Sabia que semijoias e joias artesanais delicadas são tudo que você precisa para completar qualquer look? Confira algumas dicas abaixo para ter o visual perfeito!

Usando semijoias e joias artesanais em eventos casuais

Sabe o que faz toda diferença nesse tipo de look? Os acessórios. Por isso, as semijoias e joias artesanais são essenciais para quem quer acertar no visual e conseguir a combinação perfeita.

Eventos mais casuais (especialmente durante o dia) exigem peças mais simples e sutis. Brincos pequenos e delicados, pulseiras e anéis, são perfeitos para esse tipo de ocasião. Elas não devem chamar muita atenção e servem para dar aquele pequeno detalhe que complementa o look.

Usando semijoias e joias artesanais em jantares românticos

Se quer impressionar aquela pessoa especial num encontro, use joias artesanais. As semi joias escolhidas para essa ocasião também não podem ser exageradas e devem transmitir seu estilo. Uma boa ideia é apostar em pulseiras folheadas delicadas que combinem com os brincos e colar, dando preferência para as peças que destaquem detalhes do seu corpo. Os colares finos e compridos, por exemplo, valorizam o colo e combinam com vestidos com decote em V.

Trabalho ou reuniões

Todos dizem que vestir-se para o trabalho significa escolher roupas mais neutras e sem extravagância. Mas quem disse que semijoias e joias artesanais não se encaixam no visual da profissional moderna? Peças simples e sutis são as mais apropriadas para a ocasião. Elas não chamam a atenção, mas dão um toque diferente no seu visual que a diferenciam de outras no espaço de trabalho.

Nossa dica é apostar nos folheados a ouro, como colares finos e simples. O dourado é sempre uma boa ideia no ambiente profissional, contanto que não esteja em peças exageradas.

Eventos formais

Uma festa formal à noite traz oportunidades únicas para o uso de semi joias finas. Para combinar com um maravilhoso vestido de gala você precisa de acessórios igualmente luxuosos, como colares longos e brincos maiores e mais destacados. As combinações dominam nesse tipo de visual, então não tenha medo de utilizar dois modelos de colares e pulseiras de semijoias, por exemplo.

Combine suas joias artesanais de acordo com as roupas

Escolher suas joias artesanais de acordo com a ocasião é uma ótima ideia. Mas já pensou em escolhê-las de acordo com suas roupas? Cada peça fica melhor com um tipo de biojoia e você pode aproveitá-las para destacar o look! Quer entender como? Trouxemos aqui algumas ideias para realizar suas combinações. 

Golas altas com joias delicadas

Algumas roupas de golas altas podem provar-se um desafio na hora de escolher joias delicadas. Está em dúvida sobre o que usar com seu look favorito desse tipo? Uma das melhores dicas que temos é apostar em um brinco folheado a prata ou de outros materiais para trazer equilíbrio ao todo. Nas orelhas não tem erro: pode usar brincos longos, curtos e cheios de charme, eles não destoam das roupas. 

 A ideia é evitar que o acessório esteja competindo com as roupas usadas. Por isso, invista em algo mais simples e menos chamativo se realmente quiser incluir uma peça no pescoço. Gargantilhas e colares mais simples são uma das opções que você pode adotar sem risco. 

Colar feminino com ombros expostos

As camisetas, vestidos e croppeds com ombros expostos estão na moda. Uma de suas principais características é deixar um bom espaço “vazio” na região do colo e pescoço. Sabe o que isso significa? Que essas peças ficam perfeitas com um acessório ou joias artesanais delicadas. 

Escolha seu colar preferido para complementar o look. O material e o tipo da peça depende do que você pretende destacar. Se a ideia é usar roupas bastante chamativas, a dica é apostar em acessórios mais simples, como uma gargantilha ou corrente. Em roupas com decote em V profundo pode-se utilizar colares longos sem medo, fica realmente bonito. 

Mangas longas com pulseiras femininas

Uma grande dúvida das mulheres que amam mangas longas é: será que posso incluir pulseiras femininas no visual? A resposta é muito mais simples do que elas poderiam imaginar: é claro que podem! As pulseiras ficam perfeitas, especialmente com roupas mais larguinhas e com movimento.

