A gargantilha feminina é uma peça usada pela humanidade há milhares de anos! Sim, antes da princesa Alexandra de Gales lançar uma “nova moda” nos anos 1800 ou das góticas reviverem o estilo entre as décadas de 1970 e 1990, o acessório foi usado por Sumérios e Egípcios.
Em tempos antigos, as joias tinham duas funções: demonstrar poder e proteger o corpo de quem as usava. O pescoço, cabeça, braços e tornozelos eram considerados como partes vitais do corpo e, portanto, precisavam de proteção. Além de colares e tiaras, era comum usar gargantilhas para manter a garganta protegida.
As peças costumavam ser feitas de materiais ligados ao misticismo local. A intenção era imbuir os acessórios com poderes de divindades e espíritos, além de fornecer proteção espiritual para quem o usava.
E quem disse que a gargantilha feminina saiu de moda depois de milhares de anos? Ela é uma peça atemporal que ainda faz parte do visual de algumas das mulheres mais estilosas. Entenda como usar a gargantilha e algumas combinações perfeitas com o acessório.
5 motivos para incluir gargantilha feminina no seu look
Bruna Marquezine, Giovanna Ewbank, Marina Ruy Barbosa e muitos outros nomes famosos já fizeram notícia quando incluíram uma gargantilha feminina em seu visual do dia. E não é para menos: a peça é cheia de personalidade, estilo e, dependendo da combinação, até extravagância. Trouxemos alguns motivos que vão lhe convencer de vez a usá-la.
1. Acessório moderno e minimalista
É um detalhe tão simples: uma corrente delicada ou faixa ao redor do pescoço que faz toda a diferença. Apesar de ser usada há tanto tempo, marcas de semijoias e biojoias têm reinventado a peça para garantir um visual moderno.
Graças a sua presença constante nas passarelas mais prestigiosas da moda, a gargantilha garante um lugar de destaque na moda moderna. A peça até já apareceu em reportagens de grandes revistas, como a Vogue.
Achou que ela não é “moderna” o suficiente para você? Versões metalizadas ou folheadas a ouro também estão ganhando popularidade. Quando combinadas com as pedras certas o efeito fica deslumbrante.
2. Gargantilha feminina é um acessório variado
A gargantilha feminina pode ser feita com materiais muito variados. Por isso, se você quer um acessório para o dia a dia no trabalho, por exemplo, pode investir em opções mais discretas feitas somente com uma corrente folheada a ouro ou prata.
Também existem opções com pequenas contas, pedras e até pérolas que são bastante femininas e delicadas. Ficam perfeitas em looks montados para um café da tarde ou uma festa diurna, até mesmo uma pequena reunião de amigas.
É claro que quem gosta de acessórios mais chamativos também pode aproveitar. Basta optar pelas gargantilhas maiores com pedras coloridas que garantem toda a atenção do visual.
3. Demonstra ousadia e estilo
As grandes personalidades do mundo da música, da moda e do cinema amam as gargantilhas, sabe o motivo? Elas demonstram personalidade desde que voltaram à moda com o movimento hippie nos anos 1960. Na época, usar um acessório do tipo era sinal de irreverência e juventude, algo que não desapareceu com o tempo. Até a década de 1990 a gargantilha foi adotada por uma variedade de estilos, incluindo punks, góticos e até roqueiros.
Hoje, mesmo sem suas conexões aos movimentos hippies e góticos que adotaram o acessório há algumas décadas, a peça continua sendo ousada. Ela ocupada um espaço nobre no corpo, recobrindo o pescoço e exigindo que todos olhem para ela.
Mesmo os modelos mais simples e sutis conseguem garantir esse tipo de impressão. Quem quer adicionar personalidade ao seu estilo pode aproveitá-las e muito.
4. Destaca o pescoço e colo
Toda mulher adora acessórios que ajudam a deixar o colo e pescoço em destaque. Graças a seu posicionamento privilegiado, a gargantilha é uma das melhores opções para isso. A dica para quem quer garantir esse efeito é investir em roupas mais decotadas ou com os ombros à mostra. A combinação é de tirar o fôlego!
Se a mulher quiser direcionar o olhar também vale a pena escolher um acessório com pedras maiores. Elas ajudam a destacar e alongar o pescoço para um visual mais esbelto.
5. Ajuda a criar looks minimalistas
Escolhendo as semijoias e biojoias certas é possível garantir um look minimalista. A aposta nesses casos deve ser em gargantilhas mais finais e de materiais delicados, como a pérola. Tente usá-la sozinha, sem outros colares ou itens próximos ao pescoço, e faça uma combinação com brincos pequenos e simples.
