda. 

Contudo, em 1934, Cartier foi encarregado de substituir o fecho, criando um novo em ouro amarelo com rubis e diamantes, para realçar a intensidade verde do jade. Em um leilão da Sotheby’s em 2014, o colar de Barbara foi arrematado por impressionantes 27,44 milhões de dólares, integrando, posteriormente, a The Cartier Collection.

Paralelamente à trajetória de Hutton, a imperatriz chinesa Empress Dowager Cixi, viúva da dinastia Qing, também ganhou notoriedade como uma ávida colecionadora de joias de jadeíte. Entre seus preciosos pertences, destacava-se um par de melancias esculpidas em jade. Mas a importância desses tesouros era tamanha que foram sepultados com a imperatriz. Todavia, em 1926, a joia foi roubada de seu túmulo.

Quando usar pulseira de jade e outras semijoias

Ao redor do ano 1.000 D.C. na China, o jade era visto ornando o pescoço de imperadores e da família real e a pulseira de jade era vista em seus pulsos. Mas hoje o uso da pedra é bem mais difundido. Inclusive ela já se tornou popular mesmo em visuais para o dia a dia e trabalho. Que tal apostar nesse tipo de joia para complementar o look e trazer todas as vantagens da pedra? Trouxemos algumas de suas possíveis aplicações. 

1. Festas e baladas

Na noite os visuais que usam jade praticamente brilham. A pedra pode ser usada em acessórios chamativos e também combina muito bem com um colar feminino mais detalhados ou numa pulseira de jade. 

A pedra pode, inclusive, ser misturada com outras semijoias ou biojoias para ficar ainda mais linda. Um colar de ouro fica simplesmente perfeito com brincos ou pulseiras do material! 

Um grande preconceito que ainda recai sobre o uso da pedra é sobre sua cor. Imagina-se que ela só fica maravilhosa com peças que contenham algo verde para combinar. Na realidade ele pode ser misturada com praticamente qualquer cor, mesmo que fique mais destacada. Afinal de contas, algo tão lindo como o jade não precisa ser escondido!

2. Passeios ao ar livre

Sim, a pedra favorita dos imperadores de dinastias antigas hoje em dia é usada como um acessório do dia a dia. Mesmo em passeios ao ar livre dá para escolher peças que combinam com vestidos e saias mais leves. 

A dica é escolher peças menores. Um colar folheado com pingente de jade é uma ótima opção e a clássica pulseira de jade também vai bem no look. Trabalhar com os acessórios minimalistas ajuda a garantir equilíbrio ao visual. Dá para aproveitar a pedra sem se preocupar em estar exagerando muito. 

3. Encontros informais

O mesmo que falamos no tópico anterior vale para todo tipo de encontro informal. Quando você escolhe um look para sair com as amigas para um shopping ou almoço geralmente opta por algo leve, fresco e bastante confortável, certo? Os acessórios precisam seguir isso. 

Escolha peças ou pulseiras mais simples. Aposte em itens minimalistas que sejam leves e confortáveis de usar. Nada de brincos super exagerados que fiquem em contraste com o restante do visual ou colares extremamente volumosos. 

4. Eventos formais

É nos eventos mais luxuosos que o jade brilha. Na forma de colar de ouro, pulseira de ouro e brincos com cortes estilosos e cheios de charme, a pedra vira a verdadeira estrela do visual. Aposte em uma combinação de acessórios e biojoias para conseguir um look ainda mais inesquecível. 

Efeitos terapêuticos da biojoia e pulseira de jade

O jade é conhecido por equilibrar as energias do organismo, além de trazer saúde e fertilidade e era muito comum que garotas recebessem uma pulseira de jade de presente como símbolo de proteção. Sociedades antigas da América Central e do Sul também usavam a pedra para tratar problemas nos rins e baço.

Poderes espirituais e de limpeza da pulseira de jade

A pulseira de jade é tão presente em civilizações antigas graças à crença em seus poderes espirituais. Ainda hoje, muitos acreditam na sua capacidade de trazer cura e equilíbrio à vida de quem utiliza a pedra. Por isso, ela também é bastante popular em práticas holísticas, como o feng shui. 

Esta tradicional prática oriental aposta nas propriedades das cores, dos materiais e do posicionamento dos objetos, visando conseguir melhorar o fluxo energético dos ambientes. O que muitas pessoas não sabem é que usar acessórios de certas pedras naturais ou cristais traz efeitos similares.

Os poderes especiais da pulseira desta pedra preciosa, com certeza, vão convencer você a adotá-la em sua rotina. 

1. Cura espiritual com a pulseira de jade

A pulseira de jade está associada a fortes poderes de cura espiritual. Usar acessórios desta pedra esverdeada ajuda a manter o equilíbrio entre o espírito e a mente, trazendo harmonia também para os relacionamentos, a vida familiar e o trabalho. 

Há milênios, o jade é considerado como o material relacionado à nobreza e aos seus valores. No plano espiritual, isso significa mais proteção contra as energias danosas que poderiam prejudicar a sua mentalidade e a forma de ver o mundo. 

Quem encontra-se em estado de ansiedade, medo ou depressão, alcança conforto e alívio por meio desta pedra natural. As suas propriedades especiais de proteção proporcionam uma ação espiritual maravilhosa para quem acredita nos poderes da pedra. 

2. Tranquilidade mental 

Alguns acessórios e itens trazem paz para a alma e contribuem para relaxar em qualquer momento. Por isso, os mestres em meditação escolhem os seus acessórios com muito cuidado antes de começarem o ritual. Tudo faz a diferença, quando o objetivo é conectar-se melhor com você mesma e conseguir maior concentração. 

