Você já usou um colar pedra da lua? A pedra da lua é um mineral composto por silicato de sódio, potássio e alumínio. Ela pertence ao grupo do feldspato e se diferencia de outras pedras do grupo por seu efeito opalascente, ou seja, sua reação quando sofre incidência da luz. 

Ela é conhecida por produzir um brilho diferenciado, quase místico que gera a admiração de muitos por essa pedra. Sua natureza faz com que as camadas de minerais reflitam a luz de uma forma suave muito similar à maneira que a luz do luar é refletida na superfície da água. Daí vem seu nome: pedra da lua. 

Além de possuir um visual mais delicado, a pedra possui maior tendência à quebra. Por isso, as biojoias e semijoias produzidas com ela exigem um trabalho artesanal cuidadoso. 

História do colar de pedra da lua

A cor e brilho diferentes do colar de pedra da lua chamam a atenção da humanidade há milênios. Poucas pedras têm tantas histórias criadas a seu respeito através de lendas e tradições orais de comunidades que entraram em contato com elas. 

Lendas Hindus, por exemplo, contam que gemas deste tipo foram formadas por raios da própria lua. Acreditava-se, por esse motivo, que era possível ver o futuro de alguém ao segurar uma pedra da lua na boca em uma noite de lua cheia. 

Na Índia, a pedra também é considerada como um item sagrado. Seus donos devem ter boa sorte e fortuna graças a poderes místicos relacionados à ela. 

Os romanos, é claro, também possuíam seu próprio conjunto de lendas. Conhecida como a pedra do amor para essa civilização, ela era um presente comum para casais, já que teria poderes de previsão da futura vida conjunta. Lendas da época até contam que quando duas pessoas usam acessórios feitos do material se apaixonariam perdidamente. 

Hoje, o colar de pedra da lua é um item muito cobiçado por sua beleza única. Entenda mais sobre suas propriedades!

Uso do colar de pedra da lua na modernidade

Depois de séculos como uma pedra valiosa por suas propriedades místicas, a pedra aparentemente desapareceu da história e só no século XVIII o colar pedra da lua voltou ao cenário cultural para arrasar corações e renovar o mundo da moda. 

Na época, ela era usada como um ponto de luz no look, pelo menos até que artesãos renomados, como René Lalique, começaram a valorizar as pedras místicas durante o movimento Art Noveau

Nesse período, entraram na moda acessórios que combinavam pedras da lua cuidadosamente esculpidas com ferro, materiais folheados a ouro e outros detalhes. Desde então, ela tornou-se um item essencial para qualquer um que ame pedras e cristais como acessórios. 

Por que a lua é tão importante para as mulheres? 

Quem entende de pedras e cristais sabe que a pedra da lua possui uma conexão especial com o feminino. Quando a humanidade começou a usar as fases da lua para registrar o tempo percebeu-se um fato curioso: o ciclo menstrual das mulheres eram de acordo com as fases desse astro. 

Apesar disso não permanecer nos dias de hoje, quando as luzes artificiais têm o potencial de interromper essa conexão. Mas seus poderes relacionados ao universo feminino continuam tendo um papel importante para muitas. 

Por isso, a pedra da lua também é conhecida por possuir uma conexão íntima com as mulheres, como veremos mais à frente.

Poderes do colar de pedra da lua

A pedra do colar de pedra da lua é considerada como o símbolo do mês de junho e também está relacionada a diversos signos, como: 

  • Libra; 
  • Câncer;
  • Escorpião; 
  • Virgem; 
  • Peixes. 

Então já fica a dica: precisa presentear algum desses signos? Não tem como errar apostando em um acessório feito de pedra da lua. Além disso, possuem diversas propriedades espirituais e físicas importantes. Confira!

Poderes espirituais

Conhecida como pedra do equilíbrio, ela está conectada a profissões comunicativas e que precisam lidar com pessoas. Ela tem a capacidade de aflorar a sensibilidade e empatia, ajudando comunicadores a conectarem-se melhor com outras indivíduos. 

Também são conhecidas por acalmarem a alma e diminuírem a inquietação frente a desafios, descobertas e novas oportunidades. Por aflorar a intuição, é uma das preferidas por quem precisa tomar decisões importantes em diversos âmbitos de sua vida. 

Outra de suas importantes características é uma conexão profunda com a criatividade. Usar acessórios feitos de pedra ajuda a gerar maiores estímulos às forças criativas e ter ideias geniais. 

Os casais também podem aproveitar seus benefícios: ela ajuda a criar harmonia conjugal mesmo em momentos de dificuldades e conflitos. 

Poderes físicos

Mulheres, fiquem atentas: a pedra da lua ajuda a harmonizar os hormônios femininos e a fortalecer sua imunidade. Quem está na tentativa de emagrecer pode apostar em acessórios desse material, já que ela acelera o metabolismo e ajuda a queimar os quilinhos indesejados. 

Ainda falando sobre o corpo feminino, ela ajuda a proteger a gestação e garantir a saúde da mãe durante todo o período. Está tentando engravidar? A pedra aumenta a fertilidade e as chances de conseguir chegar ao sonho da maternidade. 

Dores de cabeça crônicas e cólicas também recebem uma forcinha da pedra. Afinal de contas, ela equilibra o corpo e suas energias, diminuindo todo o tipo de males. 

Cuidados para conservar seu colar de pedra da lua

Dependendo do tipo de lapidação da pedra, ela tem maiores chances de sofrer com rachaduras ou lascar, por isso, é importante cuidar com carinho de seu colar pedra da lua para que durem por toda a vida. 

O primeiro cuidado, e um dos mais importantes, é com seu armazenamento. Escolha um saquinho específico para joias feito de feltro macio ou uma caixinha de joias. Evite guardar a peça em contato direto com outros acessórios ou em bolsas e malas, onde ela pode balançar e eventualmente quebrar-se. 

Escolha fornecedores de semijoias e colares de confiança. Caso a pedra receba um tratamento incorreto pode ter sua durabilidade diminuída. A combinação de pedra da lua e partes folheadas a ouro ou prata é uma das melhores para aumentar sua vida útil. 

A forma de limpar também determina se sua peça deve durar ou não. Evite usar limpadores mecânicos e máquinas de polimento. O ideal é usar água morna e sabão neutro para remover qualquer sujeira, caso necessário. 

Se sua peça não costuma entrar em contato com gordura, cosméticos ou alimentos, basta usar uma flanela limpa para tirar a poeira. Em casos extremos, procure um joalheiro para realizar a manutenção e evitar perder a pedra.