Esse tipo de look é um dos favoritos de quem procura um visual para o trabalho ou para encontros informais.
Como usar cada tipo de gargantilha feminina
Percebeu que existem diversos tipos de gargantilha feminina para escolher? Separamos os principais deles com algumas dicas para criar combinações perfeitas. Não perca!
1. Gargantilha feminina com pérola
A gargantilha feminina peça com uma pérola única ou coberta de pérolas é um clássico da moda. Ela pode ser usada sozinha ou junto de outros colares que formam camadas complementares. No caso de pérolas brancas, você pode incluir correntes folheadas a ouro ou prata sem maiores problemas. Fica perfeito!
Quer uma combinação mais clássica? Aposte em um conjunto combinando a peça com brincos e pulseira de pérolas.
2. Gargantilha de ouro feminina
A gargantilha de ouro feminina outra peça clássica para o visual feminino. Sua versão em semijoias, folheada a ouro, é igualmente bela e pode ser usada em uma variedade de situações. Graças a essa versatilidade é possível usá-la para muitos visuais e para todas as horas do dia. Elas ficam especialmente boas em looks românticos e clássicos.
3. Com pedras
Essa é uma das especialidades das biojoias! Feita de lápis lazuli, olho de tigre ou muitas outras pedras naturais que ajudam a trazer estilo e personalidade para qualquer combinação. Graças às cores vibrantes e texturas diferentes elas garantem uma personalidade única e informal. As pedras maiores são ótimas para festas e eventos, enquanto que as menores ficam mais adequadas para o dia a dia.
4. Em camadas
Sabia que existem gargantilhas em camadas? Os tipos mais comuns usam correntes ou fios finos que se sobrepõem para alcançar um efeito muito interessante e bonito. Elas ficam perfeitas quando combinadas com outros colares e uma camiseta tomara que caia ou ombro a ombro.
5. Gargantilha feminina com maxi colares
Procure rapidamente por gargantilha feminina na web e você perceberá que existe uma variedade imensa de modelos discretos. Isso é ótimo para quem é apaixonada por maxi colares e ainda quer adicionar um detalhe para dar aquele acabamento.
Nossa dica aqui é: use e abuse do combo, esses dois tipos de colares combinam demais. Elas se complementam e transformam seu pescoço em um ponto de destaque no visual. A dica para deixar tudo mais harmônico é escolher materiais similares. Então, se o maxi colar for um folheado a ouro, escolha uma gargantilha do mesmo material.
E, claro, nada impede de escolher outros acessórios similares para complementar, como uma pulseira folheada a ouro mais discreta.
6. Gargantilha feminina ponto de luz
Esse modelo de gargantilha feminina é feito com uma corrente ou fio bem fininho, geralmente folheado a ouro ou prata e um pingente de pedra natural de algum tipo de quartzo ou brilhante. Podemos descrever esse modelo de diversas formas, delicada, sutil, charmosa, a certeza é que elas são simplesmente lindas!
Existem pingentes para todos os gostos. Desde os coloridos com pedras cheias de personalidade e significado, como turquesa e citrino, até os quartzos transparentes. A escolha varia de acordo com seu gosto e outros acessórios que pretende combinar.
Dica de amiga: como as gargantilhas ponto de luz são muito discretas, elas também ficam ótimas em mix de colares. Falaremos mais sobre isso no final do texto, fique de olho.
7. Gargantilha de nome
Que tal dar um presente especial para uma pessoa querida que tenha a sua cara, ou melhor, seu nome? Muita gente pensa nisso e acaba escolhendo a gargantilha de nome, um modelo de colar curtinho que usa uma correntinha para segurar um pingente personalizado com o nome do presenteado.
A realidade é que elas são charmosas demais! E o melhor de tudo, também se encaixam em diversas combinações. Geralmente, essas gargantilhas são mais simples e folheadas a ouro ou prata. Por isso, ficam perfeitas para uso no dia a dia em um look casual ou para trabalho.
Outra opção é incluí-las como complemento em um mix de colares ou só como um detalhe para usar brincos de madeira ou joias artesanais maiores e mais chamativas.
8. Gravatinha
Conforme os acessórios foram mudando e ganhando popularidade eles evoluíram e isso aconteceu também com a gargantilha. A correntinha em volta do pescoço ganhou modelos um pouco mais soltinhos e até com detalhes pendentes, que é o caso da gravatinha. Ela possui um fio folheado a ouro ou prata com pingente na ponta bastante delicado para chamar mais atenção.
