O jade é uma pedra preciosa dura e considerada rara em diversas partes do mundo, muito usada em peças de semijoia, como na pulseira de jade. Sua principal característica é a cor, geralmente pendendo para o verde em diversos tons. Cada variação ocorre por causa das diferentes quantidades de ferro combinado com outras substâncias em cada pedra.
A Ásia é um reduto especialmente rico na pedra. No entanto, sua mineração ao longo das gerações tem esgotado muitas jazidas do material. Hoje ela é bastante rara em partes da Ásia, mas permanece uma matéria-prima para joias, semijoias e biojoias, como a pulseira de jade, que é bastante popular em todo o mundo.
História da pulseira de jade e acessórios com a pedra
Desde os primórdios das sociedades humanas o jade tem sido considerado como uma pedra de valor, assim como a pulseira de jade. Os chineses antigos eram especialmente atraídos pela pedra, considerando-a como um sinônimo de pureza e beleza.
Desde tempos antigos as tribos humanas aprenderam a encontrar e trabalhar com esse item. Inicialmente, ele não era transformado em acessórios de vestimenta, mas em ferramentas e armas para caça. Aos poucos, ferramentas tornaram-se ornamentos e objetos usados em rituais. Acreditava-se que a pedra era capaz de trazer poderes místicos ou conectar-se com as forças da vida e da morte.
Os trabalhos com jade continuaram em sociedades nativas de diversas partes do mundo. A Nova Zelândia e América do Norte desenvolveram tradições especialmente interessantes de artesanato usando o material. Mas quem realmente se destacou foi a China, que têm trabalhado o jade há mais de 3.000 anos.
Por que as biojoias de jade são únicas?
O jade é uma pedra bastante peculiar. Ao contrário de metais preciosos, como o ouro, ela não pode ser fundida e moldada à vontade. Pelo contrário, por ser bastante dura ela é de difícil manejo. Para artesãos que usam ferramentas mais rudimentares ela é impossível de moldar, precisando primeiro ser cortada com abrasivos para depois ser trabalhada.
Dependendo do local de mineração ou de coleta, a pedra vem em diferentes formatos e tamanhos. Ela também é conhecida por possuir “impurezas” que alteram sua cor e aparência. Portanto, cada pedaço de jade minerado é basicamente único. Dificilmente as mesmas circunstâncias naturais que levaram à sua formação vão se repetir em outro lugar.
Combinando essas características com a visão de cada artesão e artista, teremos peças que nunca serão replicadas em outro lugar. Por isso, cada item de jade fabricado tem sua própria essência.
Associações e significados na China antiga
A tradição chinesa no trabalho do jade inspirou boa parte do mundo ocidental no final do século XX e século XXI. Graças a seus belos trabalhos, todo o mundo, desde Europa às Américas, ficou interessado no material e voltou a adotá-lo em seus visuais e looks.
Os chineses antigos consideravam o jade como o material mais belo que existe na natureza. Aos poucos ele passou a ser associado a ideias de pureza e bondade de acordo com a filosofia Confucionista. Ela se tornou a pedra símbolo de casas aristocráticas da China antiga. E logo decorar uma casa ou espaço de trabalho com objetos de jade virou sinônimo de bom gosto.
Parte da cultura local também considerava a pedra como símbolo da imortalidade. Por ser muito resistente, alguns acreditavam que o material seria indestrutível. Como resultado, usar acessórios, como brincos, gargantilha ou uma pulseira de jade, traria vida mais longa para o seu portador.
Quando usar pulseira de jade e outras semijoias
Ao redor do ano 1.000 D.C. na China, o jade era visto ornando o pescoço de imperadores e da família real e a pulseira de jade era vista em seus pulsos. Mas hoje o uso da pedra é bem mais difundido. Inclusive ela já se tornou popular mesmo em visuais para o dia a dia e trabalho. Que tal apostar nesse tipo de joia para complementar o look e trazer todas as vantagens da pedra? Trouxemos algumas de suas possíveis aplicações.
1. Festas e baladas
Na noite os visuais que usam jade praticamente brilham. A pedra pode ser usada em acessórios chamativos e também combina muito bem com um colar feminino mais detalhados ou numa pulseira de jade.
