Observe o olho de um tigre com atenção e você ficará hipnotizada. Seu formato, cores e maneirismos concedem uma beleza única que não vemos em qualquer outro lugar da natureza. O olho de tigre é especialmente chamativo e muitas sociedades antigas acreditavam que o animal possuía status de divindade. 

Tão hipnotizante e poderosa quanto, a pedra olho de tigre ganhou seu nome graças à semelhança com esse grande felino. Antigamente, muitos acreditavam também que ela herdava algumas das propriedades do animal. 

Representando força, sabedoria e coragem, a pedra que ganha seu nome do rei da floresta está presente em acessórios há milênios. Quer entender mais sobre essa pedra, seus significados, usos e formas de combiná-la no look? Continue a leitura para saber tudo!

Aparência da pedra olho de tigre

Só de ouvir o nome já é possível imaginar a beleza inigualável da pedra olho de tigre. Durante seu processo de formação, fibras de amianto azul são transformadas em amianto e rodeadas por sílica. É um processo químico complexo que demora milênios e traz como resultado um visual diferenciado. 

A pedra possui tons ricos de amarelo ou marrom claro, porém é um pouco mais opaca que a maior parte dos derivados de quartzo. Quando cortada e tratada ela adquire um brilho sutil, perfeito para a fabricação de biojoias. 

Os principais jazigos da pedra conhecidos atualmente estão localizados na África do Sul. Existem também grandes produtos do material na Austrália e partes dos EUA. Hoje ela é usada no mundo inteiro como acessório e objeto para conectar-se com a espiritualidade. 

A pedra olho de tigre através da história

Desde sempre a pedra olho de tigre foi conectada à figura do felino. Na China antiga o animal era um dos 12 animais do zodíaco, um deus protetor que afastava maus espíritos de quem o idolatrasse. De acordo com as lendas, esse material era usado como amuleto para proteção. 

Já no Egito antigo os traços dourados presentes na pedra simbolizavam sua conexão com o deus Sol, que também era representado na forma de um tigre. As lendas egípcias contam que a pedra possui o poder do sol do meio dia, algo que também representa a força da vida. 

Faraós e aristocratas egípcios logo começaram a adotar acessórios feitos com a pedra para trazer vitalidade e força. Após a morte, os mesmos artefatos eram usados como oferendas para auxiliar os falecidos a navegar à vida pós-morte. 

Os romanos conheciam a pedra por suas propriedades protetoras. Era muito comum forjar amuletos feitos do material e usá-los em batalha como proteção. Assim como os gregos, eles acreditavam que esses artefatos os protegeriam, trariam coragem e força para vencer qualquer luta. 

Significado da pedra 

Depois de milênios, a pedra não perdeu seu charme ou encanto, pelo contrário. Ela se torna cada vez mais popular entre os materiais para fabricação de semijoias e muitos têm descoberto sua força espiritual. 

A pedra é considerada como uma fonte de coragem, inteligência e vitalidade. Alguns acreditam que, ao fazer tarefas difíceis, como encerrar um relacionamento, ter um acessório de olho de tigre ajuda a garantir a força para ir até o fim. 

Ela também possui propriedades protetores. Más energias, doenças e outros males são afastados quando quem usa a pedra realmente acredita em sua força e mantém a mente aberta para a pedra. 

Na astrologia a pedra é especialmente ligada aos signos: 

  • Virgem;
  • Touro; 
  • Escorpião; 
  • Gêmeos; 
  • Áries. 

Sua energia é relacionada ao elemento de fogo. Está pensando em presentear alguém com essas características? Semi joias finas do material são uma opção excelente.

Como usar o olho de tigre nas semijoias

A popularidade do olho de tigre em bijuterias, semijoias e biojoias vem da facilidade de combiná-lo com quase qualquer material. Ele também é excelente para elaborar um mix de joias, já que vai bem com outros cristais de quartzo. 

Uma combinação bastante comum nas semijoias é usar a pedra junto ao citrino. O material é um derivado de quartzo de tom amarelado ou alaranjado que serve como cor complementar para o olho. 

A pedra semipreciosa também fica perfeita em peças folheadas a ouro ou prata. Os metais trazem um toque de sofisticação e luxo à peça, que torna-se ainda mais delicada. 

O jaspe também é uma boa opção para combinações com a pedra. Acredita-se que as pedras se complementam não só no visual, mas também em suas propriedades espirituais. Enquanto o olho dá coragem e força vital, o jaspe traz sabedoria, foco e cura. 

Principais acessórios usando a pedra 

Que tal complementar seu visual com uma pedra que possui visual único? O olho de tigre já ganhou espaço no mundo dos acessórios há tempos e ajuda a criar looks atemporais e flexíveis. 

Seja em uma pulseira de pedras naturais que combina o olho, lápis lazuli e jaspe ou em um par de brincos, sua beleza sempre encanta. Aproveitamos para trazer algumas peças imperdíveis feitas com o material e dicas para combiná-las com alguns tipos de look. Confira!

Colar de prata com pingente

Acessórios prateados são os queridinhos do visual dia a dia. Mais sutis que peças douradas, mas igualmente belos, eles ficam ótimos com uma blusinha básica, blazer ou até mesmo um vestido para o dia. 

Quem está procurando uma peça elegante e sem exageros vai adorar colares com correntinha e pingente de olho de tigre. A pedra dá o contraste perfeito para adicionar um pouco de vida ao visual sem qualquer tipo de exageros. Você pode apostar em pingentes menores para evitar carregar muito o look. 

Pulseiras femininas delicadas

Quem disse que o olho de tigre sempre precisa ser o destaque do visual? É muito comum adotá-lo em pulseiras finas e delicadas para conseguir aproveitar sua beleza e efeitos espirituais, mas de uma forma mais contida. 

As contas de olho de tigre podem ser redondas ou retas, a combinação é que determina a qualidade da peça. Ela também pode ser mista, juntando toda a beleza do olho com cores mais chamativas, formando pulseiras olho de tigre coloridas que incluem todos os tipos de cores. 

Brinco com pedra olho de tigre

Existem diversas opções de brincos feitos com olho de tigre. Brincos pequenos e curtos, por exemplo, são usados para visuais do dia a dia e combinam com vários tipos de gargantilhas, correntes e pulseiras. 

Mas também existem brincos longos combinados com partes folheadas a ouro que demonstram extravagância e luxo. Basta fazer sua escolha e aproveitar todas as vantagens da pedra!