Esse acessório pode ser bem mais marcante, dependendo do tipo de pingente. Pedras mais discretas servem para looks casuais, já outras maiores ajudam a alongar a silhueta e chamam a atenção para o colo, ou seja, complementam aquele look para a night perfeitamente!
Materiais perfeitos para gargantilha feminina
Quer uma mãozinha para escolher a melhor gargantilha feminina? Elas estão disponíveis em diversos materiais, como folheadas a ouro e prata, feitas com fibras naturais, madeira, sementes, entre outras. Separamos algumas das nossas preferidas e explicamos por que você vai amar cada uma delas. Confira!
1. Colar de ouro feminino delicado
O ouro é unânime, não tem como escapar: o verdadeiro coringa no universo dos acessórios, ele fica perfeito para os visuais do dia a dia e também arrasa à noite. Por isso, ele tem se tornado cada vez mais popular para as gargantilhas.
As mais conservadoras no look podem preferir peças completamente douradas. Mas também é bastante comum encontrar itens que combinam pedras naturais coloridas com partes folheadas a ouro, a combinação perfeita! Aí é só decidir qual é sua pedra favorita e usar muita criatividade para seu visual.
2. Pedras naturais
Precisamos admitir que adoramos as pedras naturais. Além de serem lindas, elas estão conectadas ao misticismo ancestral humano, tendo ligações aos elementos e signos, o que as transforma em ótimos presentes e itens de proteção.
Atualmente, as biojoias são tendência! Elas aproveitam o conceito sustentável das pedras naturais para criar peças únicas e artesanais. Se você é apaixonada por exclusividade e gostaria de criar um estilo completamente seu com gargantilhas, recomendamos procurar algumas semijoias nesse estilo.
3. Detalhes em madeira
Quem disse que só com pedras naturais se fazem biojoias? A madeira também pode ser usada para fazer pingentes e contas em colar de madeira para combinar com brincos de madeira , o que fica simplesmente perfeito! Com diversas tonalidades, ela cria peças únicas e com muita personalidade.
Recomendamos dar preferência às semijoias que possuem detalhes em madeira e correntes folheadas a ouro ou prata. Assim você garante toda a beleza da peça e evita qualquer tipo de alergia ou irritação na pele.
4. Sementes e fibras naturais
Por último, temos as sementes e fibras naturais, que também têm ganhado força no mercado de acessórios nos últimos anos. Uma de suas grandes vantagens é a variedade: depois de tratados, eles podem receber corantes de todos os tipos, permitindo criar gargantilhas muito criativas e interessantes.
São ótimos para quem gosta de um look inovador que mistura natureza e beleza.
Dúvidas comuns sobre gargantilha feminina
Vamos complementar esse artigo com mais algumas dicas para deixar o look perfeito usando gargantilha feminina. Venha conosco para descobrir mais!
1. Não devo usar gargantilha se estiver com decote profundo?
Não! Esse é um mito bastante divulgado, mas não acredite. A gargantilha valoriza bastante o pescoço, mas também pode trazer atenção para o colo, especialmente quando usamos o estilo gravatinha. Outra opção é escolher um modelo com um pingente maior que leve os olhos para essa região do corpo.
2. Gargantilha precisa ser do mesmo material que o resto do mix?
Não, mas é importante prezar pela harmonia. Um mix de colares de pedras, por exemplo, fica maravilhoso com uma gargantilha dourada, mas talvez fique muito exagerado com outra de contas coloridas. Alguns materiais são coringas, como a prata, o ouro e as pérolas brancas, então sempre vale a pena investir em um desses para seu mix de colares.
3. Só existe o modelo choker?
Existem vários modelos de gargantilha feminina. Alguns são mais colados no pescoço, como o choker, outros são mais soltinhos. A escolha cabe a você, mas vale a pena ter mais de um para variar de acordo com o restante do visual.
4. Elas são muito casuais para eventos noturnos?
Isso depende mais do material do que da gargantilha em si. As pérolas, por exemplo, transformam essa peça em um item formal perfeito para ocasiões especiais. Elas combinam com vestidos de gala e roupas sociais. Já uma gargantilha com pingente de madeira combina mais com um look para um passeio durante o dia.
Agora escolha seus acessórios preferidos e monte seu próprio look!
Afinal de contas, por que investir em gargantilha feminina?
Depois de entender um pouco sobre como usar a gargantilha feminina ainda resta uma questão. Será que você realmente deveria fazer esse investimento ou vale a pena procurar outro tipo de colar?
Somos fiéis admiradoras das gargantilhas e todas as suas variações! Mas queremos convencer você com fatos sobre essa peça tão importante. Temos certeza que quem acompanha as tendências e passarelas do ano já percebeu que essa peça está em todo lugar.