A pedra pode, inclusive, ser misturada com outras semijoias ou biojoias para ficar ainda mais linda. Um colar de ouro fica simplesmente perfeito com brincos ou pulseiras do material!
Um grande preconceito que ainda recai sobre o uso da pedra é sobre sua cor. Imagina-se que ela só fica maravilhosa com peças que contenham algo verde para combinar. Na realidade ele pode ser misturada com praticamente qualquer cor, mesmo que fique mais destacada. Afinal de contas, algo tão lindo como o jade não precisa ser escondido!
2. Passeios ao ar livre
Sim, a pedra favorita dos imperadores de dinastias antigas hoje em dia é usada como um acessório do dia a dia. Mesmo em passeios ao ar livre dá para escolher peças que combinam com vestidos e saias mais leves.
A dica é escolher peças menores. Um colar folheado com pingente de jade é uma ótima opção e a clássica pulseira de jade também vai bem no look. Trabalhar com os acessórios minimalistas ajuda a garantir equilíbrio ao visual. Dá para aproveitar a pedra sem se preocupar em estar exagerando muito.
3. Encontros informais
O mesmo que falamos no tópico anterior vale para todo tipo de encontro informal. Quando você escolhe um look para sair com as amigas para um shopping ou almoço geralmente opta por algo leve, fresco e bastante confortável, certo? Os acessórios precisam seguir isso.
Escolha peças ou pulseiras mais simples. Aposte em itens minimalistas que sejam leves e confortáveis de usar. Nada de brincos super exagerados que fiquem em contraste com o restante do visual ou colares extremamente volumosos.
4. Eventos formais
É nos eventos mais luxuosos que o jade brilha. Na forma de colar de ouro, pulseira de ouro e brincos com cortes estilosos e cheios de charme, a pedra vira a verdadeira estrela do visual. Aposte em uma combinação de acessórios e biojoias para conseguir um look ainda mais inesquecível.
Efeitos terapêuticos da biojoia e pulseira de jade
O jade é conhecido por equilibrar as energias do organismo, além de trazer saúde e fertilidade e era muito comum que garotas recebessem uma pulseira de jade de presente como símbolo de proteção. Sociedades antigas da América Central e do Sul também usavam a pedra para tratar problemas nos rins e baço.
Poderes espirituais e de limpeza da pulseira de jade
A pulseira de jade é tão presente em civilizações antigas graças à crença em seus poderes espirituais. Ainda hoje, muitos acreditam na sua capacidade de trazer cura e equilíbrio à vida de quem utiliza a pedra. Por isso, ela também é bastante popular em práticas holísticas, como o feng shui.
Esta tradicional prática oriental aposta nas propriedades das cores, dos materiais e do posicionamento dos objetos, visando conseguir melhorar o fluxo energético dos ambientes. O que muitas pessoas não sabem é que usar acessórios de certas pedras naturais ou cristais traz efeitos similares.
Os poderes especiais da pulseira desta pedra preciosa, com certeza, vão convencer você a adotá-la em sua rotina.
1. Cura espiritual com a pulseira de jade
A pulseira de jade está associada a fortes poderes de cura espiritual. Usar acessórios desta pedra esverdeada ajuda a manter o equilíbrio entre o espírito e a mente, trazendo harmonia também para os relacionamentos, a vida familiar e o trabalho.
Há milênios, o jade é considerado como o material relacionado à nobreza e aos seus valores. No plano espiritual, isso significa mais proteção contra as energias danosas que poderiam prejudicar a sua mentalidade e a forma de ver o mundo.
Quem encontra-se em estado de ansiedade, medo ou depressão, alcança conforto e alívio por meio desta pedra natural. As suas propriedades especiais de proteção proporcionam uma ação espiritual maravilhosa para quem acredita nos poderes da pedra.
2. Tranquilidade mental
Alguns acessórios e itens trazem paz para a alma e contribuem para relaxar em qualquer momento. Por isso, os mestres em meditação escolhem os seus acessórios com muito cuidado antes de começarem o ritual. Tudo faz a diferença, quando o objetivo é conectar-se melhor com você mesma e conseguir maior concentração.
Os itens de jade estão entre os favoritos, seja para praticar a meditação em si ou somente para atingir um estado de relaxamento mental. Isso acontece porque a pedra purifica o ambiente ao redor, eliminando as energias negativas, a inveja e todo o tipo de ruído espiritual prejudicial à sua mente.