Só tome cuidado com o tamanho da peça. Pulseiras com muito volume podem deixar pedaços da roupa “presa”. Escolha algo que combine com o look e não o deixe muito carregado. Geralmente não é uma boa ideia utilizar braceletes ou algo mais pesado nesse tipo de visual. 

As pulseiras maiores ou em camadas ficam melhores com roupas de mangas curtas ou com a famosa manga três quartos. 

Faça camadas com semi joias artesanais delicadas

Por acaso você possui uma grande coleção de semi joias e joias artesanais? Ótimo! O melhor de tudo é que não existe motivo para ficar presa a uma única peça toda vez que quiser sair de casa. O estilo com camadas está ganhando força e permite criar uma variedade de visuais com diversas de suas peças. 

Experimente variar no comprimento, tamanho, espessura e material de colares ou pulseiras. A combinação pode ser ousada e não precisa se preocupar com o material ou o estilo necessariamente. O que importa é que você se sinta bem usando as peças escolhidas. Uma gargantilha, por exemplo, pode ficar linda com um colar de madeira mais longo. 

O mesmo é válido para as pulseiras e até os anéis. Só recomendamos evitar fazer camadas de vários tipos de acessórios ao mesmo tempo (como acumular várias pulseiras e colares no mesmo look). O melhor é escolher uma parte que gostaria de deixar mais chamativa para evitar um visual muito carregado e cheio de distrações. 

Quem tem mais de um furo nas orelhas pode fazer camadas até mesmo com brincos. As possibilidades são praticamente infinitas!

Escolha brincos com cuidado

Acredite, os brincos são muito importantes para um visual equilibrado e elegante. Eles estão no campo de visão de qualquer um com quem você estiver conversando. Isso significa que se forem escolhidos mal eles serão perceptíveis. 

O objetivo dessas peças é complementar o rosto, destacar os olhos e combinar com seu cabelo, tom de pele e maquiagem. A primeira dica que temos a oferecer é: make tudo fica melhor com brincos mais simples. Uma simples pérola ou um pequeno detalhe folheado a ouro já é o complemento perfeito nesse caso, evitando tirar o foco da maquiagem onde você se esforçou tanto. 

É claro que em festas e eventos isso pode ficar um pouquinho diferente. Nesses locais é mais comum montar um visual mais chamativo, com brincos maiores e cheios de brilho. Só tome cuidado para não deixar destoar muito!

Misture folheados com biojoias

Falamos sobre as camadas mais cedo, mas essa dica vale tanto para quem planeja montar um combo de acessórios em camadas ou só combinar pulseira, brinco e colar de biojoias. Nem sempre você precisa se prender a um único material para deixar o visual perfeito. Algumas mulheres imaginam que um colar folheado a ouro necessariamente precisa vir acompanhado de um brinco e pulseira do mesmo material. 

Na realidade, isso não é regra. Pelo contrário. Itens naturais, como pedras, gemas, sementes e até madeira, trazem um contraste lindo quando combinadas com biojoias. Para não errar na combinação você pode aproveitar aquelas que utilizam materiais naturais e uma parte folheada. Assim, as cores não destoam tanto e trazem mais harmonia. 

Escolha um foco considerando uma gargantilha

Seu visual precisa de foco! Por isso é importante saber quando parar nas combinações. Somos a favor de incluir quantas peças quiser no seu look, mas imaginamos que você sabe que impor um limite a tudo deixa o conjunto mais interessante, não é mesmo? 

Se você já escolheu peças bastantes chamativas para as pulseiras e os brincos temos uma dica: não deixe o pescoço sem qualquer acessório, mas também não o deixe chamar mais atenção que o restante. Aposte em uma gargantilha. 

A característica dessa peça é sua delicadeza. Por ser mais fina e simples ela não atrai tanta atenção. No entanto, traz um charme e sutiliza o visual, o que fica perfeito em qualquer tipo de ambiente, de trabalho a festas.