Existem motivos para isso, como você verá abaixo.
1. Modas dos anos 80 e 90 estão voltando
A moda é cíclica, como estamos percebendo nos últimos tempos. Muitos acessórios, peças de roupa e até combinações que eram populares na época dos nossos pais já voltaram. É o que aconteceu com as correntes com pingente de nome, que, inclusive, tem sua versão em gargantilha feminina, e agora ocorre com as gargantilhas.
O que muita gente gostava de usar na época retornou às passarelas e está arrasando no pescoço de celebridades. Sabendo disso, você não vai ficar de fora, não é mesmo?
Uma das grandes vantagens de aproveitar uma moda mais antiga que se repaginou é poder criar looks atemporais. Quando um acessório, como a gargantilha, cai no gosto de várias gerações, pode ter certeza que não deve sumir tão cedo.
2. Tendências minimalistas e monocromáticas em alta
A moda está ficando mais minimalista a cada dia que passa, em especial para looks do dia a dia. Isso não significa que os acessórios perdem espaço, pelo contrário: eles só ganham novos usos e ficam ainda mais indispensáveis. No fim das contas, um look com detalhes mínimos nunca está completo sem uma gargantilha.
Quando o assunto são acessórios, poucos conseguem unir tantas qualidades. Mas as gargantilhas permitem escolhas simples, sem exageros e ainda muito belas.
Os looks monocromáticos também estão em alta, algo que elas podem atender. É comum usar peças completamente douradas ou completamente prateadas. Ao optarmos por uma gargantilha com pedras naturais, também conseguimos combinar com as cores das roupas para atingir esse efeito.
3. Gargantilha feminina é simplesmente estilosa
Só podemos descrever a gargantilha feminina assim: estilosa. Em qualquer combinação ou look que ela se encontre estará brilhando com personalidade. Uma grande vantagem é que, devido à popularidade desse estilo de colar, existem milhares de estilos para escolher.
Não importa qual é seu look preferido, com certeza encontrará uma que combina. Muitas mulheres se consideram mais atraentes quando usam esse tipo de acessório. Por destacar tanto o pescoço quanto o colo, ele dá à essa região do corpo um visual completamente único.
4. Tenha um acessório coringa para chamar de seu
Sabe aquele acessório que conseguimos adaptar para usar no trabalho, em uma festa e em um passeio com amigas? É o que chamamos de peça coringa, algo que se encaixa em qualquer ocasião. As gargantilhas realmente permitem essa variedade de looks e toda mulher precisa ter uma em sua coleção.
O segredo para um bom colar coringa está em trabalhar com algo feito de materiais de alta qualidade. Uma gargantilha folheada a ouro, com pelo menos 6 banhos do metal, por exemplo, é durável e dificilmente acabará escurecida ou oxidada. Assim, você consegue usá-la onde quiser e ainda mantém um ar de elegância na combinação.
É claro que escolher cores mais neutras ajuda a deixar a peça mais flexível para montar combinações. No entanto, mesmo gargantilhas com pedras coloridas podem se encaixar com tudo. Então fique à vontade para escolher o estilo mais agradável para você.
5. Chama a atenção de forma sutil
Sutileza também faz parte do conjunto de adjetivos que usamos para descrever uma boa gargantilha. Qualquer acessório é criado para chamar a atenção, acredite nisso. A grande diferença é que mesmo atraindo olhares para si, essa opção raramente chega a causar escândalo.
E por que isso seria tão importante? De forma resumida, é o que torna o acessório tão versátil. A gargantilha não é uma peça que exige ser o centro do seu visual, então permite uma variedade de combinações infinitas.
Ela também é a peça perfeita para incluir em um mix de colares. Já que não traz tanto peso ao look, conseguimos combinar com ela mesmo maxi colares e correntes com pingentes grandes.
E o choker? Entenda o que é e como usar?
Nas buscas por acessórios femininos encontramos o termo “choker” com bastante frequência. Por acaso você já ouviu falar dele? Resolvemos tirar algumas das principais dúvidas a seu respeito abaixo, incluindo também dicas para seu uso.
1. Choker é um tipo de gargantilha feminina
Choker é um nome em inglês para um tipo de gargantilha feminina bastante curto e apertado no pescoço. É daí que vem o nome, do verbo “choke” em inglês. Muitas mulheres americanas usam um pequeno fio ou fita amarrada no pescoço que leva esse nome. No Brasil, no entanto, o termo ganhou um uso mais amplo.
Esse tipo de colar fica tão próximo ao pescoço que chega a se assimilar a uma coleira. Por isso, ele costuma ser mais leve e simples que outras opções de gargantilha. O que não significa que perde seu estilo e sofisticação.