Ao usar a peça, conseguimos desacelerar, parar e pensar com menos interferência do mundo exterior. As mais ansiosas podem até aproveitar este tipo de pulseira no trabalho, com a intenção de evitar problemas.
3. Propriedades de cura física da pulseira de jade
Diz a lenda que a pulseira de jade possui propriedades que ultrapassam até mesmo os benefícios físicos. Na medicina tradicional chinesa, a pedra é apresentada como um elemento que propicia a normalização dos batimentos cardíacos.
Ao combinar este efeito e a estabilização emocional, também obtemos melhora significativa na memória e alívio de estresse. Considerando que o estresse é fator de risco para diversos problemas de saúde, você só tem a ganhar ao usar semijoias deste material.
4. Fortalecimento da beleza interior
Acredita-se que a pedra jade tem o poder de despertar a autoconfiança de quem a usa. Ou seja, além de ficar linda com a combinação de joias no exterior, a mulher também consegue agir da forma mais bela e atraente possível.
Ou você acha que era coincidência que a realeza asiática dava preferência aos acessórios de jade? A pedra detém uma força que deixa qualquer mulher ainda mais confiante.
Outras vantagens de usar pulseira de jade
A pulseira de jade realmente possui poderes incríveis, que são evidenciados tanto na mitologia quanto na medicina tradicional chinesa. Mas existem ainda mais motivos para usar esta biojoia no seu dia a dia.
Como mencionamos no início deste artigo, existem inúmeras combinações com a pedra jade, que permitem usá-la onde você quiser, desde visuais mais sóbrios para o ambiente de trabalho até combos incríveis que se encaixam em qualquer festa.
Como qualquer amante da pedra pode contar, ela é realmente versátil. Ao mesclar a sua cor única com textura e visual, temos a melhor receita para o look completo. Entenda mais algumas vantagens de incluir a pedra nas suas combinações daqui para a frente.
1. Peça possui um visual exótico
Basta bater os olhos na pulseira de jade e você perceberá que ela possui um tom de cor e uma textura inigualáveis. Existem alguns motivos simples para isso: primeiramente, esta é uma pedra com profundas conexões culturais.
Ela aparece em diferentes culturas há milênios e é sempre ligada ao misticismo, à magia e à nobreza. Portanto, quando vemos uma peça de jade, podemos ter a certeza de que ela trará um ar místico e, ao mesmo tempo, sofisticado para qualquer visual. Mesmo quando ela está em um look formal e sério, traz certa leveza para todo o visual.
2. Combinações criativas com jade
Muitas pessoas têm medo de adquirir peças com cores mais chamativas, como é o caso do jade. Entretanto, a realidade é que esta pedra combina com tudo. O limite é simplesmente a sua criatividade.
No caso das biojoias, isso é especialmente real. Combina com fibras, todos os tipos de madeira e com outras pedras naturais. O seu tom é vivo, porém, não destoa da maior parte dos outros acessórios.
Ou seja, podemos até associar estas peças com pedras de outros tons em um mix de pulseiras. Sinta-se à vontade para criar e ousar como quiser.
3. Look com profundas conexões culturais
Estima-se que o jade começou a ser utilizado na Ásia, há milhares de anos. Para a comunidade chinesa, esta pedra possui significados bastante especiais. Nestas culturas, a pedra esverdeada é considerada mais preciosa do que o ouro e, no passado, só podia ser ostentada pela família do imperador.
Atualmente, a pedra natural em questão ajuda muitos descendentes de países asiáticos a se conectarem com as suas raízes. Mesmo quem não possui família naquela região, consegue estabelecer esta conexão cultural mais espiritualizada do mundo oriental.
4. Peças folheadas a ouro combinam com pulseira de jade
Os estilos mais modernos de pulseira de jade combinam o verde da pedra com o dourado do ouro. As cores são naturalmente complementares, então faz sentido que um acessório com partes folheadas fique simplesmente perfeito.
A dica também vale para acessórios que você queira incluir no restante do visual. Por acaso, você pensa que a sua peça de jade não vai dar certo com outros colares, pulseiras e brincos? Aproveite as peças folheadas a ouro e verá que isso não é verdade.