Use e abuse da criatividade para para combinar joias artesanais delicadas

Trouxemos várias dicas para quem quer aproveitar as biojoias e joias artesanais delicadas no visual. Mas queremos deixar algo muito claro aqui: a principal regra é que não existem regras. Siga seu coração, aposte muito na criatividade e crie as melhores combinações possíveis. Não tem onde errar!

No fim das contas, o que importa é que os acessórios empoderem a mulher que os usa. Se ela se sentir confiante, linda e forte para enfrentar o dia seu propósito está cumprido.

As maiores tendências de joias artesanais na moda

Para as amantes dos acessórios essa é uma excelente notícia: as joias artesanais são uma tendência quase que atemporal. Cada nova temporada traz modelos ainda mais lindos e refinados dessas peças feitas com delicadeza e materiais de alta qualidade. E seguir as tendências fica ainda mais fácil quando estamos falando de semijoias. 

Trouxemos algumas das maiores trends atuais para quem quer ficar na moda com esse tipo de acessório. Confira-os abaixo, juntamente com algumas dicas para aplicá-las em looks casuais, formais e de festa. 

Uma coisa é certa: não há como errar quando o assunto são joias feitas artesanalmente e de qualidade. 

1. Pulseira de ouro e relógios

Por acaso você não abre mão de um relógio e gostaria de poder combiná-lo com as joias no look? Temos boas notícias: ele combina muito bem com pulseiras, tanto que já virou tendência!

A dica aqui é escolher um relógio mais fino e delicado que não pareça tão exagerado com o look. Se a ideia é usar uma pulseira delicada de ouro então escolha tons para a outra peça que combinem. Um relógio dourado ou prateado fica perfeito para criar esse mix. 

Evite sempre o exagero. Como o relógio já tende a ser um acessório destaque o ideal é que as pulseiras sirvam de complementos. Opções mais finas ficam melhores, mas pode usar mais de uma se quiser. O que importa é que, ao finalizar, atinja-se um equilíbrio. 

2. Cascata de colar de sementes

A mistura de acessórios é uma das maiores tendências do período e isso também vale para os colares. Os modelos feitos de sementes, fibras, madeira e outros materiais naturais já caíram no gosto das pessoas mais refinadas e devem permanecer aí por muito tempo. Agora que tal aproveitá-los para criar algumas combinações inusitadas?

O conceito tradicional de cascata de colares, quando usa-se vários comprimentos para criar um efeito visual, agora está combinado com biojoias. Na combinação você pode incluir chokers, gargantilhas, colares médios e longos para criar o efeito desejado. 

Uma ideia excelente é finalizar com um colar longo com pingente em destaque, como um colar de hematita. Ele fica perfeito junto de sementes, madeira e outros materiais naturais escolhidos para esse tipo de visual. 

3. Maxibrincos em joias artesanais

Quem acompanha as celebridades no tapete vermelho deve ter percebido que os brincos, de joias artesanais ou não, têm aumentado nos últimos anos. Os maxibrincos são peças que usam pedras naturais misturadas com partes folheadas para tornarem-se as estrelas da composição. Grandes, cheios de charme e luxo eles podem estar presentes em qualquer look para noite!

Só tome cuidado para não exagerar na composição inteira. Em geral, o uso de maxibrincos dispensa outras semi joias. Pode apostar em pedrarias e até pérolas para essas peças. Garantimos que vai arrasar!

4. Joias artesanais minimalistas

Ok, não só o que é grande e chamativo que merece espaço no seu look para noite ou festa, as peças minimalistas de joias artesanais também têm o seu espaço, mas tudo depende bastante da combinação. 

Colares finos, pulseiras com correntinhas e brincos são joias delicadas que podem criar um mix incrível para seu visual. O melhor de tudo é que eles são bastante versáteis. Use somente um colar, pulseira e brinco e você estará pronta para um dia de trabalho ou passeio à tarde. 

Já a sobreposição com vários colares e pulseiras monta um look noite de arrasar. Deu vontade de experimentar essa super tendência, não é? 