As opções de chokers podem ou não incluir pingentes, pedras e outros detalhes que amamos. Ela também é um coringa, mas os acessórios com pedrarias costumam ser mais reservados para a noite.
2. Existem vários tipos de choker
Quando jogar a palavra “choker” nas buscas do Google você perceberá que uma variedade imensa de acessórios aparece. Existem vários tipos, assim como no caso da gargantilha tradicional. Com pingentes, cobertos em pedraria ou, simplesmente, uma corrente bem justa ao redor do pescoço, há chokers para todos os gostos e estilos.
3. É a gargantilha feminina perfeita para qualquer ocasião
A gargantilha feminina depende de sua versatilidade, assim como o choker. Ele também permite uma variedade imensa de combinações e, em alguns casos, até se encaixa com outras gargantilhas um pouco mais larguinhas. Basta escolher o acessório que você mais gosta e começar a experimentar as combinações.
4. Existem chokers com pedras naturais
Alguns chokers são bastante simples e não passam de um fio ao redor do pescoço. Mas os mais elaborados possuem contas ou pingentes de pedras naturais e partes folheadas a ouro e prata. Quem adora esse tipo de acessório precisa conhecer a variedade de opções antes de fazer uma escolha!
Tipos de correntes para gargantilha feminina
Que a gargantilha feminina possui uma variedade incrível de peças, nós já sabemos. Mas queremos explicar um pouco mais sobre as correntes que encontramos nesse acessório. Dependendo do tipo de gargantilha, esse detalhe pode deixá-la mais minimalista ou cheia de personalidade.
A tendência da atualidade é o chain necklace, caracterizado por uma corrente supergrossa com uma plaquinha de identificação frontal. Vale a pena apostar nessa ideia e ficar por dentro da moda.
Agora, que tal aprender a escolher as semijoias finas perfeitas de acordo com o tipo de corrente? Confira as mais populares abaixo, antes de tomar a sua decisão.
1. Corda ou cordão
Os elos que aparecem na corrente tipo corda são bem unidos, de maneira uniforme e sofisticada. Assim, temos a impressão de um cordão contínuo, ao invés de elos separados. O seu visual é muito elegante, enquadrando-se em looks mais formais com muita facilidade.
Adoramos as gargantilhas que usam esse tipo de corrente com um maxipingente de pedras naturais ou até mesmo de brilhantes. Já quem está procurando por um acessório para o dia a dia pode apostar em um colar artesanal, acrescentando pingentes delicados de pedras coloridas ou somente usando a corrente.
2. Groumet com fios longos
Com certeza, você já se deparou com uma corrente groumet nessa semana. Afinal de contas, essa é uma das correntes mais populares, tanto para colar longo quanto para gargantilha feminina. Ela possui argolas curvas e alongadas, que são ligadas seguindo a mesma direção.
Alguns colares e pulseiras masculinas também são dotados desse tipo de elo. Mas não se preocupe, isso não significa que a corrente seja grossa ou com uma aparência pesada. Tudo depende da largura dos elos e da composição completa.
Há vários modelos de corrente groumet no mercado, inclusive, as opções mais delicadas e sutis. Dependendo do pingente, montamos um look perfeito para o cotidiano ou uma combinação cheia de personalidade para qualquer festa noturna.
3. Gargantilha feminina no clássico modelo Cartier
Criada por Louis Cartier, esse é um dos elos mais convencionais existentes em joalherias do mundo todo e, certamente, não deve faltar na confecção de uma gargantilha feminina. Apesar de ser aparentemente simples, esse elo permite criar todos os tipos de semijoias, encaixando-se com qualquer material, pingente ou combinação.
Os elos são de leve espessura, singelos e achatados, sempre do mesmo tamanho e em intervalos de distância idênticos. As correntes com elos do tipo Cartier são adaptáveis para qualquer mix de colares, porque não são chamativas e, por isso, dá para misturá-las sem sobrecarregar a imagem.
4. Elo português
O tradicional elo português é constituído por elos redondos de variados tamanhos com a seguinte intercalação: um na vertical, o seguinte na horizontal, o que vem depois na vertical, e daí por diante. Isso cria um efeito visual bastante interessante e traz um ar de nobreza ao look.
Alguns colares utilizam correntes com elo português intercalado com pérolas ou pequenas pedras naturais. Além de ser minimalista, esses modelos agregam um toque de cor que deixam o visual mais feminino. Todas as mulheres que curtem acessórios delicados devem conferir esse tipo de design.