Os itens de jade estão entre os favoritos, seja para praticar a meditação em si ou somente para atingir um estado de relaxamento mental. Isso acontece porque a pedra purifica o ambiente ao redor, eliminando as energias negativas, a inveja e todo o tipo de ruído espiritual prejudicial à sua mente. 

Ao usar a peça, conseguimos desacelerar, parar e pensar com menos interferência do mundo exterior. As mais ansiosas podem até aproveitar este tipo de pulseira no trabalho, com a intenção de evitar problemas. 

3. Propriedades de cura física da pulseira de jade

Diz a lenda que a pulseira de jade possui propriedades que ultrapassam até mesmo os benefícios físicos. Na medicina tradicional chinesa, a pedra é apresentada como um elemento que propicia a normalização dos batimentos cardíacos. 

Ao combinar este efeito e a estabilização emocional, também obtemos melhora significativa na memória e alívio de estresse. Considerando que o estresse é fator de risco para diversos problemas de saúde, você só tem a ganhar ao usar semijoias deste material. 

4. Fortalecimento da beleza interior

Acredita-se que a pedra jade tem o poder de despertar a autoconfiança de quem a usa. Ou seja, além de ficar linda com a combinação de joias no exterior, a mulher também consegue agir da forma mais bela e atraente possível. 

Ou você acha que era coincidência que a realeza asiática dava preferência aos acessórios de jade? A pedra detém uma força que deixa qualquer mulher ainda mais confiante.

Outras vantagens de usar pulseira de jade

A pulseira de jade realmente possui poderes incríveis, que são evidenciados tanto na mitologia quanto na medicina tradicional chinesa. Mas existem ainda mais motivos para usar esta biojoia no seu dia a dia.

Como mencionamos no início deste artigo, existem inúmeras combinações com a pedra jade, que permitem usá-la onde você quiser, desde visuais mais sóbrios para o ambiente de trabalho até combos incríveis que se encaixam em qualquer festa. 

Como qualquer amante da pedra pode contar, ela é realmente versátil. Ao mesclar a sua cor única com textura e visual, temos a melhor receita para o look completo. Entenda mais algumas vantagens de incluir a pedra nas suas combinações daqui para a frente. 

1. Peça possui um visual exótico

Basta bater os olhos na pulseira de jade e você perceberá que ela possui um tom de cor e uma textura inigualáveis. Existem alguns motivos simples para isso: primeiramente, esta é uma pedra com profundas conexões culturais. 

Ela aparece em diferentes culturas há milênios e é sempre ligada ao misticismo, à magia e à nobreza. Portanto, quando vemos uma peça de jade, podemos ter a certeza de que ela trará um ar místico e, ao mesmo tempo, sofisticado para qualquer visual. Mesmo quando ela está em um look formal e sério, traz certa leveza para todo o visual. 

2. Combinações criativas com jade

Muitas pessoas têm medo de adquirir peças com cores mais chamativas, como é o caso do jade. Entretanto, a realidade é que esta pedra combina com tudo. O limite é simplesmente a sua criatividade. 

No caso das biojoias, isso é especialmente real. Combina com fibras, todos os tipos de madeira e com outras pedras naturais. O seu tom é vivo, porém, não destoa da maior parte dos outros acessórios. 

Ou seja, podemos até associar estas peças com pedras de outros tons em um mix de pulseiras. Sinta-se à vontade para criar e ousar como quiser. 

3. Look com profundas conexões culturais

Estima-se que o jade começou a ser utilizado na Ásia, há milhares de anos. Para a comunidade chinesa, esta pedra possui significados bastante especiais. Nestas culturas, a pedra esverdeada é considerada mais preciosa do que o ouro e, no passado, só podia ser ostentada pela família do imperador. 

Atualmente, a pedra natural em questão ajuda muitos descendentes de países asiáticos a se conectarem com as suas raízes. Mesmo quem não possui família naquela região, consegue estabelecer esta conexão cultural mais espiritualizada do mundo oriental. 

4. Peças folheadas a ouro combinam com pulseira de jade

Os estilos mais modernos de pulseira de jade combinam o verde da pedra com o dourado do ouro. As cores são naturalmente complementares, então faz sentido que um acessório com partes folheadas fique simplesmente perfeito. 

A dica também vale para acessórios que você queira incluir no restante do visual. Por acaso, você pensa que a sua peça de jade não vai dar certo com outros colares, pulseiras e brincos? Aproveite as peças folheadas a ouro e verá que isso não é verdade.

Como escolher uma pulseira de jade

A pulseira de jade e outras semijoias finais com esse elemento podem apresentar uma gama de valores. Isso porque diversos fatores influenciam o preço dessa pedra. Entenda quais são:

1. Cor: a coloração mais valiosa do jade é o verde-esmeralda profundo. Mas imperfeições de tonalidade podem causar manchas nas pedras preciosas, diminuindo, dessa maneira, o seu valor. 

2. Transparência: quanto mais transparente, mais valiosa ela se torna. Portanto, variedades opacas podem ter valor reduzido, entretanto, sua presença pode adicionar um magnetismo especial à joia.

3. Textura: pedras de alta qualidade apresentam uma textura luxuosamente suave ao toque.

4. Esculturas: a presença de esculturas adiciona valor ao jade. Quanto mais detalhada ou intrincada a arte, maior é o valor percebido da peça.

Ao escolher o jade, é essencial considerar esses aspectos, para garantir a aquisição de um acessório de importante valor e beleza.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

plugins premium WordPress