5. Brincos semi joias com cristais

Os cristais dominaram o mundo da beleza. Da moda ao design de interiores, todos estão tentando incluí-los em algum lugar para garantir seus benefícios energéticos e sua beleza exuberante e exótica. 

Nos acessórios eles são mais usados como pingentes. O visual da pedra natural traz uma vibe alternativa ao look. Em colares folheados eles formam o centro do visual e merecem sempre destaque. 

Combinar brincos e colares com cristais é uma excelente ideia! Uma dica: não precisa usar sempre a combinação de cristais idênticos. Variar na cor, textura e brilho dos acessórios deixa o visual mais moderno e dinâmico.  

6. Colar de pérola e pulseira de pérola

Colar e pulseira de pérola são tradicionais e simbolizam luxo e beleza há centenas de anos. É claro que o formato das joias feitas com o material tem mudado um pouco para adaptar-se a tempos modernos, mas o conceito permanece o mesmo. 

Seu charme também permanece e elas ainda são tendência em todo o mundo da moda. Trazendo delicadeza e feminilidade, elas são perfeitas para qualquer tipo de look. Do ambiente de trabalho à noite, basta utilizar pérolas e você terá um acessório coringa nas mãos. 

Elas também ficam perfeitas quando combinadas com folheados. Portanto, aposte em um colar de pérolas e brincos ou pulseiras folheadas a ouro ou prata. O resultado é maravilhoso. 

7. Joias artesanais sustentáveis

O mundo da moda já percebeu que precisa cuidar do meio ambiente para conseguir sobreviver. Por isso, joias artesanais sustentáveis chegaram com tanta força ao mercado. Feitas de matérias-primas naturais, como pedras, madeiras e fibras, elas diminuem o desperdício, combatem a extração ilegal e ainda estimulam comunidades locais. 

Quem deseja adotar uma moda mais sustentável precisa ficar muito atenta ao fabricante de cada peça. Verifique a origem dos materiais usados para ter certeza que sua joia não está estimulando o desmatamento ou a extração ilegal de pedras.

Dicas para cuidar de suas joias artesanais

Suas joias artesanais podem durar muitas décadas se receberem os cuidados certos. Armazená-las e limpá-las corretamente ajuda a evitar desgaste, ferrugem e até perda de características, como brilho e cor. Confira abaixo as melhores formas de garantir que sua semi joia está sempre como nova. 

1. Onde guardar joias artesanais?

Primeiro temos uma notícia um pouco triste: as joias artesanais são muito individualistas e não gostam de ficar no mesmo espaço. Elas devem ser armazenadas em saquinhos próprios ou caixas com repartições. Sempre mantenha uma semi joia ou joia artesanal por repartição para evitar problemas. 

Assim você garante que elas não ficarão enroladas, com nós ou acabarão desgastadas rapidamente. Quem não gosta de guardar saquinhos de joias pode pendurá-las em cabides ou outros porta joias. Só evite saquinhos plásticos, pois eles não deixam a peça respirar. Se elas forem guardadas um pouco úmidas ou com resquícios de suor podem até acumular mofo quando armazenadas no plástico. 

2. O que evitar para aumentar a durabilidade

Algumas coisas simplesmente não combinam com essas peças, por isso evite: 

  1. Usar sua joia artesanal na hora de praticar atividades físicas. O suor causa desgaste prematuro na peça; 
  2. Deixar joias em contato direto com produtos de maquiagem. Coloque-as somente quando a make estiver completamente seca; 
  3. Usar joias e semijoias quando estiver limpando a casa. Produtos de limpeza são extremamente prejudiciais!

3. Produtos de limpeza permitidos

Se produtos de limpeza e joias não se misturam, o que usar para a higienização? O ideal é usar uma flanelinha, daquelas que usamos para limpar óculos mesmo, e sempre mantê-la seca. Colocar a joia na água é pedir para perdê-la cedo. 

Quem precisa fazer uma limpeza mais “pesada” em peças folheadas a ouro ou prata precisa ser bastante cuidadoso. Os metais são mais sensíveis e precisam de produtos próprios para isso. Procure em uma loja especializada quais substâncias podem ser utilizadas e sua joia durará muito mais tempo.