5. Fígaro
A corrente fígaro ou piastrine usa três elos pequenos e achatados, que são conectados a outro maior. Sendo assim, o modelo estabelece um efeito visual interessante e que traz mais personalidade a toda composição.
Quando aplicadas em gargantilhas, essas correntes podem até virar peças únicas e coringas, sem necessidade de pingente. Também serve para acessórios masculinos e femininos conforme o acabamento adotado.
Tipos de gargantilha feminina corrente
Como o nome diz, a gargantilha feminina corrente é formada por correntes de variados tipos e combinações. Dependendo do elo empregado, do acabamento e dos pingentes, podemos ter um design mais delicado e sutil ou uma criação bem exótica e exuberante.
Existem dois tipos principais que você pode selecionar: as duplas ou em camadas. Abaixo explicamos o que é cada uma delas e em quais situações ficam mais interessantes para o visual pretendido.
1. Gargantilha dupla
A gargantilha dupla surgiu como uma forma prática de compor um mix de colares, sem que haja necessidade de ficar escolhendo as peças que se harmonizam entre si. Ela possui uma combinação de gargantilha feminina e colar alongado, com a finalidade de obter dois efeitos em uma única proposta de beleza no pescoço de quem a usa. Isto é, as duas peças já estão interligadas no fecho posterior, sem que você gaste tempo no processo de seleção.
O melhor de tudo é que você não precisa se contentar somente com essa peça na hora de fazer o seu mix. A peça dupla é apenas a base, ainda dá para adicionar outros colares e até mais um choker sem medo.
2. Gargantilha em camadas
Essa gargantilha leva a ideia de um mix de colares “pronto” ao extremo e combina três ou mais camadas de colares. Algumas vezes, esse combo vem com uma peça mais curta, um colar convencional, outro longo e até um maxipingente, ou seja, variações para agradar todos os gostos.
Banhos de ouro ou prata
Há mais uma alternativa que você deve pensar ao comprar uma gargantilha feminina: o metal precioso utilizado. As peças folheadas ou banhadas expandiram de forma significativa a variedade de semijoias que temos no mercado, assim como os seus tons e a qualidade, que variam de acordo com o tipo escolhido.
1. Colar de ouro, uma peça atemporal e sofisticada
O colar de ouro é uma das preferências com estilo atemporal e sofisticado no universo das joias finas e das semijoias. Por isso, o ouro é tão usado na fabricação de peças folheadas ou banhadas, visando alcançar o efeito glamouroso do dourado.
Esse material precioso possui alta resistência a arranhões e ao desgaste natural do tempo, prolongando a vida útil da peça. Além disso, faz com que a semijoia fique com aparência extremamente similar a de uma joia de ouro maciço.
Quem gosta de itens sofisticados, estilosos ou simplesmente duráveis pode apostar nesse banho. Existem dois tipos de banhos: 18k e 24k (quilates). O mais comum é o de 18k, por combinar uma excelente durabilidade com ótimo custo-benefício para a joia.
2. Gargantilha feminina prateada
A gargantilha feminina prateada é outro acessório que nunca sai de moda, sendo ostentada em looks clássicos, casuais, românticos até mesmo mais fashionistas, dependendo dos modelos adquiridos ou da composição geral. No entanto, recomendamos atenção no momento da compra de um item banhado em prata. Todo colar de prata requer cuidados específicos para uma boa manutenção, com o intuito de evitar a oxidação do material.
Desse modo, se você quer ter uma peça de prata que não escureça sob os cuidados corretos, vale a pena investir em uma marca de confiança. Em geral, a prata é misturada ao ródio, para obter maior resistência e aquele brilho intenso.
É fundamental lembrar que, mesmo no caso de joias que receberam banho de prata ou ouro, o fator armazenamento é determinante para o estado de conservação e a sua durabilidade. Evite deixá-las em locais úmidos ou em contato com água e suor, além de realizar a limpeza necessária com o auxílio de uma flanela macia e seca. Colocando essas dicas em prática, você poderá usufruir dos seus acessórios por muito mais tempo.
10 motivos para apostar na gargantilha feminina no visual
Não tem como escapar da gargantilha feminina, uma tendência forte que continua aparecendo nas passarelas em todo o mundo. Que tal entender um pouco mais sobre as vantagens de investir nessa peça coringa na sua coleção de acessórios? Confira 10 motivos para ter um colar feminino delicado desse modelo.
1. Está entre as semijoias finas mais populares
No universo das semijoias finas, as peças curtas e próximas ao pescoço são uma verdadeira febre. Podemos até dizer que a caixinha de joias de uma mulher não está completa até ter uma dessas dentro.
Algumas pessoas até criam uma extensa coleção de chokers, com o intuito de variar o visual na rotina. Inclusive, grandes modelos já usaram o acessório durante desfiles, por exemplo, Gisele Bünchen e Naomi Campbell.
2. Moderniza o uso do colar
O colar é um daqueles adereços com tom bastante clássico. É uma característica que muda completamente, quando usamos a gargantilha. Além de ser extremamente feminina, a peça traz um ar de modernidade para os looks mais tradicionais, dependendo da escolha de materiais.
Aposte em correntes e itens folheados a ouro, para obter o efeito minimalista que as passarelas de novidades da moda tanto adoram.
3. Variedade que se encaixa em muitos gostos
Sim, existem muitos tipos de gargantilha, inclusive, já mencionamos alguns deles aqui. E essa é uma das melhores vantagens da peça: ela possui tantas apresentações, que você consegue utilizar uma por dia sem problemas.
Das mais atemporais, como a gargantilha de pérolas, até as correntes bem contemporâneas, existe uma para cada gosto. Ainda está na dúvida de qual comprar? Basta conferir todos os modelos que já citamos e ainda vamos listar nos próximos tópicos desse artigo.
4. Combina com decote V
Há algo que deixa um decote V ainda mais sensual: a gargantilha que tem o seu perfil. Ao contrário do que a crença popular dita, o colar feminino curto combina sim com esse tipo de roupa. Esse modelo atrai mais atenção para o rosto e, ao mesmo tempo, deixa o vestuário se destacar como merece.
Ainda por cima, esse é um truque ótimo, quando queremos vestir uma roupa com estampas e babados no peito sem abrir mão de um bom colar. Por ser curta, essa peça não entra em conflito com a vestimenta cheia de detalhes, diferentemente do que aconteceria com um colar longo.
5. Gargantilha feminina é sutil para looks de trabalho
Uma gargantilha feminina delicada é tudo o que você precisa na hora de complementar o visual para o trabalho sem gerar ruído. Sabemos que o ambiente profissional é baseado em regras e códigos de etiqueta, por isso, algumas mulheres procuram por algo sutil e convencional, que não provoque distrações.
Esse modelo de joia é ideal para usar com roupas sociais, camisas e vestidos mais fechados e comportados. Uma singela corrente com pingente, por exemplo, agrega mais delicadeza, feminilidade e estilo sem precisar atrair todos os olhares para ela.
6. É para qualquer estação
Encontrar adereços para a região do colo no período de inverno é especialmente difícil. As golas e os cachecóis, às vezes, dificultam o uso de colares, contudo, uma peça mais curtinha consegue driblar o obstáculo e ainda trazer um charme a mais.
Você pode, inclusive, exibi-la por cima de blusas de gola alta. O look é imbatível e atemporal e também serve para ambientes mais formais ou laborais.
7. Reflete uma imagem fashionista
Já ouviu falar no estilo fashionista? É o retrato da mulher inovadora que, em vez de seguir tendências, as cria. Quem gosta de acompanhar esse perfil prefere peças versáteis, que se enquadram em tudo e, consequentemente, alcançam mais olhares de admiração.
Algumas gargantilhas, com certeza, encaixam-se melhor nesse tipo de visual. A dica é optar por peças inusitadas ou rústicas, como colares de artesanato que usam matérias-primas naturais exclusivas.
8. Acessório que continuará na moda do futuro
Quando dizemos que esse acessório é atemporal, não estamos brincando. A princesa Diana de Gales tornou os seus conjuntos de gargantilhas famosas na década de 1980. Alguns anos se passaram, mas ainda continuamos amando os visuais que a alteza montou, só que agora na segunda década dos anos 2000. Quem diria, não é mesmo?
Você também pode inventar looks que nunca sairão de moda, é só encontrar as gargantilhas certas para o seu propósito.
9. Chama a atenção para o rosto
Você não gasta horas preparando a make perfeita, para que um acessório a deixe apagada, correto? Nos casos de maquiagens exageradas e com brilho carregado, os colares mais curtinhos são os seus melhores amigos. Afinal de contas, essas correntes compactas direcionam o olhar para o rosto e ainda podem finalizar essa obra de arte.
Desse modo, se você preferir uma make mais exuberante, não hesite, escolha a gargantilha, o par ideal para iluminar a beleza facial.
10. Adequa-se a variados estilos
Qual é o seu estilo? Moderna, clássica, romântica, gótica ou até mesmo minimalista? A partir de uma busca rápida, você se deparará com gargantilhas que se encaixam no seu perfil e nas suas roupas favoritas. Elas variam tanto, que conseguimos adaptá-las para qualquer tipo de look.
Formas criativas de usar gargantilha feminina
A gargantilha feminina também é sinônimo de criatividade. Confira como combiná-la com itens um pouco fora do comum, para alcançar um visual que será só seu, totalmente personalizado.
Gargantilha de ouro com colar de prata
O contraste de uma gargantilha de ouro ao lado de um colar de prata mais longo é fenomenal. As peças ficam excelentes juntas e geram um mix simples, porém, elegante. Você pode, por exemplo, apostar na combinação, com o objetivo de transformar um vestido básico preto em um look para festa.
Colar colorido com traje formal
O colar colorido mais rente ao pescoço possui um benefício: não gera distrações para o restante do visual. E ele fica excelente em looks mais formais. Um acessório de pedras naturais cheias de cor e brilho, por exemplo, não destoa de um vestido formal. Pelo contrário, é o toque de leveza que a peça precisa para ter mais personalidade.
Gargantilha com brincos grandes
Os maxibrincos exigem a sua atenção, por isso, combinam bastante com a gargantilha. Ao colocarmos uma peça minimalista no pescoço, o brinco diferente fica livre para brilhar. Aproveite para esbanjar peças maiores de penas, pedras ou fibras naturais.
Gargantilha com cabelo preso
Aqui vai uma dica preciosa para quem quer destacar a sua gargantilha: faça um coque ou uma trança estilosa. Assim, o pescoço fica mais à mostra, e o acessório passa a ser o centro do visual. Um colar com pingente é ainda melhor para evidenciar o pescoço e o colo.
Outros tipos de gargantilha feminina
Quer alternar as combinações cada vez mais com a gargantilha feminina? Tudo depende do tipo de acessório que você adquirir. A boa notícia é que existem dezenas de estilos e modelos distintos desse acessório para o pescoço, como:
- Gargantilha de brilhantes: é uma peça atemporal e muito sofisticada. Ideal para usar à noite ou em festas de gala.
- Gargantilha colorida: item descontraído que, geralmente, orna bem com fibras e pedras naturais. É uma sensação em qualquer loja de semijoia artesanal.
- Minimalista: pode ser somente uma faixa de cetim ou corrente delicada sem pingente. A finalidade é trazer um pequeno detalhe ao visual, sem desviar a atenção de outros itens.
- Corrente com maxipingente: essa gargantilha recebe uma pedra grande e lindíssima no centro, que diz para todos: “Estou aqui!”. É ótima para inovar e criar algo com o seu estilo único.
- Statement piece, correspondente a peça de instrução ou de destaque: esses adereços ganharam o coração do público, por meio das blogueiras americanas. Esses colares curtos devem refletir a personalidade de quem os usa. Por isso, variam em formatos, tamanhos, cores e texturas e, normalmente, são verdadeiros chamarizes.
Onde utilizar a gargantilha?
Não existe uma situação única para usar uma gargantilha, mas tudo depende do tipo de peça que você selecionar. Os modelos mais clássicos, como os de pérolas, com certeza, devem estar presentes em looks formais. No entanto, esses colares raramente se encaixam em uma combinação para o dia a dia ou um café à tarde, por exemplo.
O mesmo vale para um colarzinho colorido de contas, que possui um ar mais leve e informal. Mesmo com uma camisa social, ele continuará com o seu tom de passeio de sábado à tarde.
O indicado é combinar os estilos de peças de acordo com a ocasião. Há gargantilhas para todas as mulheres e para todos os momentos. Escolha as suas preferidas para montar uma coleção e tenha colares para todos os dias.
Cuidados ao adicionar a gargantilha feminina no look
Pronta para arrasar com o combo de gargantilha feminina? Trouxemos mais alguns cuidados que ajudarão a deixar o visual mais interessante:
- Evite colocar um colar escuro sobre outra peça de vestuário de tom semelhante. Nesse caso, um colar de prata ou pérolas chama mais a atenção.
- Cautela com o tamanho da peça, uma gargantilha de tamanho errado pode apertar o pescoço e até deixar marcas. Sempre prove e preze pelo conforto antes de sair de casa.
- Use e abuse de mix de colares, é possível, inclusive, combinar gargantilhas de diversos tamanhos.
- Os dourados e os prateados ficam excelentes à noite, mesmo que a sua peça pareça minimalista, você perceberá um brilho especial sob a luz noturna. Desfrute desse artifício e destaque ainda mais a região do pescoço e do colo.
Agora que você já conheceu bastante sobre esses acessórios, basta experimentar a infinidade de possibilidades, para alcançar o efeito desejado em cada